Home > Corpo e Mente

A Osteopatia : Ciência, Arte e Filosofia

por Violaine Fourcroy

«Da união do espírito e da matéria, o Grande Arquiteto do Universo construiu a mais maravilhosa de todas as máquinas : o Homem (...). É uma ciência que analisa o Homem e descobre de que forma ele participa da inteligência Divina. Eu não pretendo ser o autor desta ciência chamada Osteopatia. Suas leis não foram formuladas por mãos humanas. Dizei-me a idade de Deus e lhe direi a idade da Osteopatia. Ela é a Lei do Espírito, da Matéria e do Movimento ».

É desta forma que A. T. Still, pioneiro e médico do oeste americano nos idos anos de 1880, definia a Osteopatia.

Este homem extraordinário, que rompeu e lutou contra o empirismo médico daquela época, fundou a Osteopatia sobre a « Lei de Causa e Efeito ».

«Encontre e suprima a Causa, e então o Efeito desaparecerá ».

Esta pequena frase, que parece insignificante, é o fio de Ariadne do procedimento osteopático.

A Osteopatia parte do princípio de que cada « doença », cada « manifestação corporal » é somente um efeito, ou seja a conseqüência de uma disfunção cujo ponto de origem pode ser encontrado muito longe do sintoma. Toda a Arte do Osteopata, que trabalha através das mãos que « pensam, vêem, sentem e conhecem », é de « buscar a origem » do problema, seja ele físico, emocional ou espiritual.

Causa e Efeito são indissociáveis e a Causa consegue gerar um Efeito através do fenômeno intermediário da Energia. Temos então o Ternário : Causa - Energia -
Efeito. Então, o que é a disfunção se não um problema na circulação da Energia ?

Trabalhando sobre o corpo, sobre a matéria que é simplesmente uma energia numa forma mais condensada, o osteopata trabalha sobre esta circulação de energia, pois o corpo é uma unidade biológica, ecológica e portanto a Osteopatia trabalha o Homem em sua totalidade.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 2
Atualizado em 19/06/2000 22:44:11

Violaine Fourcroy é osteopata e atende em seu Consultório. Tel: (11) 9442-7908
Email: violaine.osteo@caramel.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia
Depressão por inveja
Qual é o caminho?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa