Menu

O Visco Celta

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 11/11/2003 16:28:47


A cultura celta foi certamente uma das culturas mais evoluídas da história. Se destacando em várias áreas, esse povo é um exemplo para a sociedade atual. Impressionante mesmo é o nível de informações que possuíam, naquele tempo eles já tinham conhecimento de assuntos que só viemos a descobrir alguns séculos atrás.
Um caso notável é o caso do Visco, uma planta tida como sagrada pelos antigos druidas, os sacerdotes daquele povo.

Segundo as tradições, no sexto dia após a Lua Nova, os druidas saíam pela floresta envoltos em seus mantos e cortavam o visco do carvalho, utilizando para isso uma foice de prata. Este era colocado sobre um pano de linho e depois transformado em amuleto e remédio, que combatia entre outras a epilepsia e a escrófula.

Com a perseguição feita pela Igreja Católica a todas as praticas pagãs, inclusive à medicina natural, foi ordenado a todos os cidadãos - especialmente aos camponeses - que arrancassem o visco que surgia em todas as árvores, destruindo assim uma poderosa arma no combate à epilepsia. Isso se deve ao fato de essa planta não formar raízes normais, apenas sugadores que se nitrem da seiva da árvore, sendo assim considerada um parasita, uma figura maléfica.

Depois de séculos de barbárie católica foi descoberto que o visco só nasce em árvores que já estão em parte doentes, como se tratasse de uma espécie de câncer. E, incrivelmente, conforme o visco se alimenta dessa árvore, mais os tumores desaparecem!
Uma curiosidade: esse povo celebrava as suas festas nas florestas e nos bosques, e em alguns lugares as copas das árvores formavam sombras, o que as vezes favorecia o crescimento de viscos, sendo assim muitas dessas árvores frondosas possuíam viscos em sua base. E era exatamente embaixo de árvores como essas que se realizavam algumas cerimônias celtas, entre elas o casamento. Lá a noiva era beijada por seus pretendentes; e isso gradualmente foi se transformando na superstição que hoje conhecemos como "a mulher que estiver debaixo de uma árvore que possua visco, não recusará o beijo de um homem".

Além disso os celtas usavam o visco para representar suas divindades, em ritos e celebrações, assim como faziam com o carvalho. Essas divindades eram ligadas diretamente às forças da natureza, e talvez por isso esse povo tinha um profundo respeito e admiração por tudo que viesse da grande mãe, a Terra. A utilização do visco é apenas um exemplo do muito que podemos aprender com essa sociedade, que sabia que a Terra é um todo perfeito, e que todos os seres que aqui vivem fazem parte de algo maior, e que afinal, somos todos Um!

Paz e Luz
Marduk Theos
[email protected]


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa