Menu

O que Você escolhe para 2010?

por Rosemeire Zago em Corpo e Mente
Atualizado em 30/12/2009 03:24:57


Estamos começando mais um ano, e que seja repleto de aprendizagens, reflexões, acertos, perdão, sucesso, saúde, paz, amor e, principalmente, que cada um desperte para uma vida com mais consciência. Enfim, que cada um consiga aquilo que deseja, e para isso o importante é resgatarmos quem somos verdadeiramente, a nossa essência, aquela parte nossa sem manipulações, medo, culpa, que só nos faz adormecer e aprisionar.

E você, sabe o que quer para sua vida? Desejamos muito aos outros, mas será que paramos por alguns minutos e refletimos sobre o que desejamos para nós? Independente da época do ano, é importante vez ou outra analisar o rumo que estamos dando a nossa própria vida. Será que o que você está fazendo irá levá-lo a conquistar o que deseja? E o que você deseja? Não, não responda por impulso, sem refletir no que essa pergunta significa. Estou me referindo aos seus mais profundos anseios. Você consegue identificar o que gostaria que mudasse em seus relacionamentos, em seu trabalho, em sua forma de conduzir sua vida, em você mesmo? Você está feliz neste momento? Não se apresse em responder essas perguntas, mas comece a pensar um pouco mais sobre elas.

Algumas pessoas começam o ano fazendo muitas listas do que devem ou desejam fazer, mas ao final de cada ano quanto dessa lista foi realizado? O que nos leva a sermos tão exigentes, críticos, que mal conseguimos cumprir com aquilo que nos comprometemos? Será que realmente buscamos aquilo que nossa essência quer ou o que nos fizeram acreditar que deveríamos querer? Não, não é uma resposta fácil de responder. Muitos estão tão presos ao passado, com suas mágoas, ressentimentos, culpas, carregando consigo uma história de cobranças e fracassos, que se sentem cada vez mais cansados para continuar. Outros se preocupam tanto com o futuro, com planos a longo prazo, com aquilo que precisam conseguir, que não conseguem sequer pensar para aonde estão indo, simplesmente vão agindo, trabalhando muito, ocupando o tempo para, acima de tudo, não sentirem. E o momento presente parece nunca existir. Sim, o passado é importante para entendermos nossa história, nossos sentimentos, uma parte importante de nossa vida, e muitas vezes vivemos as conseqüências das escolhas feitas lá atrás, mas uma vez compreendida a lição de tudo que passamos, superamos, e acima de tudo, o que aprendemos, podemos nos permitir estar apenas no momento presente. E o futuro? Claro que também é importante, há planos que devem ser feitos agora para que possamos alcançar algo, mas aquilo que iremos colher será determinado pelas escolhas feitas agora, no momento presente. E por que estamos sempre nos amanhã? Porque nos deixamos contaminar pela velocidade da tecnologia e informação e queremos sempre bater nosso próprio recorde, fazendo cada vez mais coisas em menos tempo. E o que conseguimos com isso, além de estresse, ansiedade, e consequentes sintomas e doenças? Não está na hora de refletirmos de outra forma e descobrirmos que somos nós o maior agente de nossa cura e felicidade?

Você já exercitou ficar um pouco mais neste momento? Faça isso agora... por alguns segundos deixe todas suas preocupações de lado, tranquilize sua mente e seu coração... observe todo seu corpo... está tenso ou relaxado? Sua testa está contraída, seus lábios tensos, a arcada superior e inferior de seus dentes estão cerradas? E seus ombros? Solte cada músculo de seu corpo... solte seus ombros, deixe-os cair... Observe sua respiração... está ofegante ou tranquila? Respire sem pressa... E seus batimentos cardíacos... estão em ritmo acelerado? Quanta tensão! Relaxe... faça isso, são apenas alguns segundos e perceba a diferença!

Agora procure se lembrar de um momento feliz... pode ser de quando você era criança... brincando... com o que você brincava? Sua infância foi triste, infeliz? Mesmo se teve muita tristeza, ainda assim você teve algum momento de alegria. Lembre-se e traga aquele sentimento para o momento presente, você consegue. Deixe que o contagie! Com certeza você deve estar com um leve sorriso em seu rosto... Você consegue se lembrar como se entregava aquilo que fazia? Como você vivia intensamente cada momento? Como era brincar com o que você queria? Quem escolhia as brincadeiras? Você devia brincar com o que gostava... E por que agora tem que ser diferente? Resgate sua vontade de escolha, sem a interferência de ninguém. Resgate acima de tudo sua capacidade de se entregar, de ser simplesmente você mesmo, com a diferença básica que você neste momento não precisa de ninguém para lhe ditar regras, para dizer que horas deve comer, qual roupa vestir, qual sentimento deve e pode sentir. Sinta a vida, a sua vida!
“Ah, eu não sou mais criança, isso passou há muito tempo”, você deve pensar. Mas aquela criança alegre que você foi um dia ainda existe, e ela como ninguém sabe viver o momento presente! Ela tem a sensibilidade de valorizar uma flor, um dia de sol ou de chuva, um abraço, um carinho, uma xícara de chocolate em dia frio. E como era bom raspar a colher na panela em que o brigadeiro havia sido feito, lembra? Pense sobre a criança que você foi um dia, não para chorar ou se lamentar, mas para aprender a valorizar as coisas simples da vida e você, hoje um adulto, sabe que a vida é feita das “pequenas grandes” coisas, mas que o passar dos anos nos faz esquecer e sofrer. É, as pessoas nos machucam, nos decepcionam, nos ferem. Mas podemos escolher entre chorar, ficar remoendo o que aconteceu, pensando em como gostaríamos que acontecesse ou decidir ser feliz hoje, agora, neste momento. O que você escolhe?...

Por mais difícil que este momento possa ser, só depende de você o tipo de sentimento que permitirá sentir. Lembre-se que os frutos que você irá colher amanhã depende das sementes que você escolher hoje! E entre tantas sementes, que tal escolher sementes de amor, perdão, fraternidade, compaixão e libertar-se de tudo, mas tudo mesmo, aquilo que lhe machuca, fere, aprisiona? Você pode viver a alegria, ela está dentro de você, apenas adormecida por tantas limitações e manipulações que nos fizeram acreditar. Desperte, acorde para você mesmo, permitindo e comprometendo-se a viver simplesmente na verdade de quem você é realmente!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


zago
Rosemeire Zago é psicóloga clínica CRP 06/36.933-0, com abordagem junguiana e especialização em Psicossomática. Estudiosa de Alice Miller e Jung, aprofundou-se no ensaio: `A Psicologia do Arquétipo da Criança Interior´ - 1940.
A base de seu trabalho no atendimento individual de adultos é o resgate da autoestima e amor-próprio, com experiência no processo de reencontrar e cuidar da criança que foi vítima de abuso físico, psicológico e/ou sexual, e ainda hoje contamina a vida do adulto com suas dores.
Visite seu Site e minha Fan page no Facebook.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa