Menu

Quem é você?

por Adília Belotti em Autoconhecimento
Atualizado em 20/06/2007 19:24:23


Quem sou eu?
Poucas perguntas têm servido tanto para definir nossa espécie. Dizem mesmo que somos a voz ‘perguntadeira’ que perturba o silêncio grandioso da Natureza. Não temos como saber, é evidente, mas não parece que os leões andem por aí se questionando sobre seu papel na ordem universal, nem nunca se ouviu falar de tigres que resolveram por livre e espontânea vontade passar férias no Ártico, “só para conhecer”... Não, a Natureza apenas é... Nós, ao contrário, estamos sempre nos inventando, e, cá para nós, muitas vezes a gente só atrapalha...

Quem sou eu? Todos os pensadores de alguma forma tentaram responder a essa pergunta; Carl Gustav Jung, o genial analista da psique humana, inclusive. Para ele, existiriam Tipos Psicológicos que poderiam servir para agrupar a diversidade dos jeitos humanos de estarem no mundo. As pessoas têm duas atitudes básicas diante das coisas, dizia o criador da psicologia analítica, ou são extrovertidas e orientadas pelo mundo externo ou são introvertidas e orientadas pelo mundo interno.

Além dessas duas “atitudes”, a consciência também teria funções típicas, padrões através dos quais a gente consegue apreender a realidade: sensação, intuição, pensamento e sentimento.

Jung postulou sua Teoria dos Tipos Psicológicos em 1921. Muitos anos mais tarde, Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs, conseguiram reunir os ensinamentos junguianos com suas próprias pesquisas e formularam o Teste de Myers-Briggs, que muita gente conhece como o “teste das quatro letras”.

“Quaisquer que sejam as circunstâncias de sua vida, saber a que tipo você pertence vai tornar suas percepções mais claras, seus julgamentos mais corretos e sua vida mais próxima dos desejos de seu coração”. (Isabel Briggs Meyers)

Nada disso é novo e com certeza você já deve ter ouvido falar desse teste. A novidade é que uma amiga me passou o link de uma versão simplificada do site em português. Fiz e conferiu com a informação que eu tinha sobre mim mesma, quando apliquei o teste completo num workshop.

Para você se orientar no site em português, tome nota de algumas dicas:

- Extroversão e introversão (EI): em que mundo você prefere viver? No mundo externo ou no mundo interno?

- Sensação e Intuição (SN): você prefere se fiar nas informações que chegam através dos seus sentidos tal qual as recebe, ou acaba sempre adicionando significados e sentidos e reinterpretando o que acontece à sua volta?

- Pensamento e Sentimento (TF): como você toma decisões? Considera as razões lógicas e os argumentos teóricos ou as pessoas e suas circunstâncias singulares?

- Julgamento e Percepção (JP): você é do tipo que gosta de decidir e finalizar as coisas ou sempre acaba deixando alguma ponta solta para o acaso?

Basicamente, essas são as questões com as quais você vai lidar ao responder ao questionário. As respostas vão compor seu perfil que será expresso em quatro letras.

Minhas letrinhas são essas: INFP

Faça o teste simplificado de Myers Briggs
Visite e aprenda mais no site da fundação criada por mãe e filha
Faça o teste online (em inglês)
E melhore sua compreensão do teste clicando aqui


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa