Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 

Características dos 9 Eneatipos

Publicado dia 31/07/2000 12:33:14 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Bom, se você que já deu uma lida nos artigos: o Eneagrama da personalidade - Origens - O seu eneatipo em até quatro palavras, etc., já podemos dar uma idéia de cada um dos nove Eneatipos.

Lembre-se que as considerações negativas de cada Eneatipo representam tão somente distorções das partes positivas de cada um dos Eneatipos descritos. Se alguém achar bom ser um determinado eneatipo é porque alguma coisa está errada. A regra é sentir-se desconfortável com o reconhecimento do seu Eneatipo, ok? Vai com calma, é só uma sinopse. Você pode se encontrar até facilmente com esta pequena descrição, ou pode ficar em dúvida, até com uma descrição bem detalhada, fique frio. Se você se identificar, pelo menos com 50% das afirmações, parece que você tem uma afinidade com este Eneatipo. Depois, bem depois a gente vai ver nos próximos artigos. Ta legal?

É bom fazer algumas observações, antes de você começar a ler. Não é necessário você se igualar às características, da forma como foram colocadas. Existem, é claro, inúmeras variações de intensidade, forma de apresentação, etc. Muitas colocações podem ser interpretadas como: "é... eu sou assim mesmo, nossa!". "eu não quero ser assim". Outras vezes: "é, eu sou um pouco parecido... mas de um jeito diferente". Ou: "eu penso assim, mas não é tanto, nem a toda hora". Outras: "é... mas isso é muito raro, raríssimo, mesmo". Outras: "isso não tem nada a ver comigo".

Enfim uma série de formas e maneiras de entender cada afirmação. O que caracteriza, na verdade um Eneatipo é o conjunto de atitudes e não especificamente algumas apenas, na forma e intensidade que são descritas. Uma coisa muito importante: se você tem mais de 25 anos seu Eneatipo pode ter passado por uma série de transformações em função das necessidades existenciais, que podem levar o verdadeiro Eneatipo a usar, a estar mais envolvido com uma das suas asas, ou mesmo com um de seus caminhos possíveis dentro do diagrama de acordo com a Lei de 3 e a Lei de 7. Se você ainda não sabe ou não entendeu o que descrevi nas últimas 4 ou 5 linhas, fica tranqüilo.

O que quero dizer é que: procure se ver, lembrar de ocasiões e episódios do passado, desde quando você era criancinha, na primeira infância até os 7 anos de idade, depois, na adolescência até os 20 ou no máximo, 25 anos, ok? Outra coisa. As afirmações são do Eneatipo e servem para os dois sexos, é claro. Então vamos lá?

Clique aqui e faça o Auto-teste do Eneagrama

por Salomão Fiks

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Obrigado por votar
starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Sobre o autor
clube Salomão Fiks é Psicólogo clínico, atende adolescentes e adultos, individual e em grupos.
Conheça o interativo de Eneagrama
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa