Menu

Feng Shui sem Mistérios

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 03/09/2004 17:43:07


O início desta arte remonta há mais de 3.000 anos, quando os camponeses chineses cultivavam uma forma mais auspiciosa de cuidar da vida, pois "Feng Shui" significa vento e água. Para eles, a vida fluía de acordo com as vontades da natureza, que não podiam ser modificadas, pois a energia emanada dela não deveria ter bloqueios, assim como o vento e a água.
Eles analisaram como que a geografia de certas regiões era mais próspera que a de outras que tinham recebido os mesmos benefícios da natureza. Sendo assim, identificaram os relevos e as formas relacionando-as a animais, que para eles eram sagrados, a partir do ponto de vista da pessoa que está no centro:

A Tartaruga Negra: pela sua casca dura e forte representa a segurança e a proteção da casa, posicionando-se na parte de trás;

O Tigre Branco: por ser um animal de força, de ataque e defesa, sempre à espreita, posiciona-se à sua direita, como um guarda a protegê-la, em lugares e objetos baixos e pesados;

O Dragão Vermelho: animal vinculado à inteligência, estabilidade e sabedoria, posiciona-se à sua esquerda, em lugares e objetos altos;

A Fênix: ave mitológica que renasce das cinzas, voa alto representando a nossa visão, posicionando-se à frente;

A Cobra: animal que representa o estado de alerta e a ação, sendo protegida pelos quatro animais à sua volta, dirige-os como um general. É ela que estabelece as atitudes a serem tomadas, é a pessoa no centro, você.

Definindo-se estes animais junto à área em que a casa está situada, verifica-se onde o Sol nasce, pois este tem um poder benéfico sobre tudo o que existe. Levando-se em conta esta situação, temos de nos beneficiar das forças da natureza e estar sempre de acordo com elas. Em certos casos, na impossibilidade de se fazerem certas mudanças, os chineses se utilizavam de alguns artifícios para se beneficiar desta energia, o CHI, que está presente em tudo o que conhecemos, devendo sempre fluir de modo suave e percorrer todos os lados. De um modo geral, verificando-se empecilhos dentro de suas casas, tomavam alguns cuidados especiais:

A Limpeza: porque tudo na natureza é "limpo" e "saudável";

A Ordem: porque tudo na natureza tem a sua ordem na existência e uma função definida;

A Organização: porque tudo na natureza é organizado por espécie;

O Desapego: porque na natureza há a aceitação de todas as ocorrências, menos a interferência do ser humano;

A Simplicidade: porque, por mais complexa que nos pareça, a natureza tem a simplicidade de existir sem necessidade de explicação.

Os chineses verificaram que, respeitando-se estas noções básicas, as coisas corriam de forma auspiciosa e feliz, coexistindo e cooperando com o fluxo da vida e da natureza. Seus plantios utilizavam terras férteis e suas colheitas eram fartas e saudáveis.
Ao migrar do campo para a cidade, o Feng Shui sofreu modificações em seu uso, pois na cidade não havia as conotações de relevos campestres, surgindo então dúvidas quanto à identificação dos animais sagrados e de como obter uma relação direta com a natureza. As transformações foram sendo feitas por associações e analogias simples, mas mantendo-se a origem da arte. Em relação aos animais sagrados, utilizaram-se os móveis e as construções da própria residência e as que a circundavam, interna e externamente. Quanto às energias da natureza, usaram-se artifícios para trazê-las para dentro das residências. Mas havia um outro tipo de energia, a maléfica - ou telúrica - que era curada com rituais de limpeza.
E assim começou a transformação do Feng Shui para aquele estagio que conhecemos atualmente, mais simples de ser compreendido.

Assim tivemos uma pequena apresentação do Feng Shui Sem Mistérios, aguardem novos textos...

Elleine Christyne - Consultora de Feng Shui
[email protected]


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa