Home > Corpo e Mente

Dicas de uso da aromaterapia

por Márcia Cristina Fernandes

Dicas de uso da aromaterapia

Agitação para dormir
Causado por stress, excesso de preocupação ou estimulação mental, os quadros de insônia representam uma constante queixa na população, especialmente daqueles que vivem no frenético mundo urbano. A Aromaterapia oferece um alívio para esta agitação noturna que impede o sono restaurador lembrando que os óleos usados devem ser 100%25 puros, caso contrário, não proporcionarão qualquer efeito e que os óleos não dispensam tratamento médico quando necessário.
O óleo essencial mais indicado é o Lavender (Lavandula officinalis) que proporciona: equilíbrio emocional, mental e físico e relaxamento muscular em quadros de distúrbios noturnos e mau humor ao despertar.
Modos de Aplicação:
-Banho relaxante no sabonete líquido neutro ou diluído na banheira.
-Borrifar Spray Ambiental de Lavanda no quarto antes de deitar.
-Colocar uma gota do óleo sobre o travesseiro proporcionando a inalação durante o sono.
-Colocar uma gota do óleo sobre o *chakra cardíaco (meio do peito) e massagear suavemente ao deitar, inalando e equilibrando a respiração.

Concentração nos estudos
Crianças e adolescentes passam por períodos nos quais a dificuldade de concentração nos estudos evidencia transtornos no processo de aprendizagem.
Em tais circunstâncias, além da avaliação psicológica, os óleos essenciais podem auxiliar atuando como " despertadores mentais" durante momentos de estudo, estimulando o raciocínio e ativando idéias e memória.
Um dos óleos essenciais indicados para as tarefas intelectuais é o Lemon (Citrus lemon), aplicado em Spray no ambiente de estudo ou escritório ou no difusor da escrivaninha do estudante.

Cansaço e sobrecarga
O stress causado por excesso de trabalho, sobrecarga mental, falta de realização, pode além de afetar o desempenho profissional, atacar o físico através de baixas imunológicas, dores e sintomas diversos.
A apatia e o desânimo, a falta de estímulo para prosseguir, a perda da auto confiança e pensamentos negativos acabam minando oportunidades e caracterizando estados depressivos.
Vários óleos essenciais podem ser utilizados de modo a estimular o animo e a coragem, revitalizar e energizar.
Uma avaliação holística proporcionará um quadro de indicação mais precisa e possíveis indicações podem ser alguns dos óleos essências abaixo, utilizados em fórmulas compostas, elaboradas de acordo com a necessidade, para banhos, massagens ou Sprays Ambientais.
Lavender (Lavandula officinalis);
Eucaliptus (Eucaliptus globulus);
Rosemary (Rosmarinus officinalis);
Peppermint (Mentha piperita);
Basil (Ocimum basilicum)

Crianças em harmonia
Hiperatividade, inquietação, hipersensibilidade emocional e excesso de energia podem ser equilibrados com o uso dos óleos essenciais.
A criança com diversas atividades durante o dia entre estudos e brincadeiras pode apresentar dificuldade para acalmar e descansar. Para abrandar e harmonizar a natureza delicada da criança pode-se utilizar os óleos de Chamomile (Antemis nobilis) ou Lavender (Lavandula officinalis) diluídos em Sprays de ambientes ou em sabonetes de banho indicados de acordo com a necessidade da criança.

Falar em público
A expressão clara e objetiva permite uma comunicação saudável e eficiente.
Para aqueles que atuam na área da Comunicação, transmitindo informações ensinamentos, as idéias devem estar alinhadas com a força das palavras.
Terapeutas, professores, expositores, educadores e oradores em geral devem usar a criatividade para falar, transmitir com serenidade e equilíbrio, observando concordância e selecionando termos.
A expressão vocal também inclui os limites e o saber silenciar.
Atuando nesta área, o óleo essencial sugerido no Spray de Ambiente é o Hyssop (Hyssopus officinalis)

Lar doce lar
O retorno para casa depois de um dia repleto de atividades exige um ambiente aconchegante e convidativo ao descanso e bem estar. Todos da família poderão beneficiar-se da Aromaterapia com diversos óleos cujos objetivos diferentes são escolhidos segundo a necessidade do ambiente e de seus integrantes. Uma casa com pessoas harmonizadas será sempre uma casa acolhedora, pois estar refletindo o padrão vibracional de seus moradores. Uma casa com pessoas desarmonizadas ou perturbadas emocionalmente, sujeita a brigas e discussões freqüentes refletirá um ambiente desconfortável e inquietante.
Clima de doença e negativismo também deixam suas vibrações impregnadas nos ambientes, favorecendo o mal estar de seus ocupantes.
Um diagnóstico criterioso das características do ambiente pode delinear corretamente que óleos podem ser utilizados em Sprays Ambientais com maior eficácia.
Para manter um ambiente alegre e próspero sugere-se o Spray de Orange Sweet (Citrus aurantiums var: dulcis).

Meditação
Ideal para ligar-se ao seu Eu Superior e à Paz profunda, conectar-se com a espiritualidade e o divino, a meditação também promove a serenidade e a tranquilização dos planos mental e emocional.
Através da meditação, pode-se relaxar o corpo físico e desenvolver um maior poder de percepção de concentração.
Os benefícios de meditação incluem a limpeza de pensamentos e sentimentos fazendo-nos tornarmo-nos unos com o Universo.
Como nem sempre podemos nos valer de cenas como uma linda paisagem, do silêncio profundo do alto de uma montanha, dos sons da natureza, como pássaros e riachos, nos momentos dedicados á meditação, o óleo essencial de Frankincense (Boswelia carteri) é a indicação através de difusor ou Spray Ambiental para auxiliar a aprofundar a respiração e aquietar a mente.

Purificação e proteção
Ambientes impregnados de negatividade, baixo astral, irritabilidade, perturbações espirituais podem contaminar as pessoas que o freqüentam com energias de vibração inferior gerando muito mal estar.
Fazer um diagnóstico nos ambientes, sempre nos leva a pesquisar o tipo de pensamentos e de sentimentos predominantes das pessoas.
Com os óleos essenciais aplicados em Sprays Ambientais é possível fazer uma "faxina no campo astral" que proporciona a desobstrução das negatividades e purificação dos pensamentos obssessivos e ideias assombrosas, sentimentos inferiores e vibrações prejudiciais como as de inveja e medos infundados.
De acordo com a necessidade, os óleos essenciais de Rosemary (Rosmarinusofficinalis) e Juniper (Juniperus comunis) podem ser ótimas indicações.

Reuniões de trabalho
Diversos aspectos podem ser observados para o bom desempenho de um profissional ou de uma equipe de trabalho: concentração, criatividade, positividade, entusiasmo, assimilação de idéias, ânimo, liderança equilibrada.
A escolha dos óleos essenciais dependerá dos objetivos e necessidades da empresa e terão um ótimo resultado quando utilizados em forma de Sprays Ambientais.
Atuando tanto no ambiente como nos profissionais, segue o princípio da avaliação específica de necessidades, elaborando-se um composto aromático.
Diante de reuniões estressantes que definem projetos e estabelecem metas ou decidem o futuro da empresa podem ser utilizados óleos como:
Rosemary (Rosmarinus officinalis)
Bergamot (Citrus bergamia)
Estes óleos proporcionam proteção psíquica, alerta mental e humor positivo.

Lembrando que Os óleos usados devem ser 100% puros, caso contrário não proporcionarão qualquer efeito e somente um profissional qualificado pode dar a melhor orientação a respeito do uso, recomendações e restrições.
Os óleos não dispensam tratamento médico quando necessário.



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Márcia Cristina Fernandes é Terapeuta Floral e Aromaterapeuta,
docente e supervisora do curso de Pós Graduação
em Terapia Floral do IBEHE. Conheça o teste dos Florais e
Conheça os auto-testes de Aromaterapia
Email: marcia_flower@yahoo.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 23/09/2018 23:08:34

Veja também
Por que meus filhos não conseguem ir para a Vida nem ser felizes?
Fracasso ou Sucesso?
Fibromialgia e vidas passadas
Dificuldade na aprendizagem
É hora de acordar!
A busca


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 20 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa