Menu

BatePapo no UOL em Maio de 2001

por Marilia Reis em Corpo e Mente
Atualizado em 30/05/2001 18:45:08


Bate-papo com Marilia Reis

Terapeuta e colaboradora do site vidanova.com conversou sobre programação neurolinguística, deu dicas de como esta técnica pode ajudar nos problemas do dia-a-dia como estresse, depressão, obesidade e os benefícios da PNL na evolução do ser humano

Participaram do Bate-papo 443 pessoas

Este bate-papo aconteceu 20/05/2001, às 18h00

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas


(18:08:17) Marilia Reis: Olá pessoal. É um prazer estar aqui para falar de programação neurolinguistica.

(18:08:53) jair fala para Marilia Reis: olá marilia. poderia explicar, a principio, o que a neurolinguistica?

(18:10:05) edu/sp fala para Marilia Reis: Marilia. a PNL é consciente ou sub- consciente?

(18:10:30) Marilia Reis: Jair, neurolinguistic é um estudo da experiencia subjetiva das pessoas. É uma maneira de entendermos de que modo o cerebro processa e de que maneira trabalha para produzir os comportamentos, as atitudes e os sentimentos. Ela busca a excelencia.

(18:11:02) Natália fala para Marilia Reis: Ainda há preconceito em relação à neurolinguística?

(18:11:29) Marilia Reis: edu/sp, na verdade a PNL não pode ser classificada em nenhuma dessas categorias. tanto trabalha com aspectos conscientes como com aspectos inconscientes.

(18:11:46) edu/sp fala para Marilia Reis: Como podemos alterar a PNL de uma pessoa?

(18:11:51) Nane fala para Marilia Reis: boa trade

(18:11:53) Raquel fala para Marilia Reis: Estou fazendo lingüística e quero me especializar em neurolingüística.... essa profissão puxa um poico para medicina, não é?

(18:12:28) Mari fala para Marilia Reis: Boa Noite!

(18:12:55) Marilia Reis: natalia, bastante. Principalmente pelo fato de que as ferramentas da PNL são bastante simples de serem entendidas e usadas. E, por isso, começou a ser utlizada de modo mais ou menos indiscriminado, com resultados bastante insatisafatorios, eu diria.

(18:14:08) Raquel fala para Marilia Reis: O que é PNL?

(18:15:23) Marilia Reis: Edu/SP, o termoPNL é usado para os conceitos e ferramentas desse novo sistema. Em relação a uma pessoa, a maneira como se trabalha com a sua programação pessoal vai depender do objetivo que se tem e do que é preciso modificar ou melhorar a partir desse entendimento. Existem várias técnicas que são usadas dependendo do que se precisa.

(18:15:31) Marilia Reis: Babe, boa tarde.

(18:15:37) FÁBIO fala para Marilia Reis: a neurolinguística vem mostrar o que a neurofisiologia ainda não pôde mostrar????

(18:17:40) Marilia Reis: Raquel, neurolinguistica não é uma profissão especifica. É uma série de conhecimentos que pode ser usada em várias áreas: para ensino, treinamentos, relacionamentos pessoais e, também, tem um grande uso no aspecto teurapeutico. Dentro desse contexto terapeutico, as vezes, a gente lida com a questão da saúde física.

(18:17:54) Platônica fala para Marilia Reis: Se o que vivemos fica gravado em nosso inconsciente, como devemos fazer para esquecer das experiências ruins ?

(18:18:46) Marilia Reis: Raquel, PNL é a sigla para a programação neurolinguistica. É um modelo operacional detalhado dos processos envolvidos no comportamento e na comunicação humanos.

(18:19:53) Natália pergunta para Marilia Reis: Já tentei terapia com PNL e achava um pouco estranho ter que me imaginar em situações das quais eu gostaria que fossem reais, é assim que funciona ou entrei nas mãos de alguém incapacitado?

(18:21:06) Marilia Reis: Fabio, a neurofisiologia traz uma série de conhecimentos que explicam o que a programação neurolinguistca, de uma certa forma, já usava de modo empirico. Eles se complementam. Se você quer saber alguma coisa de neurofisiologia que ajuda a entender a PNL, um bom livro é "O erro de Descartes" de Antonio Damasio.

(18:22:25) HELIO fala para Marilia Reis: JUNTO COM A NEUROLINGUISTICA , PODEMOS TRABALHAR TB, A PARTE DA TERAPIA ORIENTAL , PARA AJUDAR , COMO SHIATSU OU ACUPUNTURA?

(18:23:19) Marilia Reis: Platônica, o que a gente chama de ruim das experiencias são os sentimentos desconfortáveis associados a essas experiencias. Na verdade, mesmo experiencias ditas ruims são fonte de aprendizagem, o que é muito importante. O que a programação neurolinguistica costuma fazer é modificar a sensação descofortável associada a experiencia de modo que você possa lembrá-la sem se sentir mal.

(18:24:30) Toni fala para Marilia Reis: A Neurolinguística é uma psicoterapia? Ela é reconhecida pela Psicologia?

(18:24:36) Milton fala para Marilia Reis: Estou lendo o livro PNL Dr.Harry Alder p/Gerentes. Quero obter mais conhecimentos, que livros voce poderia me indicar:?

(18:26:09) Marilia Reis: Natália, em várias técnicas de PNL existe, efetivamente, esse processo de se imaginar algo que não foi efetivamente vivenciado. O sentido desse trabalho é baseado no fato de que para o nosso cérebro as situações lembradas ou as vividamente imaginadas funcionam como fonte de referência semelhantes. Pode ser meio estranho fazer isso nas primeiras vezes, mas se for adequadamente encaminhado funciona bem.

(18:27:13) mauty fala para Marilia Reis: Qual a relação entre a fé e PNL ? Quando o religioso diz : Voce será curado!!! ou Voce será Abençoado!! Estaria a Religiao usando principios da PNL?

(18:27:16) Marilia Reis: HELIO, a neurolinguistca não exige nenhuma exclusividade. Tudo que for feito em busca de um equilibrio soma bem. Eu mesma me trato com acumpuntura.

(18:28:49) Marilia Reis: Toni, não é uma psicoterapia. É um instrumental que tem uso muito poderoso no processo terapeutico como ferramenta de mudança. jà é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, mas muito desconhecisa pela maioria dos psicólogos.

(18:28:55) MarcosGatti pergunta para Marilia Reis: Boa Noite, Marília! Poderia esclarecer em que o DHE de Bandler se diferencia da PNL?

(18:30:22) Marilia Reis: Milton , sugiro que você comece por um desees dois livros introdutórios. O primeiro é "Introdução à programação neurolinguistca" de Joseph O´Connor ou "Poder sem limites" de Anthony Robbins.

(18:30:58) Sheila fala para Marilia Reis: Pedagogos e professores podem ministrar treinamentos com base na PNL ou é prerrogativa de psicólogos ?

(18:33:13) Marilia Reis: mauty, a PNL é um conhecimento baseado em estudos, trabalhos e vem sendo pesquisada há mais de 25 anos. Na verdade, bons comunicadores religiosos - existem muitos bons por ai - usam principios de comunicção eficazes. Os principios iniciais da PNL são todos relacionados a uma comunicação eficaz.

(18:33:24) Tirloni - RS pergunta para Marilia Reis: Eu acho que a neurolinguística muitas vezes, trabalha muito com o racional, com "regras' a seguir para se manter em equilibrio ou mesmo para alcançar objetivos... Você não acha que o lado emocional deveria ser mais trabalhado?

(18:34:18) Marilia Reis: MarcosGatti , eu conheço muito pouco do DHE de Bandler. Infelizmente, não vou poder responder a sua pergunta.

(18:35:30) Marilia Reis: Sheila, como já falei anteriormente, a PNL não é uma abordagem psicoterapeutica. O que habilita alguém a ministrar treinamentos de PNL é um bom conhcimento de PNL e não a sua fomação proff

(18:35:47) Interessado fala para Marilia Reis: A PNL é bem sucedida em tratamento de questões sexuais? Por exemplo, uma pessoa poderia aceitar melhor a sua opção sexual ou mesmo refazê-la?

(18:36:04) Marilia Reis: Desculpe, continuando. O que habilita alguém a ministrar treinamentos de PNL é um bom conhcimento de PNL e não a sua fomação profissional.

(18:39:53) Marilia Reis: Tirloni - RS, não sei que tipo de contato você teve com a PNL que fez que você tivesse essa impressão. Existe um modelo de mapa mental com o qual a PNL trabalha basicamente onde estão envolvidos processamento mental, que são os nossos pensamentos, fisiologia, que é o modo como nosso corpo está reagindo a esses pensamentos, e estado interno, que é a emoção que acompanha tudo isso. Portanto, não há como trabalhar qualquer aspecto interno sem que a emoção esteja presente.

(18:40:16) Ana Paula pergunta para Marilia Reis: Marília, qual é sua visão perante a Musicoterapia? A neurolingüistica também está ligada a Musicoterapia?

(18:41:02) Marilia Reis: Interessado, sim, e para que isso aconteça é importante entender qual é a questão interna que tesá presente na dificuldade sexual. Ai trabalha-se essa questão básica para resolver o problema.

(18:42:10) Marilia Reis: Ana Paula, não existe uma ligaçãop direta formal entre PNL e musicoterapia. Mas os conhecimentos da PNL são muito favoráveis denmtro de qualquer outra abordagem terapeutica.

(18:42:39) Vivi fala para Marilia Reis: Boa noite! Vo cÊ acredita que o problema de obsedidade, ou nem tanto, mas em relação a um descontrole do peso, tem relação puramente genética ou pode decorrer de maus relacionamentos familiares?

(18:42:41) Meire fala para Marilia Reis: De que forma a neurolinguística pode influenciar no fator Obesidade?

(18:44:12) Digo fala para Marilia Reis: No caso do cantor/vocalista do Grupo Os Paralamas do Sucesso ele "voltou do coma" falando em inglês. Qual a sua opinião acerca do tema??? Tem a ver com neurolinguística???

(18:45:27) Marilia Reis: Vivi e Meire, a questão da obesidade, além de ter em alguns casos fator genético, é profundamente ligada a questões emocionais e sociais. Nesse sentido, a PNL tem uma enorme ação na questão da obesidade ajudando a pessoa a entender qual a função que o excesso de peso tem na sua vida e como modificar isso sem criar lacunas emocionais importantes.

(18:45:56) Alessandro fala para Marilia Reis: Boa noite! Tenho 20 anos. Aos 16, tive um primeiro contato com a PNL. Li uns 6 livros do Dr. Lair Ribeiro. Esses livros geraram grandes mudanças em minha vida. Vc considera essa uma boa literatura em termos de PNL? Sugere algo mais interessante?

(18:46:27) Marilia Reis: Digo, não. Tem muito mais a ver com questão neurológica porque ele teve lesões corporais.

(18:46:59) Cláudia pergunta para Marilia Reis: Marília, boa noite....Gostaria de saber porque o curso de neurolinguística vem sendo utilizado também como treinamento na área de vendas . Qual é a relação?

(18:48:18) Marilia Reis: Alessandro, os livros do Dr. Lair são boms exemplos básicos de PNL. Outros livros introdutórios de PNL são "Introdução à programação neurolinguistca" de Joseph O´Connor ou "Poder sem limites" de Anthony Robbins.

(18:48:27) Faith fala para Marilia Reis: Marilia, qual a relação existente entre a neurolingüística e o cotidiano?Qual a sua importância e o que ela traz de benefícios ao homem.

(18:51:00) Marilia Reis: Claudia, a PNL tem uma enorme função em vendas. Porque seus principios iniciais são ligados a comunicação: como representamos as experiencias internamente, de que maneira a linguagem reflete esse processamento, que tipo de mensagem a comunicação não verbal está transmitindo. Esses principios também têm a ver com reconhecer esses elementos na comunicação do nosso interlocutor. Com isso, a relação com o cliente ou comprador se faz de uma maneira muitíssimo mais eficaz.

(18:51:27) sl-PoA fala para Marilia Reis: Agradeço a aula que estou tendo. Fico somente lendo por me relacionar mto mal com os tempos do chat. Gostei da experiência de vê-las. São mto simpáticas. Pena q algumas pessoas conseguem ter jeitos pouco simpáticos. Um abraço à Marília e a sua "intérprete digital" !!!

(18:51:46) @lex fala para Marilia Reis: Há uma abordagem mais espiritual, exotérica a respeito da PNL e o sujeito no contexto de redirecionamento energático das forças vitais do ser para novos direcionamentos?...

(18:53:38) Marilia Reis: Faith, a PNL melhora profundamente o nosso cotidiano porque permite relacionamentos pessoais de melhor qualidade e mudanças pessoais que permitem o crescimento interno. É evidente que isso tem que ser posto em prática porque o conhecimento teórico sozinho não vai trazer as mudanças.

(18:54:10) Marilia Reis: Obrigada pelas duas.

(18:56:10) Marilia Reis: @lex, dependendo do objetivo que você tem, a PNL ajuda a que você vá se modificando para atingi-lo. A PNL sozinha não tráz desenvoliviento espiritual se a pessoa não tiver esse tipo de intenção.

(18:58:37) Marilia Reis: Foi um prazer ver que tem tantas pessoas interessadas em PNL. Convido vocês a me visitarem no site www.somostodosum.com.br e fazerem o teste de predominancia sensorial, um contato com uma experiência de referência em PNL. Em breve, estará no ar um curso online de PNL. Um beijo para todos.

(18:58:39) Vinícius Segalla/UOL: O UOL agradece a presença de Marilia Reis no Bate-papo. Em instantes, conversem com Karin Rodrigues, jogadora da seleção brasileira de vôlei. Até lá.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube Marilia Reis é Psicóloga e trabalha com Programação Neurolinguística. Atende adolescentes e adultos em seu consultório em São Paulo. Conheça o interativo de PNL
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa