Menu

O Toque também é terapêutico...

por Roberto Inácio em Corpo e Mente
Atualizado em 08/04/2020 11:35:01


E a Automassagem é ótima para vários probleminhas!

Qual é o maior órgão de seu corpo? A pele, claro. Nós todos sabemos que o contato físico é quase sempre bom (salvo se for entre torcidas de times de futebol inimigas - alguém aí sabe me explicar a estupidez dessas brigas?). Mas você sabia que a falta de contato físico pode afetar sua saúde e até a sua sobrevivência?

O texto a seguir é de um livro maravilhoso - Amor e Sobrevivência - escrito por um médico também fantástico: Dean Ornish.
Ele cita um problema sério ocorrido em 10 instituições que cuidavam de bebês: todas as crianças com menos de 2 anos faleceram em pouquíssimo espaço de tempo, embora fossem bem alimentadas e vivessem em ambientes sanitários adequados. E o motivo logo foi descoberto: com medo da propagação de doenças infecciosas, a direção das instituições havia determinado que as cuidadoras e enfermeiras deveriam evitar pegar, e até tocar, nas crianças.

Outro estudo mostrou que crianças prematuras que receberam 3 massagens carinhosas por dia, durante 10 dias, ganharam peso em tempo 47% menor do que as não massageadas, e deixaram o hospital 6 dias antes.

Outra pesquisa, realizada por um psicólogo, que observou e registrou quantas vezes os casais, sentados num café e conversando, tocavam-se assim casualmente durante uma hora. Quer saber o resultado? Em Porto Rico, 180 vezes, em Paris, 110 (acho que o psicólogo, até pelo nome - Jourard - era francês, porque no tempo em que morei lá, 1975 a 77, não vi nada disso, nem de perto). Agora o mais engraçado: sabe quantos toques os americanos se davam? Dois. E os londrinos? Zerinho, zerinho...
(Vamos fazer essa pesquisa no Brasil? Vocês e eu contamos e vamos trocando figurinhas).

Um comentário pessoal: nunca fui muito forte nessa história de toques (salvo em preparação para momentos íntimos). E até pouco tempo atrás falava que isso era culpa de meus pais, porque quando criança (e adolescente e adulto, mesmo) nunca os vi se beijarem ou mesmo darem as mãos simplesmente (vi muito disso, e fiquei muito feliz, apenas nas Bodas de Ouro deles!) Agora, não digo mais que a culpa foi deles, porque aos 69 anos já tive tempo de sobra para superar esse 'probleminha' infantil. Até porque eu adoro ser tocado, acariciado e também massageado. Acho que todo mundo deveria receber pelo menos uma massagem em sua vida (muito mais, se possível).

Falando nisso, foi publicada recentemente uma pesquisa que mostra que a massagem é tão eficiente para problemas musculares como os anti-inflamatórios. Com a grande vantagem de nunca ter efeitos colaterais negativos.
Então, vamos passar para vocês agora alguns exercícios de automassagem do Chi Kung, que são maravilhosos também para nossa saúde.

Ao acordar, ainda deitado, ou melhor ainda sentado numa posição confortável, esfregue as mãos até aquecê-las um pouquinho e leve os dedos indicador e médio para o nariz e massageie-o para cima e para baixo 9 ou 18 vezes. Depois, encontre um 'buraquinho' no nariz logo acima dos ossinhos maiores (passe os dedos indicadores delicadamente sobre a 'aba' do nariz e você encontrará esse 'buraquinho'). Massageie esse ponto alguns segundos e depois apenas aperte delicadamente o ponto durante mais alguns segundos. E você já começará a sentir que as nariz já se abriram um pouco e a respiração melhorou muito!

Agora massageie e dê pequenos beliscões lá no fim do nariz, ao lado dos olhos. Mais 9 vezes. Agora, localize mais um buraquinho no lado externo das narinas e logo abaixo delas, já nos lábios. Massageie um tempinho e depois apenas pressione, sempre delicadamente, mais um tempinho.

Vamos para o meio do lábio superior, achar mais uma pequena reentrância, bem no centro do lábio superior. Massageie e depois pressione um pouquinho.
Agora é só massagear o 'bigodinho', claro que é o lábio superior. O dedo indicador vai para um lado e para o outro também 9 ou 18 vezes. (Essa massagem também é boa para os olhos, principalmente quando massageamos também a nuca, no sentido contrário ao do dedo indicador. Experimente).

Agora basta aquecer novamente as mãos e esfregá-las, sempre com delicadeza, de baixo para cima, ou seja, do queixo para a testa, várias vezes. Essa massagenzinha é ótima também para conservar a saúde e a beleza da pele do rosto.
Antes, ou depois dessa massagem, você pode fazer o seguinte, para 'acordar' o cérebro e o corpo, Esfregue as mãos várias vezes sobre o couro cabeludo em todas as direções, porque a idéia é de fato acordar e integrar as várias partes de nosso cérebro.

Agora dê pequenas batidas na cabeça com as pontas ou os nós dos dedos. Continue pelo rosto, pescoço, garganta e vá descendo, dando pancadinhas em todo o corpo, pelo menos onde você alcançar.
E agora claro é hora de meditar um pouco, já que não existe nada melhor para o nosso corpo, nossa mente e nosso espírito do que a meditação.

NEURÓBICA
E agora (desculpem tantos agora) um exercício neuróbico, um pouco mais difícil do que o das galinhas.
2, 10, 12, 16, 17, 18, 19...
Qual o número que vem a seguir, para que a sequência tenha uma lógica?

Responda para [email protected] e acertando você ganha uma edição do Jornalternativo impresso. Conheça também os óculos e o livro Yoga para os Olhos nosso site: link



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


roberto
Roberto Inácio é jornalista, foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa