Menu

Dicas para o Amor

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 09/06/2003 17:01:13


Você está só, e como milhões de outras pessoas no mundo, morrendo de vontade de encontrar alguém para dividir sua vida, alguém para amar e que lhe ame.

Ou já várias vezes encontrou quem pensava ser a pessoa certa e não deu certo DE NOVO. Será que não está fazendo algo errado e pior, repetindo o erro?

As coisas não acontecem por acaso, todos sabemos disso. Então é necessário em primeiro lugar, que VOCÊ se conheça muito bem, que saiba exatamente o que quer e o que não quer numa pessoa. Não é idealizar, não confunda. Se começar idealizando, (coisa que já fez antes e viu que não funciona), vai sofrer novamente, porque o ser ideal não existe. Saiba algo que vai lhe deixar estarrecido (ou estarrecida): VOCÊ NÃO É O IDEAL de ninguém. Simplesmente porque o "ser ideal" não existe.

Porque o outro deixa a toalha pendurada de um jeito diferente do seu (e isso lhe irrita), ou porque o outro tem um pouquinho de barriga (e isso não lhe dá tesão), ou porque você não gosta da provável futura sogra, ou porque o outro ronca ou palita os dentes, ou, ou, ou: tem mil razões para não acharmos que o outro não é exatamente o que sonhávamos.
Mas temos que convencer-nos que ninguém é perfeito, nem nós, embora isso muito nos magoe ou surpreenda. É, você não sabia que ainda tem muita gente que se acha perfeita? E que se surpreende quando descobre que os demais não a acham perfeita? Existe sim. E estes também sofrem demais, principalmente de solidão. Mas se negam a mudar ou simplesmente a tentar melhorar, e isso sim é burrice.

Não pretendo aqui ensinar ninguém a amar, não sou tão pretensiosa. Apenas tenho o que se chama experiência de vida e estou a fim de dividir isso com você. E se você está lendo estas páginas é porque está a fim de saber o que tenho para dizer, é só mais uma opinião, ora. Que pode ser boa ou não para você. Porque já vivi muito, já amei muito, amei bem, amei errado, deixei de amar e me apaixonei novamente: já me contaram milhões de histórias e aprendi um pouco mais com cada uma delas e viajei bastante, o que me permitiu conhecer diferentes culturas e diferentes formas de amar, só por isso.

Conheço poucas pessoas que conheceram seus cônjuges em bares ou na noite: definitivamente não creio que sejam os lugares ideais para encontrar alguém com firmeza. Até pode acontecer, mas é raro. Quer saber das minhas dicas? Então continue lendo.

Estabeleça estratégias!
Do que pode ou não gostar e suportar de negativo na outra pessoa. Essa é a primeira regra. Não esquecendo que TOLERÂNCIA é fundamental, até porque nós também precisamos que sejam tolerantes conosco.

Casado? Casada?
Se o que você quer é casar mesmo, morar junto e apostar numa relação, escolha alguém livre. Não espere que essa pessoa MARAVILHOSA (mas casada), que você conheceu vá jogar tudo para o alto para ficar com você de uma hora para a outra. Isso acontece poucas vezes e vai lhe dar um trabalho muito grande. Deixa mágoas nas pessoas, o ex ou a ex, muito provavelmente vai infernizar a sua vida, os filhos vão lhe torcer a cara, comparar você com o (ou a) "abandonada(o)", e você vai precisar de muita garra, força e coragem para não desistir no meio do caminho. A batalha é árdua. Mas se você enveredou por esse caminho, já está nele, e não quer desistir, vá à luta com paciência, muita paciência e sem deixar que abatam sua auto-estima ou sua reputação. Se você é homem, será o "mau caráter, galinha metido a garanhão e que mais cedo ou mais tarde vai provar que não vale nada". Se você é mulher, vai ser chamada de vagabunda que destruiu aquele "lar perfeito", que fez batuque para conseguir o que queria, e que mais cedo ou mais tarde vai provar que não vale nada mesmo. Em ambos os casos, mesmo que a tal pessoa casada saia do casamento com a roupa do corpo isso não vai importar: vão dizer que você faz esse monte de atos mesquinhos só por dinheiro. Pode crer, a justificativa principal é essa, afinal.

Agora, se você conheceu uma pessoa casada, se apaixonou e não pretende desistir dela porque acha que vale muito a pena, que é sua alma gêmea, lute pelo seu amor. Com honestidade mas com tudo o que lhe for de direito. Seja apresentado(a) como meu marido, minha mulher, seja participante em todos os eventos sociais onde outras pessoas levam suas caras metades e se for de seu interesse, diga que quer CASAR. A outra parte que se divorcie logo, que faça isso de livre, rápida e espontânea vontade porque você precisa provas de que o sacrifício no qual você entrou vai valer a pena e deixar íntegra sua coragem, autoconfiança e vontade de amar. De dar tudo por esse amor. Conheça os amigos, a família, o bairro de infância, o colégio onde estudou, enfim, saiba como é a história de vida dessa pessoa. Saiba as cirurgias que fez: se nasceu de parto natural: se mamou: se gosta da família que tem. Se tiver filhos, analise se é bom pai ou mãe; que lugares dos que já conheceu gostou e para onde não voltaria. O quê? Não lhe interessa o passado? Ótimo, ótimo. Mas essa pessoa tem uma história e você deve conhecê-la pois só assim vai poder - e deve - partilhá-la.

Conheça os filhos que tem, e espero que goste deles. Conheceu e não gosta? Péssimo começo! Mas se quer ir em frente mesmo assim, JAMAIS mostre, diga ou faça nada que demonstre isso porque vai magoar quem você ama. Tente gostar, faça força se for preciso: esses filhos tem coisas positivas e se você for inteligente e usar sua percepção, vai encontrá-las, por mais que os rebentos tentem esconder isso de você. Tenha jogo de cintura, afinal você tem mais idade, mais experiência, e mais obrigação de não implicar. Ceda espaço e tempo para que seu marido (ou mulher) possa ficar só com seus filhos, você não tem que estar sempre no meio, eles tem seus assuntos. Vá ao cinema, saia com sua turma ou vá caminhar na praça. E não esqueça de deixar coisas gostosas para eles em sua casa: esse mimo você está fazendo (também) em quem você ama. Já conhece os filhos, gosta deles e eles gostam de você? MARAVILHA! Ganhou na loto! Mantenha essa relação de amizade e respeito. Deixe-lhes espaço mesmo assim. Mesmo que eles falem mal de seu pai ou sua mãe para você, aconselhe sempre para o bem, nunca seja conivente em fofocas maldosas porque isso é traiçoeiro, mesquinho, não fica bem, e porque filhos fazem isso para testar e para entrar no jogo de quem ganha mais com quem.
Um último lembrete: na presença deles você não precisa ficar de beijinhos e abraços só para provar que são felizes.

SOGRA
Quase tudo o que vale para filhos vale para sogra. Provavelmente ela tem seu lado bem legal. Se não tiver, respeite-a mesmo assim. Respeito é bonito sempre, com qualquer pessoa em qualquer situação. Tenha educação e gestos atenciosos mesmo que estes não sejam reconhecidos. Lembre das datas que para ela são importantes, e nunca esqueça o aniversário da mesma. Compre algo que tenha certeza que ela vai gostar, não caia no lugar comum de dar "uma coisinha qualquer porque ela não gosta de nada mesmo"... Novamente você vai estar fazendo um carinho (principalmente) em quem você ama.

Não precisam viver uma se metendo na casa da outra, a não ser que queiram, mesmo que morem no mesmo terreno. Morar juntas? Nem pensar! É preferível cada um na sua casa, a não ser que as duas se a-do-rem, que sejam muito amigas e que cada uma saiba respeitar muito (mas muito mesmo) o espaço da outra. O mesmo vale para sogro, cunhado, marido da cunhada, melhor amigo, vizinho, etc.

BANHEIRO
É o lugar onde muitos amores correm o risco de terminar.
Conheço muito bem um casal que faz tudo juntos no banheiro (tudo mesmo!) mas pessoalmente acho que é o lugar de maior privacidade no mundo. Entrou: feche a porta com chave e abra a torneira para que lá de fora não se possa ouvir nada. Saia de lá sem deixar rastros. Sabonete limpinho, pia seca e limpa (sem um fio de cabelo)! A toalha em seu devido lugar, arrumadinha. Com as mãos bem secas (é horrível quando a pessoa sai de lá esfregando as mãos na roupa para terminar de secar), e o cabelo penteado como se saísse da estética agora mesmo. Isso é educação, é sedução, é deixar um certo respeito e mistério no ar. O outro não precisa saber que você, um ser tão espetacular, faz xixi, defeca e dá pum como qualquer reles mortal. Sempre tenha esses pequenos cuidados, mesmo depois de 30 anos de casados. Mistério sempre é interessante.

Lavou a calcinha ou a cueca? Pelo amor de Deus não pretenderá deixar essa peça pendurada na cortina, não é?! Leve consigo a roupa suja e coloque no lugar adequado, que certamente não é o chão do banheiro: ou espera que o outro venha pisar ou juntar isso para você?

A não ser que vocês gostem de dar a mão um para o outro em TODAS as situações. Se for assim, usufruam o banheiro juntos e sejam felizes.

MESA
Isto está começando a parecer um manual de boas maneiras, que horror, não é essa a minha intenção. Mas ter os modos parecidos com o outro vai determinar se podem conviver ou não. O primeiro jantar juntos vai lhe mostrar coisas que você gosta na pessoa, ou não. Uma vez saí com um homem e este chamou o garçom assobiando! Foi a primeira e a última saída. Se os dois gostam de usar palitos, tudo bem. Mas se um dos dois não suporta esse hábito a coisa fica complicada. Por isso acho que nunca está demais observar os modos

Se você não gostar do jeito que essa pessoa se comporta à mesa, provavelmente essa relação está fadada ao fracasso. A não ser que o convença a freqüentar um curso de boas maneiras, mas ai já não estaria tentando mudar o outro? Dependendo da idade, certos hábitos (certos ou errados), já estão de tal forma enraizados que não temos mais vontade de mudá-los.

NAMORO
Quando estamos na fase da paquera nos preparamos física e emocionalmente para o encontro. Cheirosos, bonitos e cheios de coisas para dizer um ao outro: porque só durante o namoro?

Acho triste quando vou à um restaurante, e vejo um casal sentado, cada um olhando para um lado, sem nada para dizer um ao outro com "aquela" cara de tédio. Vai sair com seu par, PREPARE-SE! Se já colocaram os assuntos em dia porque conversam todos os dias, (que bom), leia um jornal diferente, ouça uma conversa no trabalho para que possa contar durante o jantar. Leve assunto, não fique esperando e pensando que só o outro tem obrigação de avivar a relação de vocês. Se não tem nenhum assunto interessante, invente...

INVENTE
Fale do seu colega de trabalho que vai passar uma semana em Búzios, de uma peça de teatro que ouviu falar, de quem ganhou a mega sena, sei lá: só não fique esperando... (silêncio). Lembre que o outro também pode estar esperando e é bom que alguém comece, senão vão morrer os dois na praia. Na mesma praia. E por favor, use e abuse do bom humor. Ninguém sai para jantar para ficar se lamuriando, dê (e dê-se), uma pausa e fale de coisas divertidas.

Se moram juntos, não fiquem se arrumando juntos: namorados não fazem isso. Que tal um se arrumar primeiro enquanto o outro vai à estética ou leva o au-au para passear? Aí volta e é aquela surpresa boa, um já está todo gostoso e vai ver televisão enquanto o outro se arruma de porta fechada. E depois os dois lindos saem para se divertir, se admirando mutuamente. Nada mais sem graça que ir vendo a montagem, já sabe como vai ficar no final e perde toda a graça.

Conheço uma mulher que depila as pernas na frente do namorado (e ele vendo), faz as unhas do pé (e ele vendo), se maquia enrolada na toalha ainda com a escova pendurada no cabelo (e ele vendo) e depois olha para ele na hora de sair e diz: "não vais dizer como estou bonita"? Sem comentários! Máscara verde na cara quando o par está em casa é motivo de separação imediata.

O homem também tem obrigação de cuidar da pele, passar um creminho nas costas, fazer as unhas, variar na combinação de roupa, enfim: surpreender. Não é só o homem que gosta disso, mulher também é chegada numa cueca sexy, num cheiro diferente e num sapato bem cuidado.

Passar o Domingo de roupa de cama se atirando no sofá pode ser relaxante e tem direito de fazer isso, mas em algum momento, seduza. Vá colocar uma roupinha mais ajeitadinha para comer.

OLHADAS e COMENTÁRIOS
Se estiver só por aí e está a fim de olhar pro lado, fique à vontade. Mas pelo AMOR DE DEUS, se estiver em companhia de alguém, fique cego para qualquer outra pessoa. Isso é respeito e boa educação. Não menospreze nem humilhe a pessoa que está ao seu lado elogiando, ou simplesmente olhando de alto a baixo alguém que passou: por mais que seja Brad Pitt ou Gisele Bündchen.

Comentar nem pensar! Isso é pior ainda! Magoa muito e deixa a pessoa insegura: se na sua frente faz isso, como será quando está a sós?

ELOGIOS
Elogie. Elogie. Elogie. Se você está com alguém, é porque essa pessoa tem méritos. Ou cozinha bem, ou caminha bonito, tem belas pernas, ou trabalha pra caramba com honestidade, ou sabe contar piadas, ou transa como nem Eros poderia imaginar. Enfim, tem virtudes e méritos incontestáveis porque senão você não estaria ai ao lado, certo? Ninguém está lhe amarrando.

PASSADO
Não importa com quantas pessoas você já dormiu antes: se é, ou se acha ou já lhe disseram que é a melhor do planeta na cama, esqueça. Faça de conta que você nasceu no dia que transaram pela primeira vez.

Se é homem, não fique se gabando de quantas mulheres já conquistou, ou se seu pênis é grande: ela vai estar muito mais interessada em saber se você sabe usá-lo, se é carinhoso e se sabe deixá-la em ponto de bala.

Se é mulher não comente que alguém, depois de dormir com você, levou 3 anos para conseguir aceitar outra mulher em sua cama. Muito menos vá contando que alguém lhe fez sentir orgasmos múltiplos e trifásicos.

Só tem um jeito de a relação dar certo: esquecer o passado amoroso, contar o essencial (porque cada um tem direito de saber se o outro já foi stripper) e jamais falar mal do ou da ex, porque essa pessoa que está ao seu lado hoje, sabe que poderá ser a próxima a sofrer os comentários maldosos. Fale bem de seu ex ou da sua ex, tem coisas boas para dizer dessa pessoa com quem você conviveu X anos, senão não teria ficado lá tanto tempo. E se tudo foi ruim, e você ficou X anos é porque se odeia ou é muito doente.

SEU EX
Se possível, seja amigo ou amiga do ex. Se não for possível, pelo menos respeite ou afaste-se. Se vocês tiveram filhos, vai estar no mínimo dando um bom exemplo para eles, e mostrando como é que se faz. Conte o que tiver que contar e conte as coisas boas também.

CUIDADOS FINAIS
Ligue sem motivo e diga apenas que gostou da couve à mineira de ontem, que teve saudades, enfim, I just called to say I love you. E desligue. Funciona sempre. Acende qualquer paixão amornada e deixa o outro com vontades de lhe fazer mais afagos. Mande flores sem motivos: o efeito é o mesmo. Homens também gostam de receber flores! Só não vá esquecer que estes cuidados todos não devem terminar depois que estiverem morando juntos. Conquistar alguém pode dar trabalho: manter o amor dá muito mais.

Se o outro não está bem, seja solidário, ofereça o ombro ou um chazinho e diga que está à disposição. E fique atento mesmo, mas sem invadir o espaço.
OUÇA. Preste atenção quando o outro fala. Tal como fazia na época do namoro, quando o outro falava do clima e você babava, lembra? Interromper nunca. Se o assunto não está interessante, com delicadeza conduza para outro.

Reserve tempo para vocês e não esqueça de desligar o celular: nada mais chato alguém popular demais ou ocupado o tempo todo. Não há clima que resista a um celular que não pára de tocar. Ou ao barulho eterno da televisão de fundo.
Não seja "mochila", sabe aquela pessoa que abafa e sufoca de tanto mimo? Pois é, isso também cansa; demais até caviar enjoa.

Aparecer sem ligar antes? Só se for na sua casa ou se está testando o outro. Mas essa é uma forma pouco elegante de dar o flagra, não acha? Postura é algo que não se perde nunca.

Se o namoro já começou e vai indo bem, vá apresentando sua turma, sua família e seus colegas de trabalho. E vá deixando claro que existem algumas atividades que você faz com um grupo, (tipo jogar boliche na 3ª-feira) e que esse tempo é sagrado e que você não vai abrir mão de seu espaço, assim como vai respeitar o espaço do outro. No dia seguinte vão ter mais coisas para contar um ao outro, além de dar-se um tempo para que a saudade ressurja.

Sentir (e/ou demonstrar) ciúmes é falta de auto-segurança e confiança no outro. Se sabe que o outro lhe trai (ou seria capaz de fazê-lo), tome providências e acabe essa relação que lhe faz mal. Se não tem motivos para duvidar, não crie motivos para que isso aconteça: nada mais revoltante que gente controladora e desconfiada.

Thânia N. Cavalheiro
Consultora em Numerologia
(51) 33412770 Porto Alegre - RS
[email protected]
Visite: www.thaniancavalheiro.com.br



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa