Menu

O riso traz força

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 06/02/2002 12:16:30


Recebido de Elisabete Cavalcante

A ciência médica diz que o riso é um dos mais efetivos e profundos remédios que a natureza proporcionou ao homem. Se você puder rir quando estiver doente, terá a sua saúde de volta mais cedo. Se você não puder rir mesmo quando estiver saudável, cedo ou tarde vai perder a saúde e ficar doente. O riso traz alguma energia da sua fonte mais profunda para a superfície. A energia começa a fluir, seguindo o riso como uma sombra.
Você já observou? Quando você realmente ri, naqueles poucos momentos você está em profundo estado meditativo. O pensamento pára. É impossível rir e pensar ao mesmo tempo. Eles são diametralmente opostos: ou você ri ou você pensa. Se você realmente ri, o pensamento pára. Se você está pensando, o riso é apenas morno, pela metade, um riso aleijado.

Quando você realmente ri, subitamente a mente desaparece.
No meu entender, dançar e rir são as melhores, mais naturais e mais facilmente acessíveis portas para a meditação. Se você realmente dança, o pensamento pára. Você vai e gira e gira até tornar-se um redemoinho – todas as fronteiras, todas as divisões se perdem. Você nem mesmo sabe onde termina o seu corpo e onde começa a existência.Você se dissolve na existência e a existência dissolve-se em você. Há um sobrepor-se de fronteiras. Se você está realmente dançando - não manipulando a dança, mas deixando-a manipular você, permitindo-a possuí-lo - se você é possuído pela dança, o pensamento pára.
O mesmo acontece com o riso. Se você está possuído pela risada, o pensamento pára. E se você conheceu alguns poucos momentos de não-mente, estes vislumbres prometem mais recompensas para o futuro. A risada pode ser uma bela introdução para o estado de não pensar.

Em alguns mosteiros Zen, os monges têm que começar a manhã com risadas e terminar a noite com risadas - a primeira e a última coisa! Você pode tentar. É muito belo. Vai parecer um pouco louco, porque existe tanta gente séria ao redor. Elas não irão entender. Se você está rindo sem nenhuma razão, as pessoas ficam alertas - alguma coisa deu errado. Este homem parece um pouco louco, porque somente pessoas loucas gostam de rir; somente em asilos de loucos você vai encontrar gente louca rindo. Isto é lamentável, mas é verdade.
Tente isso! Comece e termine o seu dia com risadas e você verá, aos poucos, que entre estes dois momentos, mais e mais risadas acontecerão. E quanto mais risonho você se torna, mais religioso....

Osho


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa