auravide auravide

Fronteiras para o Bem-Estar


A luz é realmente fascinante! Pequenas maravilhas inventadas com o intuito de nos trazer bem-estar, conforto, praticidade e funcionalidade.
Podemos brincar com a imaginação, criar cenários, valorizar focos de interesse, aumentar a produtividade, trazer aconchego e ter segurança.
Um fator essencial para o sucesso de um estabelecimento comercial é a Iluminação. Recantos mágicos do jardim ficam valorizados.
A Iluminação interfere na harmonia e no equilíbrio dos moradores ou usuários do local.
Com pequenos toques sutis, altera-se a intensidade da luz (sistemas de dimerização).

Iluminação e Feng Shui
Aprendendo a utilizar esta sabedoria milenar, para iluminar e orientar a casa, permite-se viver em harmonia com o meio, receber a luz solar nos lugares adequados e otimizar as influências positivas.
Qualidade no ambiente. A luz transforma o espaço. Um quarto pode parecer menor e apertado ou aconchegante e confortável dependendo de como está iluminado.
Há muitos aspectos para criar uma boa Iluminação. A escolha da lâmpada adequada para cada ambiente e necessidade influenciam no humor, na reprodução das cores e na energia que o local exerce sobre as pessoas. Em um primeiro momento, avalie se a casa está corretamente posicionada. Está situada de uma forma que pode receber a luz natural? Está de frente para o oeste, ao norte ou ao sul? As pessoas se surpreendem ao conferir o grau de conforto que a casa oferece quando está corretamente posicionada.

No Feng Shui, o oeste é a direção mais conservadora. O leste se refere mais às novas idéias e à energia fresca. Isto não quer dizer que um seja melhor que o outro, porém o exemplo mencionado pode alterar o estudo luminotécnico de uma casa. No decorrer do dia, literalmente, o sol envolve a casa; a cozinha está bem iluminada, o living recebe o sol durante a tarde. O dormitório e o corredor também têm mais luz. Os banheiros, de frente ao norte, recebem o último sol. Os proprietários sentem maior vitalidade e dormem melhor. Também é importante considerar o clima do lugar. Se é uma região onde há calor a maior parte do ano. Neste caso, seria mais conveniente uma orientação em que se receba o sol pela manhã e estar protegido do sol do meio dia.
A iluminação natural produz uma enorme influência em nosso bem estar, tal como demonstra não só o Feng Shui, mas também os abundantes estudos científicos que mostram a relação entre a luz solar e os diversos aspectos de nosso bem estar como o estado de ânimo e de repouso.

E para conseguir o clima perfeito?
Cada cliente é único, especial e possui necessidades específicas. Para nós, profissionais da área, além de uma boa bagagem cultural e estarmos antenados com as últimas tendências do mercado, temos que especificar a lâmpada ideal para a luminária correta. Aproveitando o uso de texturas, formas e cores e também a brincadeira com as sensações.
Ambientes mal iluminados podem se tornar desinteressantes, pouco freqüentados e gerar fadiga física. Já o excesso, causa irritação, desejo de afastamento do local e até dores físicas.
Uma Iluminação mal planejada “mata” o projeto. As novas tecnologias e aplicações exigem uma atualização constante. O investimento inicial, adequado ao uso e função, retorna em benefícios financeiros e emocionais. Temos que pensar em consumo de energia, durabilidade, manutenção e estética.
Conhecimento é a chave do sucesso...

Espaços Harmonizados
Veja como podemos harmonizar os ambientes com medidas simples:

Jardim: representa a nossa espiritualidade. É onde relaxamos, depois de um dia agitado. Lembra mistério, luz e sombras. A iluminação destaca os focos de interesse, ilumina os arbustos e as árvores por baixo criando volumetria, direcionando os caminhos para melhor visibilidade e segurança. Utilize a lâmpada PAR blindada em luminárias adequadas. Para ocasiões especiais, coloque sobre algumas luminárias filtros com cores, muito comuns em cenografia.

Porta de entrada: é o cartão de visitas do lar, como se fosse um guardião. Como as lâmpadas ficam acesas durante um período longo, uma solução econômica seria trabalhar com lâmpadas fluorescentes compactas.

Hall de entrada: símbolo de boas-vindas e passagem da imagem pública para a vida familiar. É interessante ter uma atmosfera receptiva com arandelas, criando a sensação de aconchego.

Salas: Necessitam de flexibilidade. Cada família possui hábitos e costumes diferentes. Se trabalharmos com circuitos independentes e dimerizados, há a possibilidade de inventar cenários para momentos únicos do nosso cotidiano.

Sala de jantar: A mesa não pode ficar com as pernas bambas, pois representa a família. As cadeiras, os membros desta família. Considere diferentes possibilidades: um jantar à luz de velas, uma festa ou o dia-a-dia...

Sala de estar: É necessário possuir versatilidade para ler, conversar, receber amigos, ouvir uma música, etc. Se temos uma sala com predominância da cor branca, podemos brincar com lâmpadas coloridas. Altera o astral sem grandes investimentos!

Home-office: Muitas vezes, trabalhamos à noite. Precisamos de concentração, criatividade e bons relacionamentos profissionais. Para deixar o ambiente mais leve, coloque uma pequena fonte com água. O barulho suave da água incentiva a intuição. Posicione uma luminária de mesa para Iluminação de tarefas. O entorno não deve ficar totalmente escuro, cria o efeito estroboscópico.

Cozinha: Está ligada à criatividade e à prosperidade. Uma tendência atual é a integração da cozinha à área de estar. Nos fins de semana, uma distração é reunir os amigos para testar uma receita nova ou para uma conversa descontraída. Neste ambiente, a luz permanece ligada o dia inteiro e precisamos de boa reprodução de cores (IRC) para não alterar a cor dos alimentos. Uma alternativa é usar luminária central com luz fluorescente e para tarefas, fluorescente compacta.

Banheiros: Representam a nossa vida sexual, a limpeza, o descarregar das tensões do dia-a-dia. Utilize uma Iluminação geral e no espelho, duas arandelas laterais para não criar sombra, permitir a maquiagem e fazer a barba.O estudo e aplicação das cores
No teatro, utilizam-se filtros para Iluminação cênica. Em ambientes com predominância da cor branca, uma alternativa é trabalhar com lâmpadas coloridas. Cuidado ao escolher uma lâmpada de cor quente para ambientes de cores frias (azul, lilás, verde): não realça a cor na decoração.

No teto:
O amarelo no teto ilumina e estimula; nas paredes esquenta o ambiente, fica excitante e pode até irritar; no piso fica alegre e divertido.
Já o azul, em tons claros, lembra o céu; nas paredes, passa a sensação de frieza, frescor e relaxamento; no piso, estabilidade.
Se a intenção é estimular e chamar a atenção para o teto, a cor laranja é a ideal. Nas paredes, fica luminosa e quente e no piso direciona o olhar.
- Cinza deixa o teto sombrio... Nas paredes e no piso, dá neutralidade.
- Para obter um clima dramático, use a cor marrom. No teto, ela atua psicologicamente dando opressão. Nas paredes, se for projetado sobre pintura, fica pesada e sobre madeira dá estabilidade. No piso, dá segurança, pois remete ao solo.
- O preto causa opressão; nas paredes, dá sensação de prisão e, no piso, fica estranho.
- A cor rosa cria a conotação de delicadeza e conforto; nas paredes, inibe a agressividade e, no piso, torna-se sutil demais.
- A cor verde inspira proteção e frescor; nas paredes remete à calma e passividade; no piso, relaxa e remete à natureza.
- O vermelho dá um efeito perturbador. Na parede, é altamente estimulante e, no piso, deixa as pessoas alertas.

Conclusão
Se um imóvel está com uma boa circulação funcional, cores agradáveis e a Iluminação bem resolvida, ultrapassamos fronteiras e continuamos a nossa jornada, usando a intuição e a criatividade em busca da realização de nossos sonhos. Para que o coração seja sempre o foco principal e o Universo conspire a nosso favor...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


mon
Mon Liu é designer de interiores,
paisagista e presta consultoria
em São Paulo.
Visite seu Site
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa