Menu

Vamos respirar?

por Adília Belotti em Autoconhecimento
Atualizado em 02/06/2003 12:14:56


Antes de continuar a leitura, RESPIRE, inspirando profundamente e expirando devagar, esvaziando ao máximo sua caixa torácica. Mas sem esforço. Agora, reflita: sempre que respiramos de forma correta, estamos levando vida a cada partícula do nosso corpo. Boa lembrança, não é? Então, RESPIRE!

O célebre livro do mestre Caio Miranda, Hatha-Yoga, A Ciência da Saúde Perfeita, já ensinava nos anos 60: Como nenhuma das células, tecidos ou órgãos poderá viver e trabalhar sem oxigênio, é claro que o aparelho respiratório constitui o mais importante conjunto de órgãos do corpo humano. E em seu livro inteiro, ao longo das lições de Yoga, o autor destaca a importância da respiração.

Você já pensou que é respirando (isto é, inspirando e expirando) que começamos nossa viagem aqui na Terra? E é respirando e respirando que seguimos a vida, ora com rapidez, nos momentos de correria; ora devagar, quando temos de prestar atenção; ora mal e pouco, quando a angústia vem tocar o nosso coração, lembra Fátima Leão, em seu curso de Yoga online.

Para outra mestra no assunto, Regina Shakti, o tema é fundamental: Se eu estiver em outro planeta e um ser me pedir a melhor dica para se dar bem aqui na Terra, eu não tenho dúvida: minha resposta para ele será APRENDA A RESPIRAR. Regina aproveita e ensina: Se você quer nutrir uma mente calma, pratique uma respiração suave. Para combater a ansiedade, acalme sua respiração e passe a respirar com inspirações tranqüilas, direcionadas para a região inferior dos pulmões, movimentando o abdome.

No Oriente e no Ocidente, entre profissionais de saúde do mundo inteiro e das mais diferentes linhagens em trabalhos de corpo, parece não haver controvérsia: a respiração aplicada de forma consciente e objetiva pode desempenhar papel muito mais importante do que o simples fato de deixar que o corpo somente absorva o ar de que necessita.

E o conselho é geral: observe um bebê dormindo e faça o mesmo, então você estará respirando corretamente você inspira e a barriga sobe; você expira e a barriga desce. TREINE AGORA

Respiração para recuperar a harmonia interior
Para respirar corretamente, coloque, primeiro, CONSCIÊNCIA no ato de respirar. Leve seu pensamento e sua atenção a um ponto do seu corpo: três dedos abaixo do umbigo. Inspire lentamente, sinta o ar entrando pelas narinas e, ao mesmo tempo, deixe a barriga inflar, para fora. Depois que ela estiver no limite, vá espalhando o ar também para os pulmões, até sentir a clavícula. Isso abre espaço para você aumentar a quantidade de oxigênio absorvida. Expire agora lentamente pela boca entreaberta. Deixe que o ar passe pela garganta fazendo um ahahahahah...Ao mesmo tempo, empurre a barriga em direção às costas, até perceber que todo aquele ar secou. Repita várias vezes, devagar, mantendo sempre a atenção.

Vantagens desta respiração consciente e ampla: baixa a pulsação, tende a diminuir a pressão arterial, relaxa e traz você para o centro de si mesmo.

Respiração para você se energizar
Sente-se numa posição confortável e inspire e expire pelo nariz de forma ativa, puxando e empurrando o ar pela barriga, rápido, como se fosse um fole (ou uma sanfona). Respirar dessa forma por 2 ou 3 minutos ajuda a ventilar o cérebro e vai dar uma esquentada legal... Mas se você perceber algum sinal de tontura, faça uma respiração profunda e volte a respirar normalmente.

Lembre-se: a respiração correta é a abdominal que é longa e profunda. A do medo, do estresse é a respiração curta, contida, que faz apenas o peito se movimentar. Caia fora dela.

Respiração para combater a tensão
Depois de se sentar de forma ereta, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Elimine todo pensamento, mantendo como foco a ponta do seu nariz. Respire, prolongando pouco a pouco o tempo de cada inspiração e de cada expiração. Permaneça nessa tranqüilidade ao menos por 5 minutos e observe uma calma invadindo todo o seu ser. Ao final, note como seus problemas, tensões e preocupações diminuíram. A médio e longo prazo, a prática desta respiração orientada, ao menos uma vez ao dia, beneficia a concentração e a memória.

Colaboração de Fátima Leão


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa