Menu

A arte e o amor no universo da mediunidade

por Wilson Francisco em Espiritualidade
Atualizado em 08/09/2006 11:15:09


O exercício da mediunidade pode ser transformado numa investigação - numa busca da verdade, revelando e disponibilizando um outro mundo - novas e diferentes energias.
É instigante e até excitante estar em contato com este outro mundo, desconhecido, impalpável e impermeável às ações físicas dos seres humanos desprovidos deste dom da intermediação.
O médium é um ser cuja constituição psíquica é permissiva aos fenômenos psíquicos. O seu histórico pré-encarnatório e atual é composto de episódios psíquicos prenunciadores e predisponentes à mediunidade.

Em virtude de o mundo sobrenatural ser inacessível ao homem comum, o médium aparenta ser um ente meio divinizado, um universo fenomenológico que atrai ou estimula o sonho, podendo tornar-se, então, um mito.
Por outro lado, o médium é um astro, pois interpreta este outro mundo. É portador de uma especialidade psíquica - de uma genialidade incomum...
Mas estas ocorrências podem fragilizar a sua estrutura, enquanto homem ou mulher com vida e compromissos sociais como qualquer mortal.

É fascinante o instante da ação mediúnica no Centro Espírita, com todos envolvidos num clima de mistério ante o "contato" que está por acontecer. É um momento solene. A hora de se despojar e de se expor. Deixando de ser e ter para que alguém, o Espírito comunicante, possa ser e possa ter.
Há, ainda, as idéias dos companheiros de equipe, o "jeito" do dirigente, que vai conduzir aquele encontro, que vai estabelecer as regras do jogo que se vai jogar.

O espírito comunicante representa o outro lado da história, com suas emoções e buscas. Às vezes, nem ele sabe de onde vem e porque vem. É um ilustre desconhecido, ou sente que é a “ovelha desgarrada” que tentam recolher ao aprisco. Resiste às mãos estendidas em certas ocasiões e, noutras, rende-se e desaba à procura do "colo" confortável que lhe dê alivio às dores.

O médium, instrumento principal dessa fenomenologia, nem sempre é uma pessoa especial, dotada de sabedoria e virtudes. Envolvido nesse processo que atrai por conquista ou necessidade, ele passa por uma catarse, sabatinado pelas informações e lições que veicula, transmitidas pelo mundo dos "mortos".
Se o processo se encerra aí, na fenomenologia, o médium terá reduzidas chances de modificar sua história. Será portador de mensagens qualificadoras, proporcionará o resgate de almas e homens, mas ele próprio ficará intacto - “imexível”.
Agora, se ele incorporar não só o Espírito, mas também todo universo de informações - lições e ações daquele fato e daquele ser, então poderá entrar na "roda das transformações", migrando da condição de mero interprete e instrumento, para o estágio de agente do Bem, que é o objetivo fundamental da mediunidade em nossas vidas.

Eu disse acima sobre o fato de que o médium, ante o Espírito comunicante, no ato mediúnico, precisa se expor - despojar-se, deixando de ser e ter. Sabe-se que a qualidade fluídica e a clareza informativa, tanto quanto a profundidade formativa dependem do despojamento. O médium entrega, abre espaço, cede seu universo energético, emocional, espiritual e físico, para que outro ser ocupe seu lugar.
Se ele não deixa de ser e de ter, se age sem resignação e humildade, o intercâmbio sofrerá limitações. O espírito comunicante será oprimido, reduzindo e desqualificando este majestoso acontecimento. Caso lhe seja difícil compartilhar seu universo - suas idéias e sentimentos, se transfigura o fato mediúnico numa ocupação indevida de espaço... E convenhamos, uma pessoa que na vida diária não é solidária e nem tem disponibilidade para servir, quando envolvida numa situação de tamanha perplexidade e sutileza, fatalmente desabará, pesadamente, na sua própria fragilidade.

E, por fim, podemos destacar como oportuno, que o médium e todos que se envolvem na mediunidade, poderiam examinar melhor cada detalhe, na performance do médium, o que ele sente e vê e as sensações decorrentes do contato com este outro mundo, para extrair daí aprendizado para suas vidas.
Na verdade, a beleza da mediunidade está nos resultados e efeitos na vida do ser humano. Sem isso, será simples fenomenologia, que deslumbra os olhos, mas não toca o coração.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


wilson
Wilson Francisco é Terapeuta Holístico, escritor e médium espírita. Desenvolve o Projeto Mutação, um processo em que faz a leitura da alma da criatura e investigação do seu Universo, para facilitar projetos, sonhos e decisões, descobrindo bloqueios, deformidades e medos que são reprogramados energeticamente. Participe do Projeto Mutação confira seus artigos anteriores
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa