Menu

Momentos que fazem uma vida

por Saul Brandalise Jr. em Autoconhecimento
Atualizado em 01/07/2022 21:36:43


Não nos damos conta, na maioria das vezes, de que os nossos momentos vividos são as únicas coisas que realmente nos pertencem.

A emoção, com que vivemos cada um deles, fica para sempre, gravada em nossa mente. É com eles que aprendemos a evoluir. Portanto, a primeira grande verdade, que precisamos estar conscientes, é de que não se vive uma vida no passado e muito menos no futuro. O MOMENTO atual se chama PRESENTE, não por acaso. É um presente...

A segunda grande verdade é que cada MOMENTO é único em nossa essência. A energia não se repete e a forma sempre é, ou será, diferente. Portanto, não se deve perder o MOMENTO achando que ele poderá se repetir...

Cada um deles se compara a um rio. A água não para, sempre caminha e invariavelmente vai se adaptando às dificuldades do leito. Depois que ela passou, segue seu curso e jamais retorna. Nunca teremos a mesma água, nem o mesmo MOMENTO.

Assim a terceira grande verdade é que precisamos ser como a água, nos adaptando a cada circunstância sem, contudo, nos permitirmos ser conduzidos. Se adaptar significa aprender, evoluir e jamais ser conduzido ou guiado. Se adaptar significa exercer nobreza de alma, ou essência, como queira. Se adaptar não significa ser submisso, é ser inteligente.

Portanto, cada MOMENTO é único. O beijo não dado jamais será recuperado. A palavra contida jamais terá a mesma intensidade. O abraço negado jamais será o mesmo.

Isso posto, é fácil de entender que ENERGIA é vida e jamais, que VIDA é energia.


O que as pessoas pensam de nós pode ser o grande "cupim" de nossas mentes e, de nosso avanço na busca de nossos ideais e determinações. Precisamos entender, e evoluir, percebendo o quanto é nefasta esta preocupação de nos "sentirmos mal" sobre o que os outros pensam de nós, e o quanto ela complica as nossas decisões.

Quando formos deste espaço para o outro, só levaremos a experiência vivenciada E EVOLUÍDA. Tudo aquilo que é material e que, às vezes se acha importante, fica. Sou o dono exclusivo de minhas verdades. Portanto, é evidente, que o óbvio para nós pode ser altamente questionado, principalmente por quem só olha para o negativo.

Cada um tem a sua exclusiva verdade. Somos únicos. Tem impressão digital igual a nossa? Não né.
É fácil de entender, desta maneira, que só existe uma riqueza: A INTERIOR. A outra, é pura ilusão e, altamente volátil.


Já passei por várias situações, percorrendo alguns caminhos, e assim vivi vários "desastres" como: Dois naufrágios, três acidentes aéreos, perdas materiais, acidentes de automóvel, sequestro de meus filhos, estando nos EUA no episódio de 11 de setembro, em Berlim no dia da queda do Muro, em Londres no dia da morte da Princesa Diana, Em Cusco, sendo tocado por um Condor.

De tudo isso o que nunca perdi, foi o conhecimento e o consequente aprendizado que armazenei, em cada situação vivida.

E, sabem de onde eles vieram? Dos MOMENTOS que soube viver! Dos MOMENTOS que armazenei experiências de essência e nunca SÓ de vida. Dos MOMENTOS em que o ódio e a raiva estavam distantes, por mais próximos que estivessem.


Dos MOMENTOS em que decidi não me vingar. Dos MOMENTOS que decidi não revidar. Dos MOMENTOS em que agi sem me preocupar com o que os outros pensavam de mim. Dos MOMENTOS, em que a calma e a razão, superaram a emoção. Dos MOMENTOS, também, que a emoção esteve muito acima da razão. Dos MOMENTOS que aprendi que o importante é SER e não TER.
E, finalmente, dos MOMENTOS que efetivamente combinei minhas ações, com o meu aprendizado.

Sim, a minha, a sua vida, são feitas de MOMENTOS que nos testam o conhecimento, na busca de nossa sabedoria e evolução. Nada que acontece conosco é por acaso, ou coincidência. Tudo é retorno da semente dos pensamentos e do produto, as palavras. São eles que semeiam e plantam as nossas futuras conquistas.

Deixemos, portanto, de esperar sentados em uma cadeira, que a vida passe... Você é, como eu sou, a minha, a sua vida. Repito novamente: Não é por um acaso que o momento atual se chama PRESENTE.

Fácil tudo isso? Óbvio que não, mas, é assim que se evolui e caminhamos para nossa jornada. Cada dia um novo aprendizado e controle da boca e de atitudes. Este é o nosso verdadeiro MOMENTO.

Sei que nos veremos. Mais presentes...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 211


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa