Menu

BatePapo no TERRA em Março de 2001

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 18/04/2001 14:12:30


O empresário Saul Brandalise Júnior é autor de O Despertar da Consciência, livro de auto-ajuda lançado pela editora Best Seller, com prefácio de Lair Ribeiro. A obra foi escrita apenas em uma semana, durante a recuperação de um acidente automobilístico sofrido pelo autor, por seu filho e diretores da empresa que Brandalise comandava. As lições dessa experiência, além de incidentes que marcaram sua vida, como seqüestros, foram descritos no livro. O escritor incluiu ainda histórias de anônimos, que relatam como conseguiram, a exemplo de Brandalise, aprender com os obstáculos da vida e superá-los com otimismo e força de vontade. Nascido na cidade catarinense de Videira, Brandalise controlou, durante muitos anos, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, que inclui a Perdigão, e atualmente dirige a TV Barriga Verde e a emissora de rádio Band FM Florianópolis, além de outras empresas de comunicação e duas cervejarias. Mesmo com tantos compromissos por causa da profissão, Brandalise faz questão de dedicar-se à vida espiritual diariamente e acredita que não há motivo para o homem ser extremamente materialista.

Moderador 19:04:24
Lucinha pergunta: Qual a grande lição que a vida nos dá? Qual o sentido de existirmos, na sua opinião?

Moderador 19:05:26
MKO pergunta: Como conseguiu escrever o livro tão rapidamente? Qual o segredo? Por que decidiu pelo nome "O Despertar da Consciência"?

Saul Brandalise 19:05:46
Lucinha: viemos aqui para aprender, e se isso é uma verdade a maior lição está, por paradoxal que seja, em entendermos isso.

Moderador 19:07:01
Anônimo pergunta: Por que o senhor escolheu o médico Lair Ribeiro para escrever o prefácio?

Saul Brandalise 19:07:26
Mko: Sinto que escrever o livro faz parte de uma missão. O nome sugestiona a que meditemos em cima da correta interpretação da " voz" de nossa consciência.

Moderador 19:07:38
Juca pergunta: De onde tirou forças para continuar na luta?

Moderador 19:07:59
MKO pergunta: Por que sofremos tanto? De que vale tanto sofrimento?

Moderador 19:08:41
MKO pergunta: O senhor acredita que o livro é a melhor forma de atingir seu objetivo? Como vai divulgar a obra?

Saul Brandalise 19:09:33
Anonimo - Conheço o Dr. Lair antes dele se tornar famoso, ele nos ajudou muito durante a fase que sucedeu o seqüestro de meus filhos em 1989. Naquela oportunidade, o Dr. Lair trabalhou com a minha família por uma semana, e aplicou todo o seu conhecimento daquela época.

Saul Brandalise 19:10:51
Juca - quando eu entendi o que realmente acontecia comigo, além de encontrar as forças eu encontrei a mim mesmo, pois na realidade somos frutos do que pensamos, as forças como conseqüência sempre serão geradas por nós.

Saul Brandalise 19:12:16
MKO - Uma das formas do nosso crescimento e da evolução espiritual está em cima do nosso sofrimento. Procure olhar ao seu redor e você vai efetivamente entender o porquê do seu sofrimento. Analise seus pensamentos, suas atitudes e você vai facilmente concluir.

Moderador 19:13:21
Belmonte pergunta: Como algumas pessoas comuns conseguem alcançar muito sucesso na vida profissional, enquanto outras trabalham a vida inteira e, às vezes, são até mesmo mais bem preparadas do que as primeiras e não obtêm sucesso?

Saul Brandalise 19:13:23
MKO - O livro não é a melhor forma, o livro é uma das formas. Meu objetivo nesta encarnação é, acima de tudo, aprender a perdoar e como conseqüência saber amar.

Moderador 19:14:04
Regina1 pergunta: Como saber se seu livro não é mais um caça-níqueis no melhor estilo Lair Dinheiro, digo, Ribeiro?

Moderador 19:14:42
CRIS relata: OLÁ, EU SOU CRISTIANE E O MEU O MEU MAIOR SONHO É SER ATRIZ, PORQUE AMO TEATRO E NÃO PORQUE QUERO SER MAIS NA TV!!!! SERÁ QUE UM DIA VOU SER FELIZ NESTE SONHO?

Saul Brandalise 19:16:24
Belmonte - Tudo depende do nosso objetivo nesta encarnação. O sucesso propagado e divulgado às vezes é pior do que o anonimato. Fazer sucesso materialmente implica necessariamente no compromisso de dividir com quem precisa o fruto deste sucesso. Podemos evoluir espiritualmente, fazendo sucesso conosco mesmo, obedecendo a nossa intuição e amando de maneira incondicional.

Moderador 19:17:50
Regina pergunta: COMO PODEREMOS ENCONTRAR FORÇAS, QUANDO TUDO SE PARECE TÃO DIFÍCIL, TÃO PERDIDO? POR QUE HÁ MOMENTOS QUE PENSAMOS O PORQUÊ DE TANTAS COISAS QUE NOS ACONTECE E QUANDO COMEÇA PARECE QUE TUDO CHEGA JUNTO, COMO DEVEMOS PROCEDER ?

Saul Brandalise 19:19:52
Regina 1 - O Dr. Lair possui uma fortuna que não necessita caçar-níqueis. No meu caso, toda a receita advinda da venda dos livros " O Despertar da Consciência", eu estou destinando a instituições de Caridade. Minha missão está acima de qualquer necessidade material. Sou espírita e encaro este livro como parte de minha missão. Achei muito interessante a sua colocação, mas saiba que não preciso disso para meu sustento e para as minhas necessidades.

Saul Brandalise 19:21:00
CRIS - Primeiro você precisa acreditar em você, depois seguir a sua intuição, ela é quem vai dizer à você, se seu caminho está correto ou necessita de correção de rumo.

Moderador 19:21:45
Fábio Costa pergunta: Como usar as idéias do seu livro a vida do nosso cotidiano? Força de vontade é o mais importante mesmo?

Moderador 19:23:46
Bárbara ! pergunta: Como manter sempre o bom humor?

Saul Brandalise 19:24:11
Regina -Só aprendemos a gemer na dor, tudo o que acontece conosco é porque na realidade merecemos. Quando tudo parece desmoronar, é exatamente aí que está o grande momento de nossa mudança. Deus nos faz, neste momento, meditarmos e tentarmos entender o que é melhor para nós. O que não devemos é cairmos em depressão pois para nossa evolução é exatamente o contrário que tem que acontecer.

Saul Brandalise 19:25:56
Fábio Costa - No meu livro procuro mostrar os sinais que a vida nós apresenta. Estes sinais são fruto de nossos pensamentos e atitudes. Quando eles ainda não são sinais se apresentam na nossa voz interior. Você conseguiu entender ?

Moderador 19:27:11
Regina1 diz: O senhor prega que os sonhos são realizáveis. Em um país como o Brasil, esta não pode ser uma afirmação perigosa?

Saul Brandalise 19:27:20
Bárbara - É difícil manter sempre o bom humor, afinal nenhum de nós é perfeito. Melhora-se muito perdoando-se os nossos desafetos e pensarmos que o amor é a única forma de encontrarmos a felicidade plena.

Moderador 19:28:49
Dee diz: Olá... eu tenho sentido uma angústia enorme dentro de mim, que eu sei que não posso controlar, pois eu não descobri o motivo dessa angústia. O que o senhor teria para me dizer a respeito disso? Seria essa angustia uma `missão` incompleta?

Saul Brandalise 19:29:32
Regina 1 - O grande problema da realização dos nossos sonhos é a ansiedade. Muitas vezes, o nosso sonho está inversamente proporcional ao tempo que queremos que ele aconteça. Primeiro, precisamos acreditar ser possível depois precisamos viver com energia positiva. Você entende o que é energia positiva?

Moderador 19:31:21
Belmonte diz: Na minha opinião a nossa vida tem três bases sólidas - o trabalho, a saúde e a espiritualidade. Como conseguir equilibrar essas três bases, sem que uma pese mais do que a outra?

Saul Brandalise 19:32:37
Dee - difícil dizer pois não te conheço e nem consigo decifrar a sua energia. Angústia mal resolvida é a pior companheira que nós podemos ter. Verifique dentre teus desafetos os que estão terrivelmente mal resolvidos idem com os teus pensamentos, idem com os teus amigos, idem com as tuas conversas, fatalmente num desses pontos está o ponto X da sua angústia.

Moderador 19:33:23
Angelica diz: Boa noite... estou teclando de Florianópolis.... como o senhor se dedica à vida espiritual? Tem alguma oração em especial?

Saul Brandalise 19:35:42
Belmonte - Ao contrário do que muitos pensam, nós somos espíritos com experiência humana. Você sabe exatamente o que veio fazer aqui? Não sabe? Então, aprenda a meditar e "converse" com a sua voz interior. Ela vai te mostrar como equilibrar matéria e espírito. Quando você conseguir entender isso vai saber como equilibrar suas necessidades.

Moderador 19:36:16
Martins diz: Acho muito louvável de sua parte destinar os recursos da venda do livro para instituições de caridade, quando foi que o senhor descobriu ou despertou sua consciência?

Saul Brandalise 19:37:50
Angélica - Boa noite!! Mande o seu e-mail que eu te envio após nosso papo a oração que você vai gostar muito, aliás vou te enviar várias... Dedico-me à vida espiritual diariamente procurando fazer com que as pessoas que me cercam tenham uma jornada mais feliz.

Moderador 19:39:32
Lua clara pergunta: Temos outra maneira de aprendermos sem precisar sofrer?

Moderador 19:40:30
mantra pergunta: Como enfrentar as muitas dificuldades evitando o negativismo? De onde e como buscar uma injeção de ânimo apesar das dificuldades?

Saul Brandalise 19:40:59
Martins - No livro "O Despertar da Consciência" eu conto isso. Tive várias "sacudidas" na vida, seqüestro dos meus filhos, acidente aéreo, acidente de automóvel e quando juntei tudo isso, eu descobri que o que acontecia comigo precisava ser mostrado para todas as pessoas, principalmente aquelas que se sentem sós, em depressão, ou que deixaram de lado sua auto-estima.

Saul Brandalise 19:42:23
Lua clara - Só os espíritos muito evoluídos, e esses não estão neste planeta conseguem aprender sem terem que pagar, pois já sabem perdoar e amar de verdade.

Moderador 19:43:33
Nice pergunta: Se não somos por natureza uma pessoa otimista, qual o caminho para sê-lo?

Moderador 19:45:40
café pequeno diz: Como uma pessoa que se acha realmente pequena, fraca e, às vezes, até inútil na vida pode ADQUIRIR otimismo e força de vontade? Será possível pra uma pessoa assim (que além de tudo é depressiva) recuperar a AUTO-ESTIMA?

Saul Brandalise 19:46:10
Mantra - A linha que separa o negativo do positivo é tênue, tudo está em função do nosso meio, dos nossos pensamentos e atitudes passadas. Somos na verdade resultado de tudo isso, a primeira educação vem de casa que é a base, a segunda vem da escola e a terceira vem da sociedade. Se escolhermos o Brasil é porque está na hora de deixarmos de lado as críticas e passarmos à ação. Se cada um fizer a sua parte, o fardo vai ficar mais leve, precisamos escolher alguma ação diária que contribua para a melhoria do nosso meio ambiente.

Saul Brandalise 19:47:59
Nice - Mudar a forma de pensar. Exemplo: evitar de olhar o amanhã com base no nossos insucessos do passado. Se usarmos a mesma receita vamos ter o mesmo resultado. Desculpe insistir mas tudo está em função do nosso pensamento e das nossas atitudes.

Moderador 19:48:12
Lua clara diz: Como nos livramos de pensamentos como `As coisas neste momento na minha vida estão indo tão bem... acho que vai acontecer alguma coisa para atrapalhar...` como livrar-se dessas idéias?

Saul Brandalise 19:50:53
Café pequeno - Que tal começarmos por "GRANDE CAPUCCINO"? Pois café pequeno era para você há dez minutos atrás. Daqui para à frente o que vale é o seu pensamento. Funciona como, por exemplo, não dirigir só olhando pelo espelho retrovisor, o que vale é o agora e ele constrói o futuro. O passado serve para sabermos exatamente como não fazer.

Saul Brandalise 19:52:40
Lua clara - Só você vai conseguir mudar. Se o pensamento negativo vem, mude para o positivo. Desculpe mas é simples assim... desde que o seu ambiente de vida não contribua para esta mudança.

Moderador 19:54:05
Lua clara pergunta: O senhor fala muito sobre `voz interior`, como e onde posso ouvi-la?

Saul Brandalise 19:56:40
Lua clara - A voz interior é igual a sua intuição. A sua intuição é igual a pensar sozinha. Sua voz interior é quando você sabe que é assim mas não sabe explicar porquê. Todas as vezes que você foi contra a sua intuição você padeceu, sabe por quê? Porque você não obedeceu a sua voz interior.

Moderador 20:00:25
Martins pergunta: O senhor acha que devemos ser seres intuitivos ou absolutamente racionais?

Moderador 20:00:40
Mayra pergunta: O que podemos aprender com o seu livro e onde encontrá-lo?

Saul Brandalise 20:01:56
Martins - Não sei qual a sua receita, mas eu aplico 70 % de intuição e o resto é racional, sabe por quê? Porque eu aprendi a conversar com a minha voz interior. Aí fica mais fácil...

Moderador 20:02:16
shaula elogia: Boa noite e parabéns por este trabalho tão bonito.

Moderador 20:04:03
Paulo pergunta: Na sua opinião, como a imprensa, jornal, TV e rádio poderiam colaborar para que a nossa juventude cresça saudável, sem muito apego material e com muito amor no coração?

Moderador 20:05:07
shaula pergunta: Gostaria de saber se o senhor acredita que podemos mudar nosso karma, e se positivamente, se teremos que reencarnar para acabar o que mudamos e deveríamos ter vivido.

Saul Brandalise 20:05:15
Mayra - você encontra meu livro nas livrarias ou solicite ajuda pelo telefone 0xx (48) 239-1032 em horário comercial, com Valdete. Meu livro não quer ensinar nada, ele apenas desperta em você o que está adormecido, que é o correto entendimento das forças e do amor que te cerca. Conhecer a experiência de Dona Geni, e de outros que passaram por momentos difíceis e que souberam dar a volta por cima.

Saul Brandalise 20:05:51
Sahula - Obrigado e um beijo na sua alma!!!!!!!!!!

Saul Brandalise 20:08:11
Paulo - É uma pergunta difícil e eu teria que me alongar muito mas, por exemplo, as redes de tv por audiência estão fazendo qualquer coisa, e isso é muito ruim. Aqui começa o problema pois atrás da audiência vem o faturamento. Realmente é um assunto muito complicado onde precisaríamos muito tempo para discuti-lo.

Moderador 20:08:46
MARAFON diz: Boa noite, sou natural de Videira e estou morando em Porto Alegre, como está nossa cidade?

Moderador 20:09:39
Iris pergunta: Como fazer para acabar com o ciúme, por exemplo?

Moderador 20:13:17
mara pergunta: Como ser mais feliz em meio a tantas dificuldades?

Saul Brandalise 20:13:18
Shaula - Viemos a esta encarnação para resgatarmos os nossos karmas. Lamentavelmente, muitas vezes, por nosso livre-arbítrio contribuímos para aumentá-lo. O karma, na verdade, é fruto de nossas relações nesta ou em vidas passadas. Para melhorá-lo só atitudes compensadoras e muito amor em nossas atitudes. Você só você consegue alterar o fluxo da suas atitudes, portanto todas as soluções estão em suas mãos. CUIDADO!!! Procure determinar tempo suficiente para que tudo aconteça. Não falhe dando a si mesmo menos tempo do que o tempo precisa.

Moderador 20:13:47
sartori pergunta: Acredita em vidas passadas?

Saul Brandalise 20:14:12
Marafon - A grande Videira está feliz e sentindo a tua ausência. Um abraço...

Moderador 20:15:39
Egeus pergunta: Mas, muitas vezes, o desejo não `fala` mais alto que a intuição?

Moderador 20:17:07
Alexandre pergunta: Como devemos enfrentar situações de risco total? Agir? Pensar? Deixar o tempo correr?

Saul Brandalise 20:17:53
Iris - difícil, muito difícil. O ciúme acontece quando o amor é egoísta. Amor egoísta é aquele onde primeiro queremos ser amados e depois damos amor. Quem conseguir dar a receita correta de como não ter ciúmes fatalmente encarnou muito próximo de Jesus Cristo que só amou sem nunca se preocupar em ser amado. O ciúmes é igual a posse... Quem nós possuímos senão a nós mesmos?? Procure dar amor e o ciúmes diminui.

Saul Brandalise 20:18:24
Mara - Já dei minha opinião sobre esse assunto.

Saul Brandalise 20:19:17
Sartori - Sim acredito em vidas passadas que é a filosofia básica do espiritismo.

Saul Brandalise 20:19:59
Egeus - Sim, é verdade, aí você precisa saber, e só você vai conseguir saber o preço do desejo.

Saul Brandalise 20:21:35
Alexandre - Eu procuro todos os dias dormir com os meus problemas equacionados, evito transferir decisão, pois elas sempre se tornam mais caras. Jamais deixo o tempo correr, pois aquilo que parece ser solução solucionado está.

Saul Brandalise 20:22:25
TODOS - Obrigado pelo seu tempo e por suas perguntas. Um beijo no coração e na alma de cada um de vocês!!!!!!!!!! Saul.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa