Menu

Moral Moderna

por Adília Belotti em Autoconhecimento
Atualizado em 12/07/2007 19:02:26


Moral (s.f.) Etim.: latim. moralis, relativo aos costumes. Conjunto de regras de conduta tidas por universais e incondicionalmente válidas. Doutrina que diz respeito àquilo que o homem deve ser. Relativo ao bem e ao mal. Conjunto de regras de determinada sociedade.
Ética (adj, s.f.) Etim.: grego ethikos, habitual. Que diz respeito à moral ou aos valores morais. Parte da filosofia que trata do bem e do mal, das normas morais, dos juízos de valor e opera uma reflexão sobre esse conjunto. Tem também por objetivo a determinação do fim (objetivo) da vida humana, assim como dos meios para atingi-lo.


Então, você está lá na fila do supermercado, sábado de manhã, reclamando da vida, do governo, dos políticos corruptos. Lotado. Na sua frente, o casal briga com a mocinha do caixa; atrás, o povo resmunga por conta da demora.

Chega sua vez e, confusa, a moça lhe dá o troco errado, a mais. Você dá três passos em direção à saída, e se dá conta do erro.
Alternativa 1: Você volta e devolve o dinheiro;
Alternativa 2: Nem pensar, o dono do supermercado já é rico o bastante;
Alternativa 3: Com preguiça de voltar, você resolve fazer uma boa ação e dá a diferença para o garoto que a ajudou com os pacotes.

E aí? Parece fácil? Mas nem sempre é. Lá em cima, quando o Dicionário de Filosofia que me ajuda com as definições fala de “regras de conduta tidas por universais e incondicionalmente válidas”, me dá um frio na barriga porque no nosso mundo global não sei se sobraram tantos universais assim e duvido que entre a Guerra do Iraque, o Bin Laden, as mães africanas que extirpam o clitóris das filhas, os pedófilos que assombram os países ricos, os meninos brasileiros que matam bebês para se divertir, reste alguma coisa que seja “incondicional”...

Em todo caso, vamos ter que reconstruir isso do início, me parece... afinal, os bebês continuam nascendo e a gente continua tendo que dar respostas para nossos filhos...

Certa vez, entrevistei um teólogo que me falava de “idéias pontífices”, idéias que lançam pontes de entendimento entre as pessoas e que são capazes de atravessar as distâncias e as diferenças que existem entre as criaturas.

Ele me dizia que os valores universais, que são a base da moral e da ética, precisam ser alinhavados, ao redor dessas idéias, com cuidado. Porque eles só funcionam se forem compartilhados e só serão compartilhados se todo mundo compreender seu significado profundo da mesma forma. A “paz” seria uma dessas idéias que todo mundo pode compreender e valorizar. O respeito ao direito do outro também. E a compaixão.

Em torno desses conceitos, a gente pode, devagar e com jeito, ir construindo uma moral moderna, que dê conta da nossa correria, das nossas diferenças, das nossas perplexidades...

O ex-secretário das Nações Unidas, Kofi Annan, em um discurso de 2003, avalia: “Ainda temos valores universais? Sim, temos. Mas não são coisa pronta e acabada.
Precisamos refletir sempre sobre eles, cuidadosamente. Essas idéias precisam ser defendidas e fortalecidas. (...)
Temos que encontrar dentro de nós o desejo de viver segundo esses valores, e proclamá-los nas nossas vidas, nas nossas comunidades, nos nossos países...e no mundo.”


Por isso, e também porque reclamar só não adianta, é tempo de ajudar a construir a pergunta dessa semana é: Que valores você julga que são fundamentais no mundo moderno?
(Você tem algum dilema ético que gostaria de compartilhar e ver discutido? Mande sua pergunta para meu e-mail).



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa