auravide auravide

Meditação faz muito bem ao corpo físico, também


A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e propicia uma melhor oxigenação e freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais sereno e tranqüilo e sem interrupções. Ainda no campo da saúde, ela atenua enxaquecas e resfriados, auxilia numa recuperação mais rápida nos pós-operatórios e cria toda uma condição para que a digestão alimentar se processe bem melhor, por que o aparelho digestivo está distendido, sem tensão e, portanto, em condições de receber o alimento.
No campo psíquico, a prática também mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente, de origem afetiva. Há, por parte de quem pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.

(Esse texto é de Lia Diskin, da Associação Palas Athena, uma das maiores conhecedoras de Meditação no Brasil, e também uma das maiores divulgadoras da Meditação entre nós. Lia, inclusive, dá cursos de Meditação, entre vários outros, todos ótimos, para a formação de divulgadores da Meditação. O curso é maravilhoso, se você puder fazer, faça. Veja o site link
E eu vou passar para vocês uma Meditação da Medicina Chinesa que eu pratico e acho ótima.

Meditação do Sorriso Interior

Sente-se de uma forma bem confortável, no chão ou mesmo em uma cadeira, com as costas eretas e desencostadas, e comece a olhar para a ponta de seu nariz. A gente fica com cara de 'abobado', mas é um exercício ótimo não só para ganhar foco e concentração, mas também para os olhos. Permaneça assim uns 2 a 3 minutos, mas pode começar ficando menos tempo para não forçar demais os músculos dos olhos.
Leve o olhar, ou apenas imagine, até o 3º olho, o ponto entre as sobrancelhas, feche os olhos e se concentre um tempinho aí, respirando mais profundamente e também de forma mais lenta, tanto na inspiração como na expiração.
Agora, imagine que você está levando a energia acumulada no terceiro olho para os órgãos físicos principais. Primeiro para os pulmões, você 'vê', ou imagina, seus pulmões e agradece a eles tudo o que eles já fizeram, e vai continuar fazendo, por você. Sorria e diga obrigado, obrigado... E você vai ver, ou sentir, os pulmões sorrindo para você e também dizendo obrigado.
Vá repetindo os agradecimentos e sorrisos para o coração, depois para o fígado, em seguida para os rins e, por fim, para o baço e o pâncreas (mais ou menos na mesma altura do fígado, só que do seu lado esquerdo).
Agora, fique mais alguns minutos apenas prestando atenção à respiração e sentindo o enorme bem-estar que vai se espalhando por todo o seu corpo.
Importante: se você tem, ou está, com algum problema em algum desses órgãos, fique mais tempo nessa parte do corpo e sorria e agradeça a esse órgão várias e várias vezes. Porque, pode ter certeza, ele está trabalhando muito para recuperar a sua saúde.
Faça essa meditação diariamente durante 21 dias e só, então, analise os resultados. E aí, já com prática, você pode meditar agradecendo todas as partes de seu corpo: olhos, ouvidos, boca, dentes, estômago, intestinos, reto, sistema esquelético, muscular etc. etc... E quando tiver muita prática, trabalhe também com o cérebro, hemisfério esquerdo, direto e cérebro posterior, o reptiliano... Segundo a Ciência, é impossível sentir o cérebro. Experimente e veja o que você acha dessa opinião.
Se você tiver dificuldade em fazer essa Meditação, comece mais simplesmente, apenas respirando tranquila e profundamente e prestando atenção nessa respiração.
Para mim, a única coisa que existe que chega bem perto da panacéia - o remédio para todos os males - é a Meditação. Experimente e depois nos conte.

NEURÓBICA

E agora um exercício neuróbico, bem mais difícil do que os anteriores. Condessa quer dar um presente ao marido Conde e decide contratar um pintor para fazer seu retrato que, se ficasse bonito, seria o seu presente para o marido.
Como na época não havia a tal da moeda corrente, tudo era pago em ouro ou em simples trocas, ela pega a barra de ouro de 15 centímetros que tinha e vai falar com o pintor. Que diz que o trabalho levaria 15 dias para ficar pronto e ele queria receber um centímetro da barra de ouro por dia, sem outra possibilidade.
A Condessa concorda e vai ao único ourives de sua região para cortar a barra. Mas o ourives lhe diz que sua máquina de corte está com problema e ele só poderia cortar a barra em 4 pedaços. E depois ele vai mandar arrumar a máquina, mas vai demorar mais de um mês para recebê-la pronta.
E agora, pensa a Condessa, o que eu faço?
Vamos ajudar a Condessa? Como você acha que ela pode sair dessa?
(Experimente resolver o problema depois de você fazer a Meditação. Porque meditar também é ótimo para o cérebro.)

Responda para o email abaixo, acertando você ganha uma edição do Jornalternativo impresso.




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


roberto
Roberto Inácio é jornalista, foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa