Menu

O riso é o único remédio contra o medo

por Rodolfo Fonseca em Autoconhecimento
Atualizado em 03/04/2024 16:38:07


No aclamado romance "O Nome da Rosa" de Umberto Eco, e sua adaptação cinematográfica, uma passagem intrigante emerge durante um diálogo entre o monge franciscano William de Baskerville e o abade cego Jorge de Burgos. A cena evoca uma profunda reflexão sobre o significado do riso e sua relação com o medo e a fé.

Baskerville, intrigado, questiona: "O que há de perturbador no fato de os homens poderem rir?" Essa pergunta aparentemente simples desencadeia uma discussão sobre o poder transformador do riso e sua capacidade de desafiar as estruturas de poder estabelecidas. O riso, muitas vezes subestimado como mera expressão de humor, revela-se aqui como uma força subversiva que pode questionar as normas sociais, desafiar a autoridade e até mesmo enfrentar o medo.

É então que o abade cego, em sua sabedoria enigmática, oferece uma resposta intrigante: "O riso mata o medo, e sem medo não pode haver fé. Aquele que não teme o demônio não precisa mais de Deus". Essa afirmação sugere que o riso tem o poder de dissipar o medo, desmantelando as barreiras que nos separam da experiência divina. No entanto, também levanta a questão provocadora de se a fé é sustentada pelo medo, ou se é possível alcançar uma fé verdadeira e autêntica quando o medo é transcendido.

Essa passagem do filme nos convida a considerar o papel do riso como uma ferramenta de libertação e resistência em face das adversidades. O riso pode nos capacitar a desafiar o status quo, a questionar as estruturas de poder e a enfrentar nossos medos mais profundos. No entanto, também nos desafia a examinar a natureza de nossa fé e a fonte de nossa devoção espiritual. Será que nossa fé é baseada no temor do desconhecido, ou é uma expressão genuína de nossa conexão com o divino?

Aqui estão algumas das melhores frases do romance:

"Não há livro tão mau que não tenha algo de bom."

"A ignorância é a mãe de todos os males."

"O riso é o único remédio contra o medo."

"O conhecimento sem ação é inútil."

"As palavras têm o poder de destruir ou construir, dependendo de como são usadas."

"A beleza está nos olhos de quem vê, mas a verdade está no coração de quem sente."

"Nada é mais enganador do que uma verdade óbvia."

"A sabedoria está em saber que não se sabe."

"A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância."

"A história é escrita pelos vencedores, mas a verdade está escondida nas entrelinhas."


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa