Home > Autoconhecimento

Sabe Que Eu Não Sei!

por WebMaster

Recebido de Rubia A. Dantés

O imperador se considerava um profundo conhecedor de Zen. Lia tudo que lhe chegava às mãos, mantinha longas conversas com filósofos e monges e tinha até publicado seus próprios comentários sobre a doutrina.

Um dia, sabendo da presença na cidade de um famoso mestre Zen, convidou-o para uma visita ao Palácio.

Depois de lhe oferecer um lauto banquete, convidou-o para tomar chá. O tempo inteiro o mestre tinha se mantido silencioso e calmo, como era de se esperar de um mestre de Zen, mas o Imperador já não agüentava mais de vontade de lhe exibir os seus "profundos conhecimentos". Assim, finalmente, enquanto eles tomavam o chá, encontrou um jeito de romper o silêncio, fazendo uma pergunta.

- "Mestre, de acordo com a doutrina e os textos sagrados, o que é a iluminação?"

O Mestre interrompeu uma golada de chá no meio do caminho, olhou-o com ar de espanto e respondeu, "sabe que eu não sei?!". E continuou tranqüilamente a tomar o seu chá.


Iluminação não é algo do qual se possa "saber", no sentido de se ter conhecimento.
Iluminação, salvação, que nome tenha qualquer processo de ampliação da consciência do ser, não é algo que possa ser apreendido da experiência de outro, mas um processo profundamente pessoal, que deve ser vivido pelo próprio sujeito até que ele "compreenda" por si próprio do que se trata.

Dominar os textos sagrados, as escrituras, as doutrinas, as teorias pode fazer de alguém um erudito, um intelectual, mas nunca um iluminado. Porque, como dizia São Tomás de Aquino, "A realidade transborda de qualquer conceito".

Geraldo Eustáquio de Souza - Essas e outras histórias de sabedoria tradicional, contadas e comentadas por Geraldo Eustáquio de Souza, fazem parte do livro HISTÓRIAS PARA ACORDAR GENTE GRANDE - © 1998 Companhia para Crescer.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 10/12/2001 10:16:12

WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Email: info@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Toques conscienciais para uma amiga triste com a dor da perda
Consciência é vida e vida é consciência
Será que o Reiki pode me ajudar?
Obesidade: como tratar?
Medo da morte
Valorize seu Sorriso


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 23 de outubro de 2019

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa