Home > Autoconhecimento

Meditação on-line para você aquietar a alma

por Adília Belotti

Meditação on-line para você aquietar a alma

Ando cercada de post-its. Eu até achava os papeizinhos amarelos fofos no início, mas suspeito que eles estejam se multiplicando à noite, enquanto durmo. E receio saltar da cama um belo dia e afundar até os joelhos num chão amarelo de lembretes...

Também estou desenvolvendo uma mania de perseguição em relação aos alarmes de modo geral... Você já reparou quantas coisas à sua volta apitam? O celular apita, o bip apita, o computador apita, meu relógio apita... até meu fogão novo apita! E tanto faz se é um apito, um hit super ultra cool ou um trecho da 9ª de Beethoven, o objetivo escancarado de tanta parafernália é fazer caber a cada dia mais e mais coisas naquelas 24 horas que são o meu dia!
E haja fôlego para correr tanto... Você liga o piloto automático e deixa o dia voar. Afinal, é lá na ponta que estão seus sonhos, suas metas, seus objetivos... Mas às vezes... quantas vezes... a gente bem que trocaria tudo isso por 5 minutos de... PAZ!

Este tempo de paz seria diferente para cada uma de nós, é claro. Você pode sonhar com as próximas férias, ouvindo o barulho do mar ou o silêncio das altas montanhas. E pode trazer o sonho para sua caminhada, logo de manhã. Pode aquietar a mente tirando vinte minutos do dia para meditar, orar numa igreja vazia ou andar sozinha pela rua num dia de chuva... Ou mergulhar no seu silêncio interno naquele fiapo de instante antes de dormir, quando o sono e a vigília se embaralham e você repousa afinal no colo da Grande Mãe...
Fundamental é abrir a fórceps este tempo na sua agenda porque, minha amiga, os cientistas avisam que aquietar a mente é tão importante para o cérebro quanto o sono é para o corpo...

E mesmo que você esteja olhando para sua to do list e se perguntando: como é que eu faço para encontrar esta calma com tanta coisa para fazer, acredite: criar este espaço de quietude não é tão difícil assim. Bastam alguns minutos, um bocado de imaginação e, eventualmente, um computador!
Navegue por estas idéias e escolha a que funcionar melhor para você:

Visualização para criar uma mente tranqüila
Em seu livro Healing Visualizations, o médico Gerald Epstein ensina um exercício fácil e poderoso para fazer sua mente silenciar em poucos minutos. Feche os olhos. Inspire e expire profundamente três vezes. Imagine-se numa praia, sob um céu perfeitamente azul. Use sua imaginação para criar uma grande pedra feita de todas as suas preocupações, turbulências e ansiedades. Agora, imagine que o mar e o vento vão desmanchando a pedra, devagar, até não sobrar mais nada dela. Quando a pedra tiver desaparecido, imagine que sua mente está tão clara e azul como o céu. Volte sua atenção para a respiração e abra os olhos...

Crie um espaço de quietude à sua volta com música
“A música que tem um tempo ligeiramente mais devagar que o ritmo dos batimentos cardíacos faz seu coração bater mais devagar, o que provoca uma sensação imediata de relaxamento”, ensina a músico-terapeuta americana, Janalea Hoffman. Como o coração humano bate em média 60 a 68 vezes por minuto, o tempo das músicas de Janalea varia entre 50 e 60 batidas por minuto.
Você pode ouvir as músicas no site Rhythmic Medicine

Um outro músico que também trabalha com o poder curativo e calmante dos sons é Steven Halpern. Tenho alguns CDs dele, como Inner Peace e Enhance Intimacy. São meus absolutos favoritos!
No site Inner Peace você consegue ouvir alguns trechos...

Brinque com as mandalas online
Mandalas são símbolos religiosos ancestrais. A palavra vem do sânscrito e significa círculo, conexão. Contemplar mandalas é um dos exercícios espirituais mais ricos, mais fascinantes. C.G.Jung, por exemplo, descreve assim sua descoberta das mandalas:
"...Aos poucos, descobri o que a mandala realmente é: formação, transformação, criação sem fim da Mente Eterna. E é isso o Self, a inteireza da personalidade”, o centro para onde tudo converge. É lá, naquele centro, que devemos buscar nossa harmonia, nosso silêncio.
Escolhi dois sites para você apreciar as mandalas (são em inglês, viu?)

Mandalas belíssimas para você usar como papel de parede e contemplar na tela do seu computador

Uma mandala que simboliza a Terra, nosso planeta, nossa Gaia... linda! A idéia aqui é você contemplar a imagem refletindo sobre a importância de curar nossa casa coletiva.

Aqui você treina sua concentração...

No site desta igreja episcopal de São Francisco, nos EUA, um labirinto para você brincar e esquecer da correria por alguns minutos ao menos...

Meditação on-line
É possível, você sabe. A Web é cheia de fios que vão tecendo surpresas. Existem vários sites que oferecem ferramentas para meditação. É só acessar e parar durante alguns minutos. Não é mágica, mas, com certeza, você vai retomar suas tarefas com a alma um pouquinho mais apaziguada.

Em português, você encontra inspiração para seu momento de quietude no site Somos Todos Um

No site americano Beliefnet (para mim, um dos mais incríveis sites sobre espiritualidade!) você pode escolher entre várias. Esta aqui é Moment of Calm... E neste link os editores da Beliefnet reuniram práticas meditativas das várias religiões. Dá para ouvir os mantras, as instruções de um mestre budista, uma meditação sobre a Cabala... aproveite este momento, sem pressa...

Uma meditação conduzida para aliviar o stress. Interessante, mas senti falta das imagens.
Mergulhe no universo antigo dos druidas e entre em harmonia com as forças da Terra.
Escolha a imagem que mais combina com seu estado de espírito e deixe a imaginação fazer você viajar...


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Email: adiliabelotti@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 09/09/2005 12:15:47

Veja também
Quais são as dúvidas mais frequentes sobre os signos astrológicos?
Ultrapassar Limites x Impor Limites
Você acredita no amor ideal?
Terra à vista
Assuma seus erros, seja o protagonista
Por que os cães vivem pouco tempo aqui na Terra?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 24 de junho de 2019

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





Siga-nos:   Facebook   Twitter   Instagram   Youtube
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - Mapa do Site | Política de Privacidade
Site Parceiro do UOL Universa