Menu

Pula fogueira Iaiá...

por Thais Accioly em Corpo e Mente
Atualizado em 08/04/2020 11:35:11


Adoro o mês de junho com suas festas tradicionais, as Festas Juninas.
Fogueira queimando.
Pipoca.
Doces de batata doce, de arroz doce, canjica, bolo de milho ou de fubá...
Cachorro quente, churrasco, quentão, vinho quente, crepe de queijo.
Bandeirinhas tremulando sob um céu de estrelas.
Fantasias de caipira e caipirinha vestem os convivas nestes dias.
Música...
"Pula fogueira Iaiá.
Pula fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar
Pôs está fogueira já queimou o meu amor".
Muitos dançando quadrilha, enquanto outros mais tímidos ficam em volta batendo palmas, cantando e dançando, discretamente.
Barraquinhas com joguinhos inocentes... argola, pescaria.
Delícia!
Há sempre um clima de alegria, correrias, risadas de crianças, bilhetes de amor em forma de coração levados por caipirinhas em cestinhas enfeitadas de fitas vermelhas, o chamado "Correio Elegante".
Tenho de minha infância e adolescência as melhores lembranças das festanças destes tempos.
Já adulta e com uma filhinha, as festas passaram a ser na escola e não mais na rua como antes, durante minha meninice. E igualmente deixaram na minha memória um som de felicidade.
Agora a festa acontece no prédio em que moro e na rua do namorado de minha filha, além do tradicional encontro junino na casa de minha mãe e de meu pai, com direito aos bolinhos caipiras típicos de Jacareí, feitos com farinha de milho branca e linguiça. Coisa boa demais.
E eu comecei uma nova tradição em minha casa, com familiares e amigos queridos, o bolo de Santo Antônio, no dia 13 de junho.
A primeira vez que fiz o bolo, que é um pão-de-ló de amêndoas Alentejano, foi num dia dos namorados.
Muitos amigos e amigas solteiros e casados queriam comemorar o dia juntos e os convidei para um jantar com o bolo ao final.
Esse é um bolo especial, primeiro há que se aprontar as amêndoas que precisam ser peladas e moídas. E depois, enquanto a massa é cuidadosamente preparada faz-se preces para Santo Antônio pelo bem-estar, pela saúde, pela vida amorosa e financeira dos que vão degustar essa delícia.
Bolo no Forno, preces feitas, convidados chegando...
Festa de amor e confraternização.
O Bolo que fiz em forma de coração ficou maravilhoso. Sucesso de festejo e de celebração.
Poucos meses depois os pequenos milagres do Santo Antônio começaram a surgir. Entre os convidados solteiros fez-se um casal.
A moça com dificuldades financeiras para concluir sua faculdade põe em dia a vida e liga-me feliz dizendo "mas que Santo mais milagreiro".
Eu acredito em milagres mesmo!
Já tive muitas preces atendidas.
Intercessão feita é sempre atendida, eu penso, ainda que venha em embalagem diferente da esperada, ou mesmo que a resposta não seja dada no tempo que eu queria, o tempo do Divino definitivamente não é o tempo humano.
Mas ela vem dos Céus à Terra, o que envolve meu coração em múltiplas esperanças, sempre!

Este ano, como não poderia deixar de ser, prepararei de novo meu Bolo de Santo Antônio no dia 13 de junho, mas farei algo diferente, colocarei na massa do pão-de-ló de amêndoas, juntamente com as preces de sempre, algumas gotas do floral da Califórnia Spreading Phlox, uma essência floral para inundar a alma de amorosidade e colocar-nos em sintonia amorosa com o fluxo dos "encontros" nessa Terra.
Essa essência floral ajuda a enxergarmos, resgatarmos, encontrarmos aqueles que são nossos pares nessa vida. Sejam estes novos amigos, ou aqueles que estarão juntos em projetos profissionais ou um par amoroso, em sintonia com nossos propósitos mais queridos e elevados, quem sabe? É sempre uma surpresa o que vamos conectar de bom após o uso de um floral como este.
Como essência floral, ela atua na nossa capacidade de nos relacionarmos, aperfeiçoando esta arte.

Tenho, em meu consultório, de Terapia Floral, uma coletânea de casos de "encontros" muito bem-sucedidos após o início do uso deste floral, seja envolvendo mudança de equipe de trabalho, ampliação dos contatos profissionais, ou do início de um relacionamento afetivo.

Quer preparar também esse bolo delicioso criando uma tradição de bênçãos de amor no dia de Santo Antônio?
Vamos lá à receita e à prece que eu faço. E lembre-se do momento em que decidir preparar o bolo até finalizá-lo mantenha seu coração e pensamento em preces felizes, de compaixão, agradecimento e fé.

Prece para Santo Antônio
Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos fizeram merecedor durante a vida do poder de fazer milagres espantosos.
Nada vos era impossível, senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa intercessão. A vós recorro e vos imploro que obtenhais a graça que humildemente peço.
Meu glorioso Santo Antônio, que abrandai as forças dos ventos, os mares tempestuosos, as fúrias nos campos atendei o meu pedido... (fazer o pedido com fé e amor no coração).
Ó bondoso santo que realiza milagres, cujo coração está sempre cheio de simpatia pelos homens e mulheres, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços.
Uma palavra vossa nos obterá a misericórdia que pedimos.
Orar uma Ave Maria e por fim deixar seu coração em prece falar a Jesus.

Bolo de Santo Antônio
1 pitada de sal
250 g de açúcar
250 g de amêndoas
65 g de farinha
7 ovos
12 gotas da essência floral Spreading Phlox

Escalde as amêndoas com água a ferver, pele-as e enxugue-as com um pano, ralando-as depois finamente, ou batendo num triturador. Junte a farinha e misture.
Bata as gemas com o açúcar até obter um preparado muito fofo e que tenha dobrado de volume.
Caso queira coloque 12 gotas da essência floral Spreading Phlox.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal e incorpore-as no preparado anterior, alternadamente com as amêndoas.
Deite a massa numa forma redonda lisa, muito bem untada e polvilhada. Se usar forno a gás, introduza a forma no forno frio, regulando-o para o máximo. Se o forno for elétrico, aqueça-o previamente a 200º C, introduza a forma e reduza imediatamente para 125º C.
Deixe cozer cerca de 45 minutos ou até que, introduzindo um palito, este saia seco.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
E agora é só servir!!! Lembrando-se que é sempre tempo de servir-se de amor e oferecê-lo aos seus em forma de bolo, de sorrisos, de preces, de abraços ou da forma que você escolher.
Beijocas da Thais


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa