Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Autoconhecimento
Tricotar para sentirmo-nos vivos

Tricotar para sentirmo-nos vivos

por Bel Cesar


Quando lançamos o foco da atenção sobre uma experiência tão simples como a de fazer tricô ou crochê, ajudamos a mente a desistir de perseguir os estímulos ao nosso redor. Gradualmente, o ritmo de nossos pensamentos diminui. Algo diferente passa a ocorrer: conseguimos sentir o que pensamos! Todo nosso ser se enriquece com isso. Sem falar de nossos relacionamentos, que recuperam o afeto amortecido pelo mundo das ideias que impõe regras e modelos do que é certo ou errado sentir.

A calma gerada pela concentração desencadeia a possibilidade de sentirmos abertura, curiosidade e envolvimento com aquilo que estamos fazendo.

Me lembro de um conselho que recebi certa vez de minha professora de piano, quando tive que tocar uma peça muito acelerada no dia do exame. Já era difícil tocá-la sem errar, imagine diante de uma banca examinadora composta por professores alemães. Tinha 20 anos e estava estudando musicoterapia em Salzburgo. Ao me ver angustiada e insegura, ela me propôs que eu a tocasse muito lentamente, no tempo mais lento que eu pudesse acompanhar do metrônomo musical. A instrução era que eu somente a tocasse no tempo certo na hora do exame. Deu certo!

O fato de agirmos devagar nos permite ser menos reativos. Temos tempo para sentir tanto as experiências mais difíceis como as boas. E nos momentos neutros, a mente aproveita para descansar da atividade sensorial na qual estamos envolvidos.

Tal como propõe a meditação mindfulness: quando permitimos que nossa experiência seja exatamente como ela é, na medida em que ocorre, aceitamos o que quer que surja porque estamos abertos para acolher nossas emoções e pensamentos. Temos tempo para eles. Tempo para estar com eles e absorvê-los. Fazer as pazes com o que quer que surja porque não estamos contra nós mesmos. Cansamos da autocrítica excessiva, da desconfiança contínua e da indisposição interna. Nota após nota, ponto após ponto. Sem pressa porque não estamos nos exigindo chegar logo. Os sons, as cores e a textura da lã criam uma nova composição. O belo surge como um forte atrativo para nos envolvermos mais e mais com o que estamos fazendo. Quando produzimos algo com nossas mãos que consideramos belo, despertamos uma sensação natural de alegria e satisfação: estamos totalmente de acordo conosco mesmos.

Tricotar é bom quando estamos sós, mas também muito gratificante quando estamos com outras pessoas e ainda melhor quando elas também estão tricotando! Vamos tricotar juntos?





Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Email: contato@vidadeclaraluz.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:12:19

Veja também
Onde encontrar o amor da sua vida?
Os caminhos da paz
Não seja escravo de suas emoções
Psicossomática I: A relação entre corpo e psique
Elas namoram e eles ficam
Gestão empresarial em tempos de crise


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 22 de outubro de 2018


energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Conheça o próximo Presidente do Brasil - Parte 1
2. Conheça o próximo Presidente do Brasil - Parte 2
3. Nunca peça desculpas
4. Como usar os Mantras
5. A forma mais poderosa de se conectar com quem você ama!
6. O aprendizado da confiança
7. Você coloca paixão naquilo que faz?
8. Como enfrentar os obstáculos que a vida nos propõe?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade