Menu

Leituras de Metrô e as mulheres de 50 anos

por Adília Belotti em Autoconhecimento
Atualizado em 21/02/2008 18:37:10


Adoro tablóides, aqueles jornais pequenininhos, que cabem na mão e combinam com trens, metrôs, aviões, andanças em geral.

E no Metrô News, que eu pego amanhecendo nos sinais (Semáforos? Faróis?) de São Paulo, leio: "Mulher de 50 não tem vergonha da idade"... Então essa não é uma excelente notícia?

Uma pesquisa feita com 1450 mulheres dos Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Itália, Alemanha, França, Japão e Brasil, coordenada por duas professoras da London School e pelo Longevity Center dos EUA, revelou que 93% das mulheres entre 50 e 64 anos acham que está na hora de as pessoas largarem algumas visões bem estereotipadas das mulheres de meia-idade e abrirem os olhos para uma nova realidade: as mulheres desta faixa etária têm é muito orgulho da sua idade.

Para elas, a mídia ainda está presa a um conceito envelhecido de mulher: "não curtem sexo", "não fazem nada da vida", "não se importam com a aparência física", "não flertam"... nada disso é mais verdade! Até mesmo a idéia de que mulher não gosta de revelar a idéia está sendo repensada por esta leva de novas mulheres: 94% não se importam nada de compartilhar a idade.

Lembro das últimas linhas do livro lindo de Clarisa Pinkola Estés, A Ciranda das Mulheres Sábias, publicado pela editora Rocco:

Apesar dos nossos apegos atuais,
nossas mágoas, dores,
choques, realizações, perdas, ganhos, alegrias,
o local que almejamos é aquela terra psíquica habitada pelos velhos,
aquele lugar onde os humanos ainda são tão perigosos quanto divinos,
onde os animais ainda dançam,
onde o que é derrubado cresce de novo,
e onde os ramos das árvores mais velhas florescem por mais tempo.
A mulher oculta que preserva o estopim dourado conhece esse lugar.
Ela conhece.
E você também.

Hoje à noite, vou acender uma vela, abrir uma garrafa de vinho e fazer um brinde a essas "novas mulheres" e uma oração para que todas nós possamos envelhecer assim, com graça e beleza...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa