Menu

A grande ilusão do tempo tridimensional

por Silvia Malamud em Espiritualidade
Atualizado em 25/04/2007 16:21:21


A armadilha do tempo na jornada de transformação pessoal

As nossas identidades estão organizadas num espaço temporal que inventa uma continuidade de um Eu (mutante por natureza) que nada mais é do que uma sucessão imaginária de momentos - que se processam no presente - que o sustentam.
A grande questão aqui exposta é a de que o tempo objetivo, como o concebemos, não existe...

O homem da antiguidade, para sobreviver, teve que inventar o mundo, a realidade e a cultura. Desenvolveu então uma ficção, uma construção imaginária que passou a chamar de tempo. Faz eras que inventou essa história da linha do tempo, que passou a acreditar que se trata de algo real. (Atualmente existe uma pesquisa antropológica em uma tribo indígena onde a construção de realidade está baseada somente no agora. É altamente difícil e até mesmo inconcebível, para nós, compreendermos esse tipo de funcionamento da consciência).

Em nosso universo cultural, a ”sanidade” é vista como uma construção coletiva de realidade compartilhada. (ou seria isso um delírio coletivo?).
Podemos observar o cinema, as revistas e a tv cumprindo a função de organizar protótipos históricos de projetos vitais que seriam vistos como os valores e as carreiras que o sistema social aceita e indica.
O script transmitido pelos pais também pode ser visto como a primeira trama histórica a ser vivida.

Na jornada da ampliação da consciência, a pessoa deve procurar se transformar, ao mesmo tempo em que preserva a sua identidade. Deve sempre primar por ter o sentido de reconhecimento de si mesma, fazendo leitura de suas sensações e sentimentos com relação ao novo, associando-se ao que apreende e ao que se recorda de si mesma em sua história de vida. Enfim, transformar-se em outra e ao mesmo tempo integrar todos os eus que vivenciou em função do Eu que almeja ser.

A nossa consciência é pontual, ou seja, somos um eu mutante que se apropria de si mesmo de instante a instante. A continuidade da consciência ocorre como resultado de uma construção imaginária temporal que está inserida na cultura e na história.

Falamos com bastante ênfase neste aspecto da trama do tempo, porque os buscadores dificilmente raciocinam sobre este aspecto da existência, mas se a busca for séria e comprometida é certo que num dado momento acontecerá a tomada de consciência da inexistência do tempo como qualidade objetiva.

O desarmamento desta construção cultural pode trazer a vivência de um vácuo quase que insuportável. Nesse ponto da desconstrução dessa trama, muitas vezes o buscador pode ter uma enorme surpresa ao se deparar com um imenso vazio... um momento verdadeiro e passível de ocorrer quando nos deparamos lucidamente, (aquela lucidez que nos causa medo de estarmos loucos) e constatamos que o tempo é uma mera construção cultural no processo da vida, e que este contexto apenas nos dá a ilusão de um filme em movimento.

No encontro com o vazio pode-se encontrar a potência da criação das realidades dinamizadas por um eu saudável. Na desconstrução da trama da realidade temporal podemos encontrar a liberdade de uma ação altamente criativa e totalmente lúcida, onde a cultura e a historia são utilizadas apenas como ferramentas para nos expandirmos na existência. É a possibilidade de se sair do esquema robotizado de si mesmo e finalmente alcançar o começo de tudo, o SER.
Portanto, se em algum momento, em sua jornada de ampliação da consciência, tiver a experiência da desconstrução dessa trama, não se desespere, aja.

A percepção define o presente que é só espaço e por outro lado a memória (o estoque de informações) define o passado... e você está no aqui! Aproveite tudo isso no topo de suas possibilidades!

Possibilidades experenciadas na desconstrução do tempo, que estão além da expressão criativa independente: o tempo expandido; a percepção de viver uma eternidade num instante (samadi), a exaltação de um triunfo esperado, o orgasmo, um êxtase do sagrado/religioso. Aqui, se você estiver lúcido, terá o prazer de se perceber fora do tempo combinado na atual trama cultural...

Reprograme a sua vida com uma Terapia breve diferenciada incluindo aplicação de EMDR. Contato por e-mail ou pelo telefone: (11) 3256.3670



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa