Home > Corpo e Mente
BatePapo no UOL em Fevereiro de 2001

BatePapo no UOL em Fevereiro de 2001

por Simone Arrojo

Bate-papo com Simone Arrojo

Terapeuta e colunista do site vidanova.com é especialista em metafísica, ciência que estuda a essência dos seres, explicou como o auto-conhecimento pode ajudar nos casos de carência, ansiedade, depressão, falta de motivação e relacionamentos

Participaram do Bate-papo 1392 pessoas
Este bate-papo aconteceu 10/02/2001, às 17h00

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas


(16:54:33) Mariana/UOL: O UOL agradece a presença da terapeuta Simone Arrojo.

(16:56:45) Simone Arrojo: Boa tarde a todos vcs que estão querendo falar de assuntos tão importantesm que todos querem falar com um médico, um amigo, uma pessoa de confiança. Estou aqui aberta a qualquer pergunta.

(16:56:59) Tatiane fala para Simone Arrojo: Boa tarde simone..

(16:57:12) Paty fala para Simone Arrojo: Qual é a melhor maneira de lidar com a ansiedade?

(16:58:42) Simone Arrojo: Paty, a melhor maneira de lidar com ela é saber o porque do medo de realizar determinadas coisas. É saber reconhecer os seus próprios potenciais, tendo segurança que tudo o que vc fizer vai dar certo. Nada na vida dá errado. Não existe erro, existe aprendizado. Quanto mais chance vc se der de ousar, mais chance vc vai ter de aprender e de crescer.

(16:58:45) Elis fala para Simone Arrojo: "Como"todas as minha frustrações. Por conta disso sou dependente de remédio para emagrecer o quê a dra. sugere?

(17:00:47) Simone Arrojo: Elis, primeiro preciso identificar o que que falta na sua vida. Gosrdura é um limite ultrapassado. Então que gostaria que vc analisasse o quanto vc está deixando as pessoas invadirem a sua vida, fazendo com que vc ultrapasse os seus limites de doação. Gordura tb é proteção. Do que que vc está se protegendo? Do que que vc tem medo?

(17:00:49) espert@ grita com Simone Arrojo: Dormir muito é sin6onimo de depressão?

(17:02:32) Simone Arrojo: Esperta, é sinônimo de fuga. Muitas vezes, temos ansiedade de fazer tantas coisas e a nossa cabeça nos cobra o dia inteiro daquilo que nos prometemos cumprir. Gostaria que vc pensasse nos seus objetivos, nos seus sonhos, nas suas metas. E soubesse que vc é capaz de realizá-las. Dormir acaba ficando apenas um complemento, e não fuga de viver.

(17:02:32) Marcio fala para Simone Arrojo: Boa tarde, Simone. Quanto tempo geralmente dura uma depressão?

(17:04:34) Simone Arrojo: Márcio, em primeiro lugar, gostaria de explicar que depressão é um afastamento da sua alma. Quando vc foge dos seus objetivos ou da sua missão de vida, é como se o corpo fosse ficando longe da sua alma e a vida fosse perdendo o sentido. Então, a depressão não tem tempo pra durar. Vc tem que parar, meditar e voltar a entrar em contato com a sua essência. Sem lembrar das críticas de pais, amigos, vizinhos. Viver a sua vida.

(17:04:37) Renato fala para Simone Arrojo: Pq mesmo tendo namorada as vezes me sinto sozinho ? Como se estivesse sempre 'a procura de alguem

(17:07:00) Simone Arrojo: Renato, na verdade, vc está precisando encontrar vc mesmo. Sentir prazer em qualquer lugar que vc esteja, sentir prazer em ser quem vc é. E nós só vamos sentir este tipo de prazer quando tivermos coragem de identificar todas as nossas potencialidades e as nossas virtudes. Quando vc abre uma geladeira a procura de alimentos para fazer o jantar, vc procura alimentos saudáveis. Faça isso com a sua vida. Procure suas potencialidades e sua vida se desenvolverá rapidamente.

(17:07:03) alana fala para Simone Arrojo: ola bom eu gostaria de saber se a uma grande diferewnça entre carencia e solidao e quais sao?

(17:08:43) LUIZ fala para Simone Arrojo: oi..Simone... sou casado...mas sinto prazer nas salas de batepapo... isso é carência???

(17:09:12) Simone Arrojo: Alana, quando a pessoa está satisfeita e reconhece ela própria; quando ela se lembra dos momentos bons, das suas vitórias e conquistas, ela sempre tem um impulso e uma força especial pra fazer algo mais. Sendo assim , nossa vida fica tão rica que não dá tempo de sentir solidão ou carência. Tudo vale a pena na nossa vida. Acho que a carência maior é a carência de vc mesma.

(17:10:01) Simone Arrojo: Luiz, acho que é uma forma de diversão. De sentir prazer sozinho. Mas não se esqueça de analisar se há prazer no seu relacionamento.

(17:10:07) eloisa fala para Simone Arrojo: O que caracteriza a depresão?

(17:12:26) Simone Arrojo: Eloisa, eu queria continuar falando a reespeito da geladeira. Se vc abrir a geladeira e encontrar só alimentos estragados, o jantar não sai, né? O mesmo acontece com todo ser humano. Se ele se focalizar somente nos próprios defeitos, nossa alma fica triste e perde a vitalidade. Por isso a depressão, repito, é um afastamento de seus objetivos maiores neste mundo. E as pessoas se afastam destes objetivos por medo de errar, de arriscar e de não aguentar as críticas das pessoas.

(17:12:29) carioca fala para Simone Arrojo: a falta do contato sesual pode trazer depressão?

(17:13:20) Simone Arrojo: As pessoas têm que ser fortes que são seres únicos e que só elas têm responsabilidade pela própria vida; ninguém mais. Chega de dar atenção aos outros e saiba de amar de verdade.

(17:13:36) Cláu fala para Simone Arrojo: Como diferenciar uma pessoa com depressão e uma pessoa depressiva?

(17:14:53) Simone Arrojo: Carioca, somos seres que possuímos os nossos cinco sentidos e eles precisam ser exercitados senão há um desequilíbrio energético que pode desequilibar até as funções do corpo. Exercer a sensualidade, é ser vc mesmo como toda a sua criatividade e peculiaridade.

(17:15:13) Câmera: [Vinícius Segalla]

Simone Arrojo, do site www.somostodosum.com.br, direto do Bate-papo UOL

(17:16:57) Simone Arrojo: Cláu, gostaria que vc entendesse que há uma diferença entre ser e estar. Estar em depressão é um momento excelente para vc refletir a respeito do que está te fazendo feliz. E do que não está te fazendo feliz. Portanto tire o rótulo de "ser depressiva" e vá em busca do que te dá prazer. E do que preenche a sua vida.

(17:17:07) Patricia fala para Simone Arrojo: como descobrir o que nos motiva de verdade?

(17:18:01) Simone Arrojo: Patricia, sabe aquele friozinho na barriga? Quando vc sentir essa sensação, tenha certeza que é esse o caminho.

(17:18:08) Rogerio 31 fala para Simone Arrojo: Simone, ser gay é negar a afetividade original, e ir contra 'a natureza?

(17:20:28) Simone Arrojo: Rogerio31, se ser gay fosse ser contra a natureza, não existiria. Tudo que há neste planeta tem uma função. Acredito que ser gay é uma prova de assumir e ir contra tudo o que está determinado por regras "preconceituosas" de nossa sociedade. A natureza nos mostra que o amor está acima de tudo. Não importando raça, sexo, religião etc.

(17:20:31) Vivian fala para Simone Arrojo: Boa tarde!! Sou muito insegura , por isso não consigo ter um relacionamento...o pior , já estou com 33 anos.

(17:22:38) Simone Arrojo: Vivian, não faça drama. Vc é muito jovem para achar que 33 anos já não dá mais tempo de ter nenhum relacionamento. A insegurança é a falta de coragem de enxergar o que vc tem de bom. Vc já reparou que quando vc se sente bem, mesmo não estando com o peso ideal, o mundo inteiro te acha maravilhosa? Segurança quem faz somos nós mesmos. Quando a gente se aceita, o outro também nos aceita.

(17:22:40) PAULA fala para Simone Arrojo: SOU DEFICIENTE FISICA , MEUS PAIS NAO ME DERAM O CARINHO NECESSARIO E HJ SOFRO COM ISSO SOU MUITO CARENTE E ME FECHO NUM MUNDINHO MORBIDO E COMPLACENTE.ME AJUDE POR FAVOR O QUE TENHO QUE FAZER?

(17:25:08) Simone Arrojo: Paula, gostaria de te falar que a pessoa que mais tem que te dar carinho é vc mesma. Ninguém é capaz de nos fazer feliz enquanto estivermso na posição de vítima do mundo. Se vc veio com esta deficiência física, veja isso como um desafio para sair dos seus limites. Não dependa dos outros. E sim de vc mesma. Se alguém quiser te dar carinho, será sempre bem-vindo, porém, saiba que é vc que tem que se amar em primeiro lugar para sair deste seu mundinho.

(17:25:13) Crist@l fala para Simone Arrojo: As vezes eu fico chorando sem nenhum motivo, tenho medo de tudo. O que eu tenho?

(17:27:17) Simone Arrojo: Cristal, quando a gente é mimado por nós mesmos, e não entendemos que tudo tem uma razão de acontecer, e tudo sempre vem pro nosso bem, vc perde o medo e exercita a fé. Não a fé em alguma religião, mas a fé na vida e a fé em vc mesmo. EStá te faltando fé. Acredite em vc pra que esse choro seja de alegria. Sempre.

(17:27:41) Mr. Bean pergunta para Simone Arrojo: Nunca consegui achar uma mulher que me agradasse, e já tentei várias vezes, sempre que estou acompanhado fico mais solitário do que sozinho, como posso acabar com isso ?

(17:29:50) Simone Arrojo: Mr Bean, primeiro a gente precisa reconhecer que as diferenças do outro nos fazem crescer e ver o mundo de outra forma, por outro ângulo. Quando julgamos muito o outro, estamos perdendo a grande oportunidade de evoluirmos. E aceitarmos que existem pessoas diferentes. Quando as pessoas são iguais, não há crescimento. Há acomodação e a vida fica muito chata.

(17:29:51) Júlio fala para Simone Arrojo: Tenho agorafobia. Alguém me disse que é uma espécie de histeria invertida. O que vc acha disso?

(17:32:22) Simone Arrojo: Júlio, vc precisa praticar meditação pra ser o comandante do seu barco. Vc se deixa influenciar por pessoas, emoções e situações. Perdendo assim o controle da sua vida. Ninguém pode te influenciar desde que vc volte a ser o comandante do seu barco e tenha calma, sem dramatizar situações que não existem. Quantas vezes já não morremos em pensamento, já sofremos acidentes e várias coisas que criamos sem na realidade isso nunca ter acontecido. Tenha o hábito de pensar em coisas positivas.

(17:32:36) Cláu fala para Simone Arrojo: Doutora você acha válido uma pessoa ter um animalzinho de estimação em que há uma troca de carinho taõ bom e recompensador,mesmo quando essa pessoa reconhece que tem dificuldade de relacionamento com as pessoas?

(17:34:08) Simone Arrojo: Cláu, acho que já é uma grande coisa vc ter um relacionamento com os animaizinhos. Porém note que é um relacionamento que vc pode controlar. Preste atenção se vc tem medo de relacionar com as pessoas com medo de assumir o que realmente vc é e medo de não ser aceita por isso. Seja o que vc é com o seu cachorrinho.

(17:34:11) Bia pergunta para Simone Arrojo: vc acha que possa acontecer um amor verdadeiro entre pessoas do mesmo sexo??

(17:35:24) Simone Arrojo: Bia, como eu disse anteriormente, amor não tem sexo, nem idade. Somos uma alma em um corpo feminino ou masculino. Mas nossa essência não tem sexo.

(17:35:50) Danae fala para Simone Arrojo: Queria saber técnicas de auto-conhecimento

(17:38:30) Simone Arrojo: Danae, uma técnica muito importante de auto-conhecimento é a meditação. Portanto, pare 15 minutos diariamente, feche os olhos e não pense em nada. Fazaendo esse exercício, seus potenciais afloram e vc passa a perceber coisas em vc que não havia descoberto anteriormente. Preste atenção tb nos seus sonhos. Tenha um diário onde vc escreva o que te irrita e porque te irrita. O que te faz feliz e etcetera. Se observe mais. E saiba que tudo que te dá prazer, é certo. É esse o caminho.

(17:38:32) chibi gotenks fala para Simone Arrojo: simone naum gosto de ter amigos mas muitos tentam se aproximar e acabam sofrendo o q será isso

(17:40:03) Simone Arrojo: Chibi, em primeiro lugar, os aspectos externos são reflexo de como agimos conosco mesmo. Gostaria de te perguntar se vc é seu amigo. Se vc se apóia. ACho que o que está faltando é amor-próprio. POis dá mesma forma que vc se magoa, vc magoa os outros ao seu redor.

(17:40:05) Rodrigo fala para Simone Arrojo: Simone, o q fazer quando tem-se dificuldade em se aproximar do sexo oposto?

(17:41:17) Mari fala para Simone Arrojo: Derpessão se cura com papo?

(17:41:37) Simone Arrojo: Rodrigo, quando não há aceitação de vc mesmo, vc sempre acha que o outro tb não vai te aceitar e que o outro tem um raio-x para enxergar todos os defeitos que vc mesmo se coloca. Vc cria uma barreira e uma máscara para não ser vc mesmo. Aja naturalmente e não tenha medo de ser o que vc é.

(17:42:29) Mariana/UOL: Logo mais, converse com Claudio Saltini, diretor de teatro.

(17:42:57) Simone Arrojo: Mari, uma das formas de se curar depressão é um papo dirigido pra trazer a sua essência de volta pra sua vida. Existem várias técnicas e muitos profissionais qualificados para isso. Procure um que vai te ajudar muito.

(17:43:05) TiagoM.@ fala para Simone Arrojo: Me acho carente, como fazer para remediar tal situação?

(17:43:58) Novinha fala para Simone Arrojo: a fase do vestibular pode trazer depressao?

(17:44:18) Simone Arrojo: Tiago, a carência é a falta de alguma coisa. Como eu disse anteriormente, precisamos preencher nossa carência com atenção a nós mesmos. Porque senão ninguém poderá suprir essa carência. Pois o que falta, quem tem que suprir é vc mesmo.

(17:46:42) Simone Arrojo: Novinha, se falta fé, se há insegurança e não há estratégia para atingir o seu objetivo, a pessoa se deprime porque ela não confia e espera sempre o pior. Por isso, aja com maturidade, sabendo sempre o que é necessário para atingir seu objetivo. Faça o que for necessário e espere o resultado. Sem se pressionar, as coisas fluem mais facilmente em todos os aspectos da sua vida.

(17:46:44) Carmelita fala para Simone Arrojo: A pratica ioga e a hidroginastica ajuda na ansiedade??

(17:48:38) Simone Arrojo: Carmelita, a ansiedade é a crença no que pode dar errado. Entenda que não há certo nem errado. Há as esperiências que precisamos tirar proveito sempre. Vc precisa trabalhar, além do que já está trabalhando com o corpo físico, a sua auto-estima pra não ficar insegura, nem ansiosa.

(17:48:47) RICK fala para Simone Arrojo: APESAR DA MINHA VIDA ESTÁ INDO BEM, DO PONTO DE VISTA PROFISSIONAL, VENHO PENSANDO MUITO EM SUICÍDIO, VONTADE DE MORRER. O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO?

(17:49:54) Simone Arrojo: Rick, talvez falte outros tipos de motivação. E tenha certeza: a pessoa que usa a mesma coragem pra se matar, pode utilizar esta mesma coragem pra ser feliz e evoluir.

(17:50:03) Jane pergunta para Simone Arrojo: Qual eh a relação dos sonhos com a nossa vida?

(17:51:22) Simone Arrojo: Jane, sonhos mostram os nossos medos e desejos inconscientes. E é uma ferramenta extremamente importante de auto-conhecimento. Preste muita atenção nos seus sonhos repetitivos, nas sensações e nas mensagens que ele quer te transmitir.

(17:51:24) Junior pergunta para Simone Arrojo: A InterNET Pode Ajudar Em Algum Tratamento ?!

(17:53:34) Simone Arrojo: Junior, existem sites de auto-ajuda que podem ajudar. Como exemplo o do site www.somostodosum.com.br, que é um site interativo e que contém tb várias matérias de auto-ajuda. Estou a disposição neste site, na área de metafísica, podendo responder a várias perguntas.

(17:53:36) Lis fala para Simone Arrojo: Pq existem pessoas que não se lembram de seus sonhos e até dizem que não sonham?

(17:54:30) Simone Arrojo: Lis, todos nós sonhamos. Basta termos um caderninho ao lçado de nossa cama e, antes de dormir, nos abrirmos a esta experiência que pode nos ajudar tanto.

(17:54:50) Pedrosão fala para Simone Arrojo: o sexo pode ajudar na ansiedade?

(17:55:29) ANANDA fala para Simone Arrojo: A carência é maior entre adolescentes ou adultos, maduros.....

(17:56:45) Simone Arrojo: Pedrosão, tudo pode ajudar na ansiedade. Mas o mais importante é fazermos o que tem que ser feito, acreditar no melhor e não nos pré-ocuparmos com coisas que não podemos fazer nada no momento. E se podermos fazer, que façamos então. E, depois de acabado, que a gente deixe estas outras coisas de lado. Novamente: confie em vc.

(17:58:23) Simone Arrojo: Ananda, a maturidade independe de idade. Existem pessoas que precisam da aprovação de outros o tempo inteiro para se sentirem seguros, pois não estão bem com elas próprias. Saiba reconhcer suas potencialidades, que a carência vai embora.

(17:59:41) Simone Arrojo: Gostaria de citar um poema do Fernando Pessoa que diz o seguinte: "valeu a pena? tuido vale a pena se a alma não é pequena". Pense nisso e saiba que todos os desafios na nossa vida valem a pena. Saiba reconhecê-los.

(17:59:50) Mariana/UOL: O UOL agradece a presença de Simone Arrojo no Bate-papo. Logo mais, converse com Cláudio Saltini, diretor de teatro. Até lá.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 18/04/2001 13:54:15

Simone Arrojo é apresentadora do programa Virando a Página, na Rádio Mundial, aborda assuntos relacionados a Constelação Familiar e Autoconhecimento.
Trabalha com Grupos todas às terças e quintas-feiras; Atendimentos Individuais com Constelação Familiar; Palestrante e Organizadora de Projetos de Qualidade de Vida e Constelação Sistêmica em Empresas; Dirige Grupos em Viagens a Lugares Sagrados em vários países para trabalhos terapêuticos.
Email: sim.arrojo@uol.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Toques conscienciais para uma amiga triste com a dor da perda
Consciência é vida e vida é consciência
Será que o Reiki pode me ajudar?
Obesidade: como tratar?
Medo da morte
Valorize seu Sorriso


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 23 de outubro de 2019

energia
I-Ching: 34 – TA CHUANG – O PODER DO GRANDE
O momento é favorável para tomar atitudes, mas você deve saber usar corretamente o poder de que dispõe. A verdadeira força é a que nunca se afasta do caminho da justiça.


energia
Runas: Perdhro
Ganhos inesperados, revelações agradáveis.


23
Numerologia: Expansão
Bom dia para vendas, propaganda e promoção em qualquer área. Você pode fazer sua própria sorte hoje, permita-se a ousadia e busque vantagens para sua vida. Canalize sabiamente essa energia e atue de modo decisivo.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa