Menu

O Humor e a Comunicação

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 04/07/2003 11:28:01


VIVA A VIDA COM HUMOR

A vida só é válida se houver alegria e bom humor. Como afirma Jesus no livro dos milagres: “A vida é uma brincadeira – Desapegue-se – Tudo passa, bom ou ruim – Desfrute dessa experiência”. Nada é tão definitivo que justifique essa rigidez e serenidade.
Manter o bom humor é fazer da vida uma saudável brincadeira, é a melhor maneira de exercitar seu cérebro e permanecer sempre jovem.
Descubra o entusiasmo da vida! Seja capaz de transformar as coisas e faze-las acontecer. Nós é que temos que transformar a nossa vida, não espere ter as condições ideais para se entusiasmar.
A pessoa com sentido do humor ensina o outro a ser mais humilde frente à arrogância, mais próxima frente ao isolamento e menos encabulada em poder rir de si mesma. Ajuda também a solucionar problemas da vida cotidiana.

Rir é o melhor remédio.
O humor é a distância mais curta entre duas pessoas.
“Onde não tem humor não tem humanidade. Onde não tem humor existe o campo de concentração”. (Eugene Ionesco).

HUMOR E ENTUSIASMO/EMPRESAS

O entusiasmo gera soluções criativas.
O entusiasmo é uma das características mais privilegiadas pelas empresas, já que o entusiasta motiva o ambiente.
Entusiasmo pode ser adquirido. Tratar problemas com bom humor ou com mau humor é uma questão de escolha, porém, os resultados podem ser muito diferentes. Geralmente a criatividade e a geração de idéias acontecem em um ambiente receptivo e descontraído.

Divertimento não significa falta de seriedade no trabalho. Significa uma outra maneira de trabalhar e que faz bem para a saúde.
Não tem melhor forma de quebrar o gelo em uma reunião que provocar o riso. O ambiente entre desconhecidos muda de forma instantânea. O riso é capaz de provocar amizade, inclusive, amor a primeira vista.
O humor potencializa os canais de comunicação e ajuda a quebrar os momentos de silêncio angustiantes. Fomenta as relações de confiança e amizade. Projeta com esperança o futuro, Repara velhas feridas. Devolve a ilusão para ver a vida com maior serenidade.

Freud já dizia em 1928 que o humor relaxa a tensão e, ao relaxá-la, mediante o riso, facilita o aprendizado e o crescimento pessoal. Diminui as hostilidades e comunica as qualidades humanas com ternura, amizade e aceitação.

HUMOR/SAÚDE.
O corpo se fortifica pela alegria e se debilita pela tristeza.

A Bíblia foi o primeiro livro de medicina do mundo. “Um coração festivo e alegre cura como uma medicina, mas um espírito triste, esgota os ossos”. (Provérbio XVII-22).
Tensão. Se você ri a tensão é liberada bruscamente no momento em que o organismo se abandona ao riso.

Já está demonstrado cientificamente que os estados depressivos debilitam nosso sistema imunológico, entretanto, o bom humor robustece nossa capacidade imunológica, aumentando o nível de endorfina, incrementando o valor das imunoglobulinas, com o que o organismo se defende das agressões.

A carência absoluta do sentido do humor pode causar:
- enfermidades cutâneas;
- enxaquecas;
- hipertensão arterial;
- úlceras de estômago;
- reumatismo;
- anorexia, etc.
Lembre-se: se você melhorar o seu ânimo, melhora a sua saúde.

Cada vez mais podemos comprovar o valor inestimável do humor e da risada, seus efeitos terapêuticos no âmbito mental, emocional, social e comunicativo.

Viva com humor, entusiasmo, pensamento positivo. Você chega lá!.


MANUELA M. RODRIGUEZ
Professora de Comunicação e de Espanhol
Autora dos livros: Manual de Modelos de Cartas Comerciais (Ed.Atlas)
Manual de Correspondência del Mercosur (Ed. Atlas)
Comunicação & Objetividade (Ed. STS)
[email protected]


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa