auravide auravide

O Feng Shui e a influência das cores na harmonia de ambientes


O Feng Shui, uma ciência natural criada na China há mais de 5 mil anos, já é muito utilizada como técnica para proporcionar harmonia em residências e escritórios, em ambientes comuns, como quartos, salas de estar e cozinhas. Mas além de lugares fechados, as cores e outras aplicações do Feng Shui também podem ser utilizadas em áreas externas, onde as pessoas se reúnem para reuniões íntimas em família, com amigos ou até para reuniões de negócios em tom informal, como quiosques e varandas.

A ciência milenar Feng Shui procura facilitar a harmonia dos habitantes e seus ambientes, trabalhando com os cinco elementos da natureza - fogo, terra, metal, água e madeira - e suas cores. O bom senso, horóscopo, psicologia, radiestesia, intuição, neurolingüística, comunicação visual, geografia, teoria das cores, paisagismo, design de interiores e misticismo são outras áreas de conhecimento necessárias para a qualificação do bom especialista em Feng Shui.

Antes de qualquer iniciativa para a aplicação prática dessa ciência, é importante analisar o terreno da construção. "Os melhores terrenos são os quadrados e retangulares, em aclive, nunca em declive (sensação de perda de status, de decadência)", diz Liu. "Em morro, o ideal é aquele terreno situado no meio do relevo. O terreno em geral deve ficar mais alto na retaguarda, ter amplo espaço na frente", recomenda.

Mon Liu avalia que a presença do jardim, tanto em residências como nos escritórios, é fundamental para a harmonia do habitante. "A cor verde simboliza equilíbrio, saúde, esperança, facilita a comunicação e aproxima as pessoas", diz. "A terra e a vegetação descarregam as tensões, acalmam o ser humano. Se estamos com excesso de energia, aconselha-se abraçar uma árvore ou tocar o solo. O colorido e o perfume das flores trazem alegria ao homem".

Plantas, quiosques e terraços

Devem-se evitar plantas com folhas pontiagudas (estilo "lanças"), as melhores são as arredondadas.
Flores - rosas, vermelhas e brancas são as indicadas para as "áreas de relacionamento", de acordo com o Feng Shui. Para as "áreas de prosperidade", como quiosques, recomenda-se a presença de bambus e flores vermelhas.

Em "áreas de relaxamento e espiritualidade", o Feng Shui dá preferência para objetos e flores de cores branca e lilás, que incentivam a intuição. Para "áreas de criatividade", onde o habitante tem o costume de realizar seu trabalho ou pensar nele, recomenda-se paredes, objetos e vegetações de cores vibrantes, como amarelo e laranja.

Em varandas ou terraços, é indicada a aplicação de tintas com cores "aconchegantes" - alaranjadas, terrosas, naturais -, no caso de utilidade para conversas com a família e amigos. Se a utilidade predominante for relaxamento, tons verdes e azuis são recomendados, já que proporcionam uma sensação mais agradável, principalmente se houver piscina, cascata ou fonte por perto.

Garagens e fachadas

A garagem da residência deve ser larga, bem iluminada, de fácil visualização e, de preferência, de localização curva em relação à casa. Branco, cinza, verde e azul claro estão entre as cores mais indicadas para as suas paredes.

Em casas não térreas, Mon Liu afirma que é importante evitar que a garagem seja construída exatamente abaixo de pavimentos onde estão os dormitórios, devido a gases tóxicos e aos movimentos sob a cama, que prejudicam o descanso do morador, segundo os preceitos da ciência chinesa.

As "cores da harmonia" para as paredes externas são as contrastantes - alaranjada, púrpura, terrosas -, quando representarem fundo para a vegetação, de modo que os arbustos se destaquem.

Em fachadas, segundo a especialista Liu, o ideal é a aplicação de cores "alegres e luminosas" - alaranjado claro, verde pistache, azul -, de modo a atrair bons fluídos.

Feng Shui
Cuidado em escolher o profissional de Feng Shui. O melhor é o intuitivo, atuando como consultor, com "certo feeling", capaz de perceber a energia do local. "Charlatães tem um período de trabalho curto, é necessário que o especialista faça cursos de autoconhecimento e criatividade, além de se reciclar constantemente", diz.

Depois da aplicação do Feng Shui, os efeitos benéficos ao habitante devem ocorrer no prazo médio de 3 meses. A energia da pessoa somada à energização do ambiente vai fazendo o processo funcionar, a sensação de bem-estar e a harmonia do ambiente contribuem para que o indivíduo melhore. As pessoas estão em constante mutação e, de tempos em tempos, é necessário fazer a purificação e a energização".


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


mon
Mon Liu é designer de interiores,
paisagista e presta consultoria
em São Paulo.
Visite seu Site
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa