Menu

Astrogildo Falando do Além

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 16/06/2006 12:13:04


Em 2002, durante o XI Congresso Espírita da Bahia, realizado no Centro de Convenções da Bahia, com a participação de 2.344 pessoas, provindas de 117 cidades de 14 Estados brasileiros, foi improvisada uma sessão de Transcomunicação Instrumental, com a coordenação do pesquisador Clóvis Nunes.

Improvisada, pois nada garantia que os quatro (Um AM, um FM, um de ondas curtas e um de válvulas.) rádios(*), duas (uma infravermelha e outra ultravioleta) lâmpadas(*) e um pequeno gravador cassete munido com fita cassete virgem, colocados num palco, pudessem garantir um ambiente propício para que os espíritos, do lado de lá, fizessem a manipulação necessária para imprimir suas vozes magneticamente nas fitas. Esse processo de comunicação se chama Transcomunicação experimental, já comentado aqui em outro post.

Um detalhe interessante é que o espírito, por não ter matéria em nossa "realidade", carece de voz (afinal, o que faz a voz é a vibração do ar através das nossas cordas vocais e laringe), então, nas sessões de materialização eles "criam" um órgão fonador formado de ectoplasma para poderem ser ouvidos. Já os médiuns "ouvem" espíritos apenas na sua cabeça, numa interferência direta no cérebro, ou por telepatia. Na transcomunicação a idéia é dispensar o médium (intermediário). Mas, como imprimir a voz na fita? Uma solução seria agir diretamente na disposição dos óxidos de ferro ou de cromo, mas isso exigiria um trabalho de tentativa e erro desgraçado, então o problema foi resolvido com tecnologia de (Similar ao sintetizador, que modula voltagens elétricas para produzir sons, e desses sons pode-se compor vozes, como na música "Pedra da Gávea", de Rick Wakeman, cujo vocal é todo eletrônico.) modulação de sons(*). Os espíritos instalam seus equipamentos (sim, do lado de lá têm (Sim, os cientistas, por mais céticos que sejam, TAMBÉM "se tornam" espíritos ao morrer! (queiram eles ou não) hehehe) cientistas(*), que usam equipamentos com fios, botões, etc) para captar os sons ambiente e modulá-los para formar vozes. Para isso é necessária uma gama variada de freqüências sonoras, e daí a necessidade de rádios dos mais diversos operando na "faixa aberta", com apenas ruído, e as lâmpadas, que servem para ionizar o ar (e assim facilitar a condução de eletricidade).

Ao iniciarem-se os trabalhos no Congresso baiano, o pesquisador Clóvis Nunes pediu a presença de uma série de Espíritos ligados ao movimento espírita do estado: José Petitinga, Manoel Miranda, Leopoldo Machado, entre outros. Grava-se o chiado, esperam 2 a 5 minutos, rebobinam a fita e NADA. Uma segunda tentativa é feita, mais nomes são acrescentados pela "velha guarda" do movimento espírita que está na platéia, e NADA. Alguns médiuns vêem fios e vultos por perto dos rádios, e uma nova tentativa é feita. NADA. Clóvis Nunes, já apelando, convoca QUALQUER UM dos espíritos presentes para, SE POSSÍVEL, comunicarem-se através dos aparelhos ali dispostos. Grava-se mais uma vez. E o resultado é simplesmente sensacional: aparece na fita uma mensagem de um antigo e dedicado colaborador da entidade federativa daquele estado, Sr. Astrogildo Eleutério da Silva, falecido há seis anos e do qual ninguém (Clóvis Nunes, que o conhecia, sequer sabia que ele havia morrido.) lembrou(*) de incluir na lista. A mensagem é um lindo soneto de alegria, fé e amor além da vida:

Hoje vejo em luz suave
Sem sofrimento, sem dores
Assistindo a este conclave
Na presença dos mentores.

Aos meus (Alguns amigos dele, com 85, 90 anos, que inclusive estavam presentes ao Congresso. Foi uma bela maneira de "chamá-los para a morte".) contemporâneos(*)
Que no corpo ainda estão
Não demorem muitos anos
Venham logo para cá.

Minha Carminha querida
Dona dos afetos meus
Deste outro lado da vida
Os meus olhos fitam os teus.

Daqui vos fala Astrogildo
Petitinga ao lado
Etiene, Deolindo e Amarildo
Com Leopoldo Machado.


Clique aqui para ouvir a gravação original no portal "Plenus", ou aqui para ouvir uma versão cujos chiados foram em parte removidos.

Todos os Espíritos citados na comunicação eram os que de fato foram (Com exceção de Amarildo, do qual não se pôde obter, até o momento, qualquer identificação.) evocados(*) por Clóvis Nunes no começo da gravação. A Sra. Carmem Drummond da Silva, viúva de Astrogildo, estando presente na platéia, atestou positivamente a comunicação do Espírito, relembrando que a voz do seu esposo nos últimos dias era um pouco arrastada, que ele era um grande amante da poesia, sendo inclusive médium poeta, e que havia perdido quase toda a visão no último período da vida física (daí as duas referências que ele faz no soneto).

A teoria de Padre Quevedo para a transcomunicação é que a mente humana encarnada, através de uma energia própria das pessoas vivas (de um grupo, ou de um indivíduo) atua inconscientemente no rádio para gravar uma comunicação que é, antes de tudo, INDIVIDUALIZADA, contextualizada, ordenada de forma inteligente, e cujos elementos são desconhecidos para a maioria - se não todas - as pessoas presentes. É uma teoria tão forçada, mas tão carente de evidências e sustentação lógica, que me é mais fácil acreditar na Cientologia e seus ETs do mal do que nisso. Tanto é que Quevedo é o único representante vivo do ramo da parapsicologia européia, que desenvolveu essas idéias hoje totalmente obsoletas.Vocês podem conferir isso na versão não-editada pela Globo do Debate de Clóvis Nunes com Padre Quevedo sobre transcomunicação, onde Quevedo fica sem argumentos e termina irritado diante do deboche de Clóvis, que via nitidamente que Quevedo não sabia NADA sobre transcomunicação e tentava desesperadamente encaixar os velhos argumentos dele sobre a energia humana a uma máquina!!! Vejam o vídeo abaixo, que apresenta primeiro a versão editada, como passou no Fantástico. Logo em seguida vem a versão completa, com o som sem tratamento:


Referência: ata completa do Congresso baiano, com detalhes da experiência;
Mais informações e técnicas de transcomunicação;
Depoimento de Clóvis sobre o debate com Quevedo


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa