Menu

Ainda sobre O Segredo

por Izabel Telles em Espiritualidade
Atualizado em 29/03/2007 19:12:00


Sei que este filme está mais do que comentado e falado para todos. Mas tem um detalhe nele que gostaria você entendesse profundamente: o valor da programação de suas imagens mentais.
Numa aula no Hospital do Servidor Público, Dr. Jou deu uma informação que me encheu de plenitude. Finalmente parece que alguém conseguiu explicar o que era a mente.
Ele dizia, em sua excelente visão holística do ser humano, que a mente é a música e o cérebro o CD. Ou, melhor dizendo, o cérebro é também o aparelho que toca o Cd.
Parece uma bela analogia, não é verdade?
Pois bem, se o cérebro é o órgão que repete (e executa) as informações da mente vamos entender mais sobre ele, especialmente do que este portentoso emaranhado de neurônios se alimenta.
Claro que você sabe que ele se alimenta de gorduras, proteínas e muito mais coisas que um especialista sabe explicar melhor que eu (sugiro que procure um livro sobre anatomia e entenda melhor como funciona o centro da sua existência). Mas, na sua alimentação básica, tem um componente que todos conhecemos bem: os pensamentos.
É isso mesmo que você leu: o cérebro se alimenta deles ao longo da nossa vida. Dia e noite. Fazendo tudo para transformá-los em realidade, experiência, ação, como você quiser chamar.

Vamos voltar ao filme ‘O Segredo’ e reproduzir aqui uma parte da fala de abertura do mesmo: ... tudo que vem até você é atraído por você mesmo! É atraído pelas imagens que você mantém na sua mente... pensamentos emitem um sinal magnético que atrai um sinal semelhante de volta a você. Imagine-se vivendo na abundância e você atrairá isso. Sempre funciona. Funciona a qualquer momento, com qualquer pessoa.
Então vamos analisar este pequeno trecho: você acorda e em vez de agradecer o Universo por todas as maravilhas que ele te dá, você começa a colecionar pensamentos de cansaço, raiva, culpa, etc, e vai programando o seu dia em cenas carregadas daquilo que você, na verdade, não quer.
A mente vai alimentando o cérebro das cenas que “você pediu” e o cérebro vai criando sensações e emoções, atraindo circunstâncias que vão dar vida e ação a estas cenas.
Vamos a um exemplo prático.
Todos os dias você pensa que está sendo traída. Parece que para onde você olha há uma cena de traição (é assim mesmo que o cérebro funciona: ele põe o foco na sua atenção). Sua mente envia as cenas dos filmes de traição que povoam sua vida. Seu coração vivencia as cenas com batimentos acelerados. Seu corpo esfria e um tremor prende sua respiração. Você não se sente bem. Olha para seu companheiro e tudo nele é a confirmação da traição. Minada pela carga tóxica destes sentimentos você não consegue construir imagens belas e agradáveis de um relacionamento mais feliz. Tudo que sente é um coquetel de emoções contraditórias que mina completamente a sua capacidade de reverter o jogo.
Lembre-se: todo pensamento se materializa em ação. Portanto, tudo aquilo que ronda seu mundo, seu imaginário, sua capacidade de criar fatos vira, inexoravelmente, realidade.
Deixe-me contar o que aconteceu com um parente bem próximo. Ele se formou em fisioterapia. Apesar de ouvir dos seus próprios professores (pasmem!) que a profissão de fisioterapeuta estava sem nenhuma chance, que não haveria emprego para todos; ele não se deixou abalar. Comprou uma agenda do ano e todos os dias imaginava a agenda lotada de clientes. Afirmava sua abundância e dizia a si próprio: tenho clientes o dia todo, todos os dias da semana.
Ele enviou currículo para todos os hospitais e clínicas de fisioterapia. Ofereceu-se como voluntário numa clínica de reabilitação, procurou formas de dar aulas na faculdade que cursou.
Telefonava todos os dias para as pessoas que podiam ajudá-lo.
Um dia, um velho amigo indicou este parente a um médico recém-chegado ao Brasil que precisava de um fisioterapeuta para ajudá-lo. Pois bem, hoje ele atende 15 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira. Tem a agenda tão lotada que nunca mais pode vir almoçar na minha casa às quartas-feiras quando reúno parte da família.
Mas ele não está totalmente satisfeito ainda. Acredita que pode haver ainda mais abundância! Então decidiu fazer - à noite - duas pós-graduações nas especialidades que o ajudarão a ser um profissional ainda mais competente, consciente e eficiente.
Como está dito no filme: a lei da atração funciona o tempo todo, quer você acredite nela, entenda seu funcionamento ou não.

Como exercício prático, nesta semana sugiro que arranje um caderno bem bonito. Um caderno daqueles que usamos para desenhar. Recorte de revistas cenas que quer viver, lugares que vai visitar, relacionamentos com a cara daqueles que sempre sonhou e tudo o mais que quiser. Escreva entre as fotos frases de estímulo, afirmações poderosas de triunfo.
Monte um álbum de cenas boas, belas e convidativas. E, todos os dias, ouvindo uma música que adora, vá folheando este álbum e, enquanto vê as cenas, pisque rapidamente os olhos, várias vezes, para que estas imagens entrem no seu repertório e, como sabemos e O Segredo afirma: elas transformarão seu mundo e se tornarão realidade.

Bem haja!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
Visite meu Instagram.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa