Menu

Compartilhe

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 08/01/2002 12:09:53


Sempre que for negativo, guarde com você.
Sempre que for positivo, compartilhe. Comumente as pessoas compartilham as suas negatividades; elas não compartilham as suas positividades. A humanidade é simplesmente estúpida. Quando as pessoas estão felizes, elas não compartilham, são muito miseráveis.

Quando estão infelizes, elas são muito, muito esbanjadoras, então elas estão prontas para compartilhar.
Quando as pessoas sorriem, elas sorriem muito economicamente - um meio sorriso. Mas quando estão com raiva ficam visivelmente furiosas.

O terceiro passo é compartilhar a positividade. Isso fará seu amor fluir como um rio que brota do seu coração. Seu dilema do coração começará a se mover quando você compartilhar. Eu ouvi algo muito estranho de Jorge Luís Borges. Ouçam isto:
Dê aquilo que é sagrado para os cães,
Jogue pérolas aos porcos,
Pois o que importa é dar.

Você já deve ter ouvido o contrário: Não jogue água benta nos cães e não jogue pérolas aos porcos, porque eles não entenderão. Borges diz: Dê aquilo que é sagrado para os cães, jogue pérolas aos porcos, pois o que importa é dar.
A coisa real não é o que você esteja dando – pérolas e santidade e amor - nem a quem você esteja dando; isso não importa. O que importa é que você está dando. Quando tiver, dê.

Gurdjeff costumava dizer: "Tudo o que guardei, perdi; e tudo o que dei, é meu. Tudo o que dei, ainda está comigo, e tudo o que guardei, perdeu-se, sumiu". É verdade: você tem somente aquilo que compartilhou.
Você só tem amor na medida em que você o compartilhou. O amor não é uma propriedade a ser guardada, ele é uma radiância, uma fragrância a ser compartilhada. Quanto mais você compartilha, mais você tem; quanto menos você compartilha, menos você tem. Quanto mais você compartilhar, mais estará brotando do âmago do seu ser; é infinito, mais estará jorrando.

Tire água de um poço, e mais água, mais água fresca vai brotando do poço. Não tire a água, feche o poço, torne-se um avarento, e as nascentes não funcionarão mais. Em pouco tempo, as nascentes se tornarão mortas, bloqueadas, e a água que está no poço morrerá, se tornará salobra, suja. A água que flui é fresca...o amor que flui é fresco.
Assim, o terceiro passo em direção ao amor é este: compartilhe suas positividades, compartilhe sua vida, compartilhe tudo que você tem. Qualquer coisa bela que esteja em você, compartilhe, não guarde.

Sua sabedoria, compartilhe; sua prece, seu amor, sua felicidade, seu deleite, compartilhe. Sim se você não encontrar ninguém, compartilhe com os cães, mas compartilhe. Quando tiver pérolas ,jogue-as. O que importa é dar.
Toda acumulação é venenosa. Se você compartilhar, seu organismo ficará livre de venenos. E quando você der não se importe se há resposta ou não. Nem mesmo espere um "obrigado". Sinta-se grato à pessoa que permitiu que você compartilhasse alguma coisa com ela. Não o contrário. Não espere a resposta, dizendo a si mesmo, lá no fundo, que ela deveria se sentir agradecida porque você compartilhou algo com ela.

Sinta-se, você, agradecido porque ela esteve disponível para ouvi-lo, para compartilhar alguma energia com você... porque ela esteve disponível para ouvir sua canção...porque ela esteve disponível para ver a sua dança...porque, quando você foi lhe dar, ela não recusou - ela poderia ter recusado.
COMPARTILHAR É UMA DAS VIRTUDES MAIS ESPIRITUAIS, UMA DAS MAIORES VIRTUDES ESPIRITUAIS.
(...)

Fernando A Oliveira (Anand Apurva)


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa