Home > Corpo e Mente

Os animais o Livre Arbítrio e o Ser Humano

por Simone Arrojo

Muitas pessoas entendem os animais como seres irracionais, pois não tem inteligência para trabalhar na bolsa de NY, administrar uma empresa ou simplesmente falar de filosofia de vida.

Outros diferenciam nós, seres humanos, por possuirmos o livre arbítrio. Se partirmos do pressuposto que, livre arbítrio é o exercício da liberdade, da possibilidade de exercermos poder sobre nossas decisões, podemos chegar à conclusão de que temos mais liberdade de escolha do que os animais, certo???

Infelizmente, muitos de nós seres humanos, temos sim maior poder de escolha, porém será que somos inteligentes e sensíveis o suficiente para usarmos o nosso livre arbítrio???

Desculpe-me a comparação mas, conheço alguns cachorros vira-lata muito mais independentes e inteligentes do que qualquer ser humano. Minha vizinha tinha um cachorrinho boêmio, saia toda noite, andava e namorava em outro bairro e, quando queria, voltava para casa, chorava na porta e ela abria toda feliz por ele ter voltado vivo. Isso é que é personalidade. Isso é que é assumir o que se é, e ainda ser aceito e amado por isso.

Olhando uma planta verde cheia de folhas nascendo, tive a impressão de estar sendo observada por uma delas e, quando a olhei fixamente, me veio a idéia de que vivemos ainda num coletivo, como aquelas pessoas que nascem grudadas (irmãos siameses). Cada folha é única, porém alimentada por um único caule. Elas têm que conviver juntas não tendo opção de ficar estressadas e mudar de terra, de lugar ou de vaso. Elas vivem o coletivo, sem deixarem de ser individuais.

Nós vivemos individualmente, afinal não estamos grudados a nada, mas vivemos também no coletivo, com o outro, com toda a natureza e suas energias.

Penso então que, podemos exercer o nosso livre arbítrio melhor do que a planta, pois podemos escolher com quem nos relacionarmos, quando podemos mudar de vida e principalmente como sermos criativos e únicos para que a nossa vida seja maravilhosa. A nossa alma clama por liberdade de decisão e, ainda insistimos em ser como os outros, ter o que os outros tem e seguirmos o que os outros nos dizem para fazer.

Já percebeu que os cachorrinhos de raça estão mais no coletivo do que os vira-latas??? Eles latem igual, tem pêlo igual, são do mesmo tamanho, comem as mesmas coisas, etc.. O vira-lata é único!!! Come de tudo, sabe atravessar rua, não tem doença nenhuma e principalmente, tem mais livre arbítrio do que qualquer ser humano, sabe por quê??? Porque tem coragem de se assumir e não se acha diferente ou inferior a ninguém. Já viu alguma vira-lata ficar em depressão porque viu um poodle de roupa de lã???

Bom a mensagem é que precisamos sair do coletivo mental e emocional. Aprenda a se auto conhecer e desenvolver suas próprias coisas em prol da sua evolução. Fazendo isso, tenho certeza que você estará cada vez mais pronto para ajudar quem ainda está aprisionado em seu próprio orgulho.




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 21/07/2000 13:58:02

Simone Arrojo é apresentadora do programa Virando a Página, na Rádio Mundial, aborda assuntos relacionados a Constelação Familiar e Autoconhecimento.
Trabalha com Grupos todas às terças e quintas-feiras; Atendimentos Individuais com Constelação Familiar; Palestrante e Organizadora de Projetos de Qualidade de Vida e Constelação Sistêmica em Empresas; Dirige Grupos em Viagens a Lugares Sagrados em vários países para trabalhos terapêuticos.
Email: sim.arrojo@uol.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
O ressentimento é um veneno
Mercúrio Retrógrado em Escorpião
Transtorno bipolar
Você é a própria Graça
As luzes do criador nunca se apagam...
Uma grave doença chamada simbiose


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 14 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 50 – TING - O CALDEIRÃO
Expresse livremente sua luz interior. Aqueles que contribuem para o maior benefício espiritual de outros alcançam o sucesso.


energia
Runas: Talismã da Saúde
Dê atenção à saúde. Cuide da alimentação.


14
Numerologia: Liberdade
Sinta-se livre para enfrentar as experiências que este dia tem a oferecer. Escape da rotina e procure hoje fazer suas coisas de modo diferente. Varie e experimente liberte-se de padrões.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa