Menu

Duas Perguntas Mágicas para vivermos no presente. Sempre!

por Roberto Inácio em Corpo e Mente
Atualizado em 08/04/2020 11:35:06


Fiz há alguns meses cirurgia da catarata (os exercícios do Self-Healing e os óculos Yoga para os Olhos ajudam bastante nesse caso também, desde que a catarata não esteja desenvolvida demais, como a minha estava).

Com a melhora da visão, estou notando coisas bem interessantes e curiosas.
Hoje não tenho dúvida que o foco e a atenção são fundamentais para a visão. Vejo coisas hoje que antes não via mas não exatamente pelo problema da visão, que não estava tão ruim assim. O que acontecia é que habituado a ver aquelas coisas, em casa, no escritório e também na rua, já não prestava atenção nelas. Enxergando melhor, observando mais detalhes e tendo mais clareza nas cores, fui analisando essas coisas e concluindo que a gente vê de fato aquilo que quer ver, ou seja, aquilo onde pomos nossa atenção total.

Logo em seguida, li uma pesquisa que comprovou que quem lê um texto impresso em papel entende muito melhor o texto de quem lê a mesma coisa no computador, principalmente na internet. Porque a internet distrai a atenção de quase todas as pessoas, com tantas coisas que aparecem na tela.

Então, passo para vocês um ótimo exercício, talvez o melhor que já li, para vivermos focados no presente (o passado já passou e o futuro ainda não existe. Isso é óbvio mas quase todo mundo vive focado no passado ou no futuro.)
Esse exercício eu encontrei num ótimo livro, bem antigo, chamado Você é o Responsável.

Existem duas perguntas mágicas que você precisa propor a si mesmo, muitas e muitas vezes por dia. As respostas que vierem à tona serão o guia do que você precisa.
Primeira pergunta mágica:
O que está acontecendo exatamente agora?

E isto inclui:
O que estou fazendo?
O que estou sentindo?
O que estou pensando?
Como estou respirando?

Segunda pergunta mágica, para fazer após responder às questões da primeira pergunta:
O que quero para mim, neste novo momento?
Ou seja, quero continuar com o mesmo fazer/pensar/sentir/respirar? Ou quero fazer alguma mudança?
Na verdade, você fará muitas mudanças assim que tomar consciência do que está acontecendo neste momento, sem ter tomado uma decisão deliberada de mudar.
Por exemplo, perguntar para outra pessoa: "Você está consciente de sua respiração neste exato momento?" facilita, invariavelmente, uma mudança instantânea. É como se a pergunta fizesse a pessoa conscientizar-se de que estava inibindo um ciclo respiratório completo e normal, e isso permitie ao corpo um grande suspiro de alívio, uma profunda inspiração e depois expiração. E assim a respiração melhora muito!
E como está sua respiração neste exato momento, depois de ter lido este parágrafo?
Uma máxima terapêutica fundamental assevera que a mudança ocorre quando você se torna o que você é e não quando tenta se tornar o que não é. A mudança não se dá com resoluções para se "fazer melhor", para "tentar melhorar", não se dá através de exigências das figuras de autoridades, ou com súplicas, técnicas de persuasão, e nem mesmo pelas imitações de 'pessoas importantes'. Paradoxalmente, parece que as mudanças ocorrem quando se abandona a busca impetuosa do que se quer ser (ou do que se pensa que se deveria ser) e se aceita - e se experiencia plenamente - o que se é.
Porque todos nós somos muito importantes e a continuação de nossa espécie neste planetinha depende de todos nós. E o mais importante é que cada um faça a sua parte, sem se importar com aqueles que nos parece que não estão fazendo a parte deles.
Ou usando uma frase muito velhinha: Cada um por si e Deus por todos!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


roberto
Roberto Inácio é jornalista, foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa