Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 

Especial do Yoga

Especial do Yoga
Publicado dia 13/05/2003 11:36:45 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Surgido na Índia há cerca de 5.000 anos, o Yoga, é uma das mais antigas filosofias de que se tem registro. Embora seja tão antiga, só há pouco tempo o Ocidente passou a mergulhar mais a fundo nas fontes do conhecimento e tradição dessa prática.

Talvez o Yoga seja a prática que mais se aproxima do termo "holístico", tão em moda e, às vezes, tão erroneamente usado. O objetivo por trás das posturas é preparar você para uma verdadeira jornada de resgate à sua mais profunda essência.

A própria definição da palavra já revela: Yoga vem do sânscrito e significa união. Tanto entre corpo-mente-espírito, como entre a pessoa e o Divino. Segundo a definição do professor Hermógenes, um dos precursores do Yoga no Brasil e autor de vários livros, "Yoga é a recuperação da natureza divina do homem, muitas vezes perdida pelo dia-a-dia, a rotina e as preocupações com a sobrevivência". Ainda, segundo ele, "muitas vezes nos confundimos com a aparência e com aquilo que gostaríamos de ser. O Yoga nada mais é do que um exercício diário de práticas e filosofias para tentar descortinar a ignorância e abrir o acesso para nosso infinito poder. Porque enquanto a verdade liberta, a ignorância produz aflições e servidão".

Não pode se falar em Yoga sem citar Patânjali autor de Yoga Sutra, obra de referência para os yoguis. Nesse clássico do Yoga, escrito entre os séculos IV a.C. e VI d.C., Patânjali classificou e registrou os cinco principais estilos de Yoga:
- Raja Yoga (Yoga da paz espiritual),
- Jnana Yoga (Yoga do caminho filosófico),
- Karma Yoga (Yoga da ação),
- Bhakti Yoga (Yoga da renúncia) e
- Hatha Yoga (Yoga do corpo físico).

por Adília Belotti

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Obrigado por votar
starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Sobre o autor
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa