Menu

Procurando Nemo

por Alessandra Milani Fonseca em Autoconhecimento
Atualizado em 11/08/2003 12:10:22


Resolvi escrever sobre este desenho não só porque gostei muito dele, mas também pelas mensagens que ele traz a todos nós!

Este desenho infantil que conquistou milhares de crianças em todo mundo também conquista o coração dos pais! Traz alguns recados tão bonitos sobre a vida.
Temos no filme alguns personagens que se destacam: o pai do Nemo (Marlin), a peixinha azul amiga (Dory), o tubarão vegetariano (Bruce) além do pequeno Nemo.

Nemo tem um defeito físico numa das nadadeiras, que é menor que a outra e por causa disso seu pai tem um cuidado MUITO grande com seu filho, considera-o incapaz de fazer qualquer coisa e superprotege o pequeno.
Até que o pai leva-o a escola pela primeira vez; o pequeno Nemo está muito feliz e empolgado para iniciar as aulas... Seu pai quase não consegue deixar seu filho só, mas enfim o deixa sozinho.

As "crianças" então vão ter uma aula.. com seu pai que fica conversando com os outros pais que estão na escola. E que comentam que os pequenos irão próximo ao Mar Aberto. (já que eles vivem num recife). Mas o pai se desespera e vai atrás do filho.
Lá chegando ele vê que seu filho está "livre" no oceano e se desespera...
O Menino procurando mostrar sua capacidade enfrenta o pai indo para o "Mar Aberto", onde é capturado por uma pessoa e levado para um consultório medico dentro de um aquário.

O pai do Nemo é um peixe com muito medo de viver, sempre teve medo do Mar e das coisas da vida. Porém agora ele precisa vencer este medo para procurar seu filho. Seu filho está muito triste naquele aquário...
Então, o Marlin começa a procurar seu filho é quando conhece Dory, uma peixinha muito alegre e carismática que tem uma doença: a "Amnésia Recente". Ela se esquece muito rápido de tudo que faz. Decidida a ir procurar Nemo junto com seu pai, começa a cruzar oceanos atras de Nemo.

Também conhecem Bruce, um tubarão branco "assustador", que também só quer ajudar, porque ele é vegetariano (muito engraçado)! O pai de Nemo e Dory chegam finalmente onde Nemo está... o pequeno Nemo acreditava que seu pai não poderia cruzar Oceanos em busca dele, porque seu pai têm medo do Mar.

Porém ao ver que o pai veio busca-lo Nemo faz de tudo para fugir daquele aquário e encontrar seu pai no Mar (que está logo ao lado).
Este filme ensina várias coisas a meu ver: Não podemos ter medo da vida -- O pai de Nemo tem muito medo da vida e também reprime seu filho com seu próprio medo.

Não podemos desistir -- Nem Nemo nem seu pai desistem da procura... embora seu pai tivesse medo do mar ele não desistiu em procurar seu filho.
Não podemos ter preconceitos -- O peixinho embora tivesse um defeito físico era totalmente capaz. Também a Dory que tem a doença da amnésia recente e aparentemente não poderia conseguir ajudar Marlin a encontrar seu filho, teve sucesso.

Não devemos julgar pelas aparências -- o tubarão parecia querer comer eles... mas na verdade só queria ajuda e poder ajudar! Não devemos desistir – e embora o pai (Marlin) tenha muito medo da vida... ele não desiste de procurar seu filho que pode estar vivo em algum aquário.

Eu tirei várias lições desse desenho e espero que como eu muitos pais e crianças também tenham essa percepção de poder encontrar num desenho tantas legais lições de vida.
Parabéns aos produtores e toda equipe desse fantástico desenho.

E você leitor!!! Veja o filme!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 4


clube Alessandra Milani Fonseca é colaboradora do Site.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa