Home > Corpo e Mente

Comunicação: A questão da linguagem

por Marilia Reis

Comunicação: A questão da linguagem

Como fazer para que a nossa mensagem seja mais facilmente compreendida pelos outros?
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que as representações internas da realidade se organizam por meio de imagens, sons e sensações arquivados na mente e que são denominadas sistemas representacionais. Apesar de todos terem as experiências arquivadas nestes três sistemas, é comum as pessoas apresentarem um deles mais desenvolvido. E isso se manifesta em diversos aspectos do comportamento.

Quanto à linguagem, a Programação Neurolingüística percebeu uma relação que se estabelece automática e intuitivamente: as palavras que usamos acompanham e refletem o nosso processamento interno. Ou seja, se prestamos atenção ao aspecto visual da nossa experiência interna (mesmo que inconscientemente), a tendência é usarmos uma quantidade maior de palavras que denotem características visuais, como olhar, ver, claro, perspectiva, enfoque, enquadrar, brilho, etc. Já quando processamos auditivamente, utilizamos palavras com conotação auditiva, como ouvir, perguntar, som, silência, questionar. E se operamos mais cinestesicamente, aparecem termos que descrevem sensações, como sentir, pegar, frio, pesado, gostoso, cheiro.

Quando se tem sistemas preferenciais diferentes, seu reflexo na comunicação pode ser o seguinte: numa conversa em português, uma pessoa fala em "português visual" enquanto a outra em "português auditivo". É aí que surgem situações nas quais têm-se a impressão de que "fulano falou em grego".
Imagine um casal de namorados em que a garota, cinestésica, comenta com o namorado que "sente o relacionamento meio frio, que eles não têm mais tantos momentos gostosos juntos e está aflita com isso". Ele, visual, responde que "não concorda e acha que ela está vendo a situação por uma perspectiva muito negativa, que é melhor olhar por outro ângulo e perceber que ele só está trabalhando demais, mas que sempre mostrou o quanto gosta dela". Por mais que o rapaz tente acalmar a namorada, se ele falar desta maneira é provável que a moça não se sinta entendida. Enquanto ela fala do que sente sobre o relacionamento, ele diz como vê a situação. Nesta conversa não existe lado errado ou certo. O que há é uma diferença de sistemas preferenciais, que produz uma conversa sem muitos pontos de contato.

A PNL descobriu que os grandes comunicadores são pessoas flexíveis e que têm os três sistemas representacionais bem desenvolvidos. Eles operam igualmente em qualquer sistema e assim podem comunicar-se de maneira compatível com os outros. É como se fossem "poliglotas em uma língua só".

Acontece que todos podemos desenvolver as mesmas habilidades de um bom comunicador. Isso porque agora conhecemos os ingredientes de uma comunicação eficaz, sendo que um deles é a capacidade de acompanhar o sistema preferencial do nosso interlocutor. Essa habilidade precisa ser treinada, da mesma forma que treinamos nossos músculos quando nos exercitamos. No começo pode parecer estranho usar palavras que não são muito habituais para nós. Mas à medida em que vamos flexibilizando nossa comunicação, essa atitude torna-se cada vez mais espontânea, a ponto de nem mais precisarmos prestar atenção nela.




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Marilia Reis é Psicóloga e trabalha com Programação Neurolinguística. Atende adolescentes e adultos em seu consultório em São Paulo. Conheça o interativo de PNL
Email: reis.marilia@terra.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:11:49

Veja também
Dicas imperdíveis para trabalhar sem estresse
Despedidas
Evoluir não é opcional, evoluir é obrigatório!
Um chamado para a VIDA!
Confie e se permita ser guiado
Aprender a aguardar e ouvir os sinais


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sábado, 21 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O Ano Novo Solar do Brasil 2019
2. 6 lições que um relacionamento ensina!
3. Como definir quem são os psicopatas da nossa era?
4. 3 segredos para um relacionamento feliz!
5. Os ciclos planetários: momentos ideais para recomeçar
6. Como se blindar dos abusos de uma mãe narcisista perversa?
7. Você se empenha pelo que deseja?
8. Sorrindo com o pai da aurora

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa