auravide auravide

Meditar: dá para praticar até andando

por Adília Belotti
Meditar: dá para praticar até andando
Publicado dia 01/07/2005 13:19:59 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Mesmo sem querer, a gente associa meditação com silêncios de monastérios ou com o cântico ritmado dos mantras. Nada disso. Os cientistas estão descobrindo que meditar faz bem para a alma, mas é importantíssimo para o corpo. Montanhas de estudos têm surgido para comprovar isso. É o caso, por exemplo, dos cientistas reunidos por uma editora de revistas americana, no livro (Aumente seu poder mental) Boost your brain power(*) Veja só o que eles dizem: "A tranqüilidade é para o cérebro o que o sono é para o corpo, isto é: fundamental". Mais adiante, citam estudos para confirmar que essa "zona de tranqüilidade" é alcançada a cada vez que silenciamos a mente através da meditação. Alguns poucos minutos nela, todos os dias, fazem seu cérebro florescer, sua memória melhorar e podem até mudar seu jeito de ver o mundo.

É claro que esse estado de quietude e serenidade você consegue também contemplando as estrelas ou deixando-se ficar horas no silêncio fresco das velhas igrejas. A vantagem da meditação é que você pode praticar em qualquer lugar e em qualquer circunstância, até andando.

Uma amiga me emprestou um livrinho do mestre zen Thich Nhat Hanh, chamado Meditação andando, guia para a paz interior. Nele, o mestre ensina a gente a recuperar o momento presente, em vez de deixar a mente perdida entre as memórias do passado ou as fantasias com o futuro. Estar consciente do valor desse instante único e frágil é o segredo dos disciplinadíssimos monges do budismo zen. Não importa onde ou o que você está fazendo. Prestar atenção no momento é como abrir cortinas em uma sala escura: faz toda diferença.

"Para alcançar a paz, comece a andar em paz. Tudo depende de seus passos", diz o monge (você sabia que ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King em pessoa?)

Entre as (muitas) dicas sábias do livro, aqui vão algumas para você se entusiasmar, como eu me entusiasmei:
Comece a andar com um sorriso nos lábios. Um sorriso leve de alegria e gratidão, um sorriso de Buda;
Não coloque nenhum objetivo na caminhada, caminhe apenas;
Procure estar todo o tempo consciente de sua respiração. Inspire e expire, sentindo o ar entrar e sair dos seus pulmões.
Conte os passos para cada inspiração e para cada expiração. Mas não tente controlar nada, apenas perceba seu andar em harmonia com sua respiração.
Você pode praticar seu andar consciente até no caminho que vai da sua mesa até a máquina de café.
Lembre-se sempre das palavras do mestre: "Nosso verdadeiro lar é o momento, o presente".
"Eu cheguei.
Tenho aqui
No agora
O meu lar.
Sou firme.
Sou livre.
Minha casa é no Absoluto".

Thich Nhat Hanh

UM ESPAÇO PARA ABRIR A ALMA:
TROQUE IDÉIAS, OPINIÕES E VIVÊNCIAS AQUI NO NOSSO FÓRUM
Pergunta da semana: Como você faz para trazer para a prática a decisão de ter uma vida mais espiritual, mais rica e mais tranqüila?
Para saber mais sobre meditação em movimento
Meditação andando, guia para a paz interior de Thich Nhat Hanh, Editora Vozes

O poder da meditação, de Michelle e Joel Levey, Editora Nova Gaia (um verdadeiro manual com várias técnicas para meditar)

Site da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, onde você aprende a meditar on line com o monge beneditino amigo do Dalai Lama, don Laurence Freeman

Meditação A moment of calm do site americano Beliefnet


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Qual é a sua ambição?
artigo Porque estamos novamente falando da Era de Aquário?
artigo O Universo num Corpo Humano
artigo A noite escura, de são joão da cruz


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa