Menu

Sabe Que Eu Não Sei!

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 10/12/2001 10:16:12


Recebido de Rubia A. Dantés

O imperador se considerava um profundo conhecedor de Zen. Lia tudo que lhe chegava às mãos, mantinha longas conversas com filósofos e monges e tinha até publicado seus próprios comentários sobre a doutrina.

Um dia, sabendo da presença na cidade de um famoso mestre Zen, convidou-o para uma visita ao Palácio.

Depois de lhe oferecer um lauto banquete, convidou-o para tomar chá. O tempo inteiro o mestre tinha se mantido silencioso e calmo, como era de se esperar de um mestre de Zen, mas o Imperador já não agüentava mais de vontade de lhe exibir os seus "profundos conhecimentos". Assim, finalmente, enquanto eles tomavam o chá, encontrou um jeito de romper o silêncio, fazendo uma pergunta.

- "Mestre, de acordo com a doutrina e os textos sagrados, o que é a iluminação?"

O Mestre interrompeu uma golada de chá no meio do caminho, olhou-o com ar de espanto e respondeu, "sabe que eu não sei?!". E continuou tranqüilamente a tomar o seu chá.


Iluminação não é algo do qual se possa "saber", no sentido de se ter conhecimento.
Iluminação, salvação, que nome tenha qualquer processo de ampliação da consciência do ser, não é algo que possa ser apreendido da experiência de outro, mas um processo profundamente pessoal, que deve ser vivido pelo próprio sujeito até que ele "compreenda" por si próprio do que se trata.

Dominar os textos sagrados, as escrituras, as doutrinas, as teorias pode fazer de alguém um erudito, um intelectual, mas nunca um iluminado. Porque, como dizia São Tomás de Aquino, "A realidade transborda de qualquer conceito".

Geraldo Eustáquio de Souza - Essas e outras histórias de sabedoria tradicional, contadas e comentadas por Geraldo Eustáquio de Souza, fazem parte do livro HISTÓRIAS PARA ACORDAR GENTE GRANDE - © 1998 Companhia para Crescer.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa