Menu

Os olhos e os movimentos, a atenção e as ações

por Roberto Inácio em Corpo e Mente
Atualizado em 08/04/2020 11:35:01


Pouca gente presta atenção à importância que os olhos têm em nossa vida. Só quando achamos que não estamos vendo bem é que prestamos uma atençãozinha neles, vamos ao oculista, que receita óculos, a visão melhora um pouco e pronto... vamos usar óculos o resto da vida, e sem ligar muito para os olhos. Mas todos os nossos movimentos estão ligados aos nossos olhos, assim como a atenção e as ações que fazemos.

Comecemos pelas ações, passando para vocês informações do grande José Ângelo Gaiarsa: "Nós só agimos de fato a partir do que vemos. Quer um exemplo? Você ouve um barulhão perto de você, mas você não faz nada antes de olhar o que aconteceu. E aí sim, você sai correndo ou não... E se você sente um forte cheiro de queimado, o que você faz? Segue o cheiro e vai olhando para ver se algo está queimando. E só depois disso é que vai fazer alguma coisa. E assim é com tudo em nossas vidas".

E agora vamos à influência dos olhos em nossos movimentos. Sentado como você está, gire a cabeça para um lado e veja até onde você consegue enxergar lá atrás. Vire para o outro lado, sempre devagar, e também fixe o ponto mais atrás que você consegue ver.
Agora, mantenha os olhos fixos para frente, e gire a cabeça novamente para um lado, e depois para o outro. Ué, o movimento diminuiu bastante, não foi? Por quê? O que você acha? Repita o movimento algumas vezes, para os dois lados.

Agora vamos complicar um pouquinho mais: gire a cabeça para um lado e ao mesmo tempo gire os olhos para o outro lado. Ficou mais difícil ainda, certo?
Repita várias vezes para os dois lados.
E agora faça o movimento de girar a cabeça com os olhos acompanhando o movimento, bem à vontade. Nossa, o movimento ficou bem mais amplo do que da primeira vez, não? Faça o giro para o outro lado e veja que acontece a mesma coisa. Por quê?
Porque os olhos influenciam fortemente todos os nossos movimentos. Se você se observar de pé, andando para um lado e para o outro, você vai perceber que é bem difícil saber o que se move primeiro, se os olhos, ou as pernas, ou o quadril, ou os joelhos (depende do movimento que você faz)... Deu para perceber?

'Preste atenção, menino!' Quando as professoras dizem essa frase, elas deveriam dizer de fato 'menino, olhe para cá!' Porque a atenção também depende totalmente dos olhos. Experimente numa palestra ou curso que você assista, entrar na sala de aula e não observar nada. Aí o palestrante começa a falar, mas você não olha para ele, nem para nenhum detalhe da sala. Você vai ouvir a voz do palestrante, mas não vai entender quase nada. Porque sem olhar para tudo no local onde estamos, e depois para pontos específicos, não conseguiremos prestar atenção a nada, e consequentemente nada entenderemos (mas faça isso só por uns minutinhos, claro).
E é por tudo isso que nós divulgamos muito os exercícios para os olhos. Às vezes, nos perguntam: 'mas ver não é uma coisa natural?' Claro que é, mas ficar 12 horas ou mais na frente de um computador é uma coisa normal?
Vocês praticaram o 'palming' o exercício que destaquei no artigo passado? Aquele de aquecer as mãos e colocá-las sobre os olhos fechados, mas sem tocá-los, e ficar assim uns 5 minutinhos vendo, ou imaginando, o negro mais negro que você já viu na vida.
Esse exercício relaxa os olhos e relaxa o corpo inteiro (por isso, faça-o sentado confortavelmente e apoie os braços sobre livros ou almofadas para não tensionar os ombros e o pescoço), porque os olhos são a parte de nosso corpo mais difícil de relaxar, talvez pelo uso excessivo que fazemos deles (e isso qualquer massagista, ou terapeuta energético, percebe quando trata seus clientes: o corpo relaxa muito mais rápido do que os olhos. E quando os olhos relaxam, o resto do corpo relaxa total e facilmente).

Agora mais um exercício, que no método Bates recebe o nome de O Grande Volteio. Simplesmente de pé, pernas um pouco abertas, você gira para um lado, com o braço esticado para a frente e o polegar apontando para cima, e para o outro, com os olhos acompanhando o polegar(pode ajudar o movimento levantando o calcanhar do pé que está no lado contrário ao do giro).
Esse exercício também relaxa bastante os olhos, e o corpo, e é bom para miopia. E você pode adaptá-lo e fazê-lo sentado, principalmente depois de um tempão no computador. Uns 5 minutos do exercício, de pé ou sentado, já está ótimo.
(Você pode aprender outros exercícios bons para melhorar a saúde dos olhos e relaxar o corpo em nosso livro Yoga para os Olhos. E também no DVD Yoga no Computador, que tem também muitos exercícios para o corpo e para os olhos de quem fica muitas horas no computador).

Neuróbica
E agora um pequeno exercício neuróbico, ou seja, um pouco de ginástica para os neurônios (várias pessoas enviaram respostas para aquele exercício do artigo passado, a metade de 8, acertaram e vão ganhar algumas edições do Jornalternativo)
Esse é mais fácil e quem acertar ganhará só uma edição do Jornalternativo, o jornal de boas notícias.
Um homem quer casar, de qualquer jeito, com a irmã de sua viúva. Você acha que isso é ético? Por que sim ou por que não?
Respostas para [email protected]



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


roberto
Roberto Inácio é jornalista, foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa