Menu

10 passos para você se tornar seu mestre - Parte 9

por Izabel Telles em Espiritualidade
Atualizado em 22/10/2004 14:55:47


OBSERVAR, RELEMBRAR, RE-FOTOGRAFAR.

No primeiro passo falamos sobre o poder dos pensamentos que se transformam em crenças, que se transformam em imagens, imagens estas que se revelam na nossa experiência de vida. Portanto, prometemos policiar nossos pensamentos.
No segundo passo entendemos que corpo, mente, espírito estão indelevelmente conectados. São partes inseparáveis de um todo. Nos comprometemos a respeitar e amar o nosso corpo sendo ele uma função da mente e altar temporário do nosso espírito.
No terceiro passo acreditamos que a desabituação é uma forma de mudarmos um padrão ou uma crença e estamos nos esforçando todos os minutos do nosso dia para não repetirmos nossos velhos e acomodados comportamentos de julgamento, avaliação, expectativa para com o próximo.
No quarto passo concordamos que devemos parar de ver o lado negativo de tudo. Vamos ver sempre primeiro o que é bom nas nossas experiências.
No quinto passo estudamos os 10 mandamentos numa visão bastante diferente daquela que nos foi ensinada pela igreja católica.
No sexto passo comentamos sobre as mais recentes descobertas da neurociência que tem tudo a ver com tudo que os sábios de todos os tempos sempre nos fizeram ver: há um cérebro emocional ligado ao nosso corpo físico sendo esta via (corpo físico) uma forma imediata de acessar estas memórias ai gravadas em forma de símbolos, imagens, metáforas. Sobre ele há um cérebro cognitivo, racional, lógico que está alerta o tempo todo para o que nos acontece. O importante é abrirmos uma conexão entre estes dois cérebros.
No sétimo passo mostramos que a parte contém o todo e que somos partículas de um Universo que atua sobre uma inteligência potencializada que não alcançamos ainda. Mas que está também em nós.
No oitavo passo falamos sobre a musculação da mente. Como o corpo físico ela precisa ser treinada todos os dias e tentamos mostrar a você que os exercícios com imagens mentais são uma forma eficiente de fazermos esta musculação.
Hoje, no nono passo, vamos falar sobre um importante recurso de crescimento e ampliação da consciência:

OBSERVAR RELEMBRAR RE-FOTOGRAFAR

Observar tudo o que nos acontece. Como disse um filósofo francês: “ética é estarmos à altura daquilo que nos acontece”.
Portanto, observe como é a sua vida. Olhe bem para os seus relacionamentos. Veja - com os olhos de ver - que tipo de pessoas você tem atraído para a sua vida. Sinta a energia da sua casa, da sua família, do seu trabalho.
Observe.
Ouça como você fala com as pessoas. Observe seu tom de voz, o uso dos verbos, a sedução, as promessas que jamais será capaz de cumprir.
Observe.
Observe como você trata seus pais, seus filhos, sua mulher ou seu marido, seu vizinho, seu dinheiro, o dinheiro dos outros, seus amigos, sua cidade, seu país.
Observe.
Observe, porque tudo, exatamente tudo que você faz e do jeito que faz, virá de volta ao seu encontro, revelando pela milionésima vez o poder da causa e efeito e o ditado do filósofo que mencionei há pouco.
Observe.
Recomendo vivamente que leia um livrinho pequenino, mas poderoso organizado pela escritora Alzira Castilho que se chama Como atirar vacas no precipício (Panda Books).
Nele encontramos uma série de parábolas de várias culturas do mundo. Parábolas estas criadas pelos mestres espirituais onde podemos ver muito bem expressa a lei da causa e efeito.
Observe.
Observe a natureza, seu ritmo. Não há flores nas árvores quando o inverno vem. É também uma lição para os invernos das nossas vidas. Tempo de nos recolhermos para entendermos processos de perda, de luto, de passagens. É preciso respeitar estes momentos.
Observe.
Observe e relembre que todas as vezes que não observou, ficou na mão do outro, no meio do caos, no desespero, no desamparo, na solidão, repetindo, repetindo, repetindo a lição que você já tinha vivido. Porque vivê-la outra vez?!
Observe, relembre e re-fotografe.
Envie à sua mente novas maneiras de fazer o conhecido, ajude sua mente e guardar imagens do belo e das novas possibilidades. Descarregue as fotos tóxicas do filme da sua vida. Coloque um filme novo e recomece a fotografar. Vai ver que viver é re-fotografar sentimentos que não fazem mais sentido.
Vamos ao exercício (obrigada Dr. Epstein pela inspiração!).
Sentada, mãos pousadas nas pernas com as palmas voltadas para baixo, olhos fechados; respire lentamente três vezes e volte sua atenção para intenção deste exercício que vai durar apenas alguns segundos e que se chama:

Exercício do novo

Veja-se em frente a uma câmara fotográfica imaginária que esta sobre um tripé. Esta câmara imaginária tem a capacidade de fotografar como se ela fosse um aparelho de raio X. Imagine esta máquina fotografando todo o seu corpo externa e internamente. Você não precisa fazer nada. A máquina fotografa sozinha tudo aquilo que sua mente precisa limpar, curar, perdoar. Quando você achar que a máquina já fotografou tudo que era preciso, retire o filme da máquina e atire-o para o infinito profundo. E, sabendo que agora há espaço para novas fotos, imagine a foto que mais deseja ser arquivada dentro do seu limpo coração ou da parte do seu corpo que precisa receber esta foto.
Então respire e abra os olhos.


Faça este exercício por 21 dias. Pare 7 dias, Faça por mais 21 dias. Pare 7 dias e faça por mais 21 dias. Sempre ao acordar.
Se estiver fazendo outro exercício, imprima este a guarde para quando acabar o outro.
Lembre-se que fazemos um de cada vez.



Participe do Fórum sobre os '10 Passos' clicando aqui.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
Visite meu Instagram.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa