Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Matrix imita a Vida  
Home > Corpo e Mente

Matrix imita a Vida

por Rodolfo Fonseca

Compartilhe
   

Enquanto tomava banho, senti enorme vontade de escrever sobre o filme Matrix, pois percebi algo novo e diferente: Como ele imita a vida.
Sempre pensei na maravilhosa complexidade desta obra, querendo a princípio Sair da Matrix e, às vezes, voltar para ela... E mesmo depois de ter assistido tantas vezes todos os filmes e até jogado o jogo sobre a série, ainda acabo descobrindo algo novo e belo.
Desta vez, tracei mentalmente uma analogia com a minha vida, meu cotidiano e consegui ver algo realmente novo e interessante, ao menos para mim, pois comecei a interpretar o filme como fazia com um livro na escola e acabei indo bem além... Vou tentar explicar:

Comecei pensando em Neo, o personagem principal e me imaginei como sendo ele, podendo assistir e ao mesmo tempo atuar, aprender e ensinar, amar e ser amado e viver ou “voltar pra casa”.
Pensei, então, em Trinity, que considero a musa inspiradora, o romance, minha esposa, a namorada, a amante.
Lembrei do sempre presente Morpheus, o pai, o protetor - aquele que ensina o respeito e inspira sabedoria e proteção.
O não menos importante Oráculo, nosso guia espiritual, nossa parte “realmente inteligente” que está em contato com Deus, mas com certeza que lembra o que viemos fazer aqui, pois eu não me lembro, mas bem que gostaria.
Estamos indo bem? V. está me acompanhando?

Pensei no arquiteto, que nada mais é que um político tomando decisões de grande porte... Se a Matrix fosse uma cidade, o arquiteto seria o prefeito. A gente pede pra consertar um buraco e ele constrói uma ponte por cima, que demora anos e é superfaturada!
Interessante mesmo foi o personagem do primeiro filme, Cypher, que muitos fizeram analogia a Judas, aquele que traiu a todos. Mas não consigo ver ele apenas assim, sempre penso nele como nosso biorritmo, nossos altos e baixos, naqueles momentos em que queremos desistir de tudo e mudar, ou quando mudamos e nos arrependemos e desejamos voltar ao que éramos... Este personagem é muito importante para mim.
Isso me fez pensar nos desafios do dia-a-dia e por tabela no Agente Smith, que acabou se revelando no último filme da série como o ‘lado sombra’ de Neo.
Imediatamente todos os personagens fizeram sentido na história, pois é por causa dele que toda ela se molda. Do início ao fim, Neo luta contra ele mesmo, de várias maneiras e momentos diferentes e, no final do filme, ao invés de lutar contra a Matrix, Neo se junta a ela para derrotar a ele mesmo, ou melhor, seu lado sombra Smith.
Pensei, então, em nossa vida e nos milhares de contos antigos e novos em que podemos ver o mesmo enredo de situações pelas quais passamos todos os dias, quando pensamos que estamos enfrentando o desconhecido e na verdade somos apenas nós mesmos, ou nossos irmãos - alguns gêmeos, outros mais parecidos com Smith, mas que sabemos que de alguma forma fazem parte de nós e a gente deles.

Tudo isso acontecendo no palco da Matrix, na Terra e no Maia (ilusão)... O único lugar que poderia propiciar tão interessantes experiências diárias de alegrias e tristezas, desafios e sincronicidades, para nos testar e ao mesmo tempo nos ensinar com nossos próprios erros e acertos o tempo todo, seja agindo durante o dia, ou quando estamos dormindo e viajando em nossos sonhos, limpando e reciclando nossas mentes para uma nova experiência que vai acontecer... AGORA!

PS.: Momento Nerd...
Aqui podemos ver os principais opositores devidamente reintegrados à Matrix, felizes e até fazendo pose para foto, pois agora viraram artistas famosos. Neo e Trinity estão vivos e serão pais, assim como o agente Smith que está dando um abraço em Trinity e deixando Neo levemente enciumado. ;-)


Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Matrix imita a Vida
Avaliação: 3 | Votos: 236

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Leia Também:

  Matrix Capítulo 1


Rodolfo Fonseca é co-fundador
do Site Somos Todos UM
Visite seu Site

Email: rodolfo@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 28/10/2005 11:48:01

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 22 de julho de 2018


energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade