Home > Espiritualidade
BatePapo no UOL em Julho de 2001

BatePapo no UOL em Julho de 2001

por Márcia Cristina Fernandes

Bate-papo com Marcia Fernandes

Especialista em aromaterapia e florais conversou sobre o uso desta técnica em todas as situações da vida diária. Márcia ensinou como utilizá-los para equilibrar e harmonizar pessoas e ambientes

Participaram do Bate-papo 459 pessoas

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas

(21:03:12) Cláudia fala para Márcia Fernandes: : Boa Noite. Estou em Uberlândia/MG. Sou Acupunturista. Gostaria de saber sobre indicações de aromas para pessoas em extremos de ansiedades e stress...

(21:03:20) Júlio RJ fala para Márcia Fernandes: boa noite

(21:05:49) Márcia Fernandes: Claudia, boa noite. Obrigada por sua presença. No caso da acupuntura, você poderá utilizar vários óleos essenciais como complemento deste tipo de tratamento. Os casos de ansiedade e stress podem ser trabalhados com os óleos equilibradores e balanceadores, como por exemplo a lavanda. Você apenas necessita ter dados sobre o seu paciente e lembrar de operá-los de acordo com a causa desta ansiedade.

(21:05:51) patricia fala para Márcia Fernandes: como usar florais no ambiente?

(21:08:38) Márcia Fernandes: Patricia, boa noite. Essa pergunta é super importante, normalmente eu preparo um diagnóstico do ambiente, avaliando os fatores físicos, e principalmente a atitude mental e emocional das pessoas que ali habitam. Você precisa conhecer qual é a necessidade do ambiente, pode ser uma situação de extudo, por ex., no qual essências florais relacionadas com criatividade, pensamento direcionado, foco, concentração, poderão ser borrifadas no ambiente. Você pode usar um spray ou pingar gotas das (...)

(21:08:46) Márcia Fernandes: (...) essências em uma vasilha com água.

(21:08:51) RAFAEL fala para Márcia Fernandes: Boa noite, Marcinha!!!! Para começar, eu gostaria de te pedir para explicar, de maneira simples, o que é a Terapia floral e como ela funciona

(21:10:00) Márcia Fernandes: Rafael, oi! A terapia floral é um recurso como um tratamento auxiliar em diversos outros tratamentos, que visa principalmente a harmonização das pessoas, avaliando sempre a pessoa, e não a doença.

(21:10:02) Agricola pergunta para Márcia Fernandes: Quando uma pessoa se aborrece e tem dores no peito , os florias podem ajudar?

(21:11:21) Márcia Fernandes: Agricola, sim, os florais podem ajudar em situações nas quais as pessoas sintam-se oprimidas, desanimadas, no entanto deve-se questionar a origem destas dores no peito, lembrando que a terapia floral é um complemento, e não devemos deixar de procurar um médico caso o sintoma persista.

(21:11:33) Samantha pergunta para Márcia Fernandes: Existe pesquisas comprovando a eficiencia dos Florais?

(21:12:36) Márcia Fernandes: Samantha, boa noite. Os cursos de pós-graduação em terapia floral visam as pesquisas para que possa haver uma maior comprovação de sua eficácia. Há muitos terapeutas que já elaboraram diversos trabalhos muito significativos.

(21:12:43) Cláudia fala para Márcia Fernandes: pode nos indicar alguma bibliografia mais prática e de fácil assimilação?

(21:13:54) Márcia Fernandes: Cláudia, basicamente é importante conhecer o trabalho de Dr. Bach, para compreender sua filosofia. Além dos livros do Dr. Bach, há vários outros sistemas como o da Califórnia ou Austrália. Todos possuem uma introdução bastante clara.

(21:14:10) RAFAEL fala para Márcia Fernandes: Muitas vezes, os Florais intensificam os sintomas daquilo que queremos tratar, antes de atingirmos o equilibrio, daí que muitas pessoas dizem que "pioraram". Como lidar, entao, com este tipo de situaçao?

(21:15:26) Márcia Fernandes: Rafael, na verdade as essências florais estão cumprindo sua função... conscientizando ou trazendo à tona a real ncessidade a ser trabalhada em nosso eu e em nossa alma. Não há necessidade de afligir-se.. isto é conscientização e faz parte do objetivo dos florais.

(21:15:33) Lei fala para Márcia Fernandes: Trabalho num ambiente onde recebo vários problemas, psicológico e físicos, de diversas pessoas, pois sou enfermeira. Como posso utilizar os Florais para manter o ambiente sempre saudável?

(21:16:53) Márcia Fernandes: Lei, olá. Seu trabalho pode ser muito beneficiado com essências florais borrifadas no ambiente, que propiciem equilíbrio, bom humor, e no caso de doenças, até mesmo alguns óleos essenciais orientados por um profissional farão a limpeza energética do ambiente.

(21:16:55) flex fala para Márcia Fernandes: existem aromas que aumentam o estímulo sexual?

(21:18:32) Márcia Fernandes: Flex, aguardava essa pergunta :). Sim, existem aromas, ou melhor, óleos essenciais, que podem auxiliar no aumento do estímulo, e não apenas isto, mas propiciam um ambiente agradável e amoroso, cujo prazer está baseado na troca e no carinho. Lembre-se de usar óleos puros, pois caso contrário, "cheirinhos" não têm qualquer efeito terapêutico.

(21:18:34) Fernanda pergunta para Márcia Fernandes: O que pode ser usado, em se falando de aromaterapia, para depressão, ansiedade e pânico?

(21:19:43) Márcia Fernandes: Fernanda, nos três casos, lembre-se do óleo essencial de lavanda, considerando que seja 100% puro. A forma de aplicação pode ser através de uma massagem, ou da aspersão no ambiente. Há necessidade da orientação de um profissional da área.

(21:19:48) Cláudia fala para Márcia Fernandes: Márcia. Sou terapeuta , mas te pergunto agora como paciente : tenho endometriose. A medicina alopática diz não te cura e acrescenta que uma das principais causas é o estresse. Pode me indicar algo para usar no meu dia a dia?

(21:21:24) Márcia Fernandes: Cláudia, disfunções da área ginecológica recebem benefícios através das essências florais. Há várias essências que atuam sobre questões de feminilidade. No entanto, é preciso perguntar-se: por que uma endometriose em minha vida? Tratando a causa, e não o efeito...

(21:21:34) Magga fala para Márcia Fernandes: utilizo o walter violet, e vervain qual a função deles?

(21:21:46) ZENDRA fala para Márcia Fernandes: EXISTE UM FLORAL PARA AGUÇAR A CRIATIVIDADE?

(21:23:08) Márcia Fernandes: Magga, você os utiliza, e precisa realmente inteirar-se do que significa. O water violet pertence ao grupos da solidão, para pessoas que tendem a isolar-se, e vervain é uma essência floral do mesmo sistema (Bach), que atua nas pessoas cujo entusiasmo pode levá-las a querer direcionar a mente dos outros.

(21:23:34) RAFAEL fala para Márcia Fernandes: Falando em pós-graduação, e sendo a Terapia Floral uma área relativamente nova, já existem aqui no Brasil, especialmente em Sao Paulo, cursos de pós que sejam idôneos?

(21:23:59) Márcia Fernandes: Zendra, sim. Você encontrará em diversos sistemas, essências para a criatividade. E uma delas é a Íris, do sistema da Califórnia, que estou mostrando no vídeo.

(21:24:09) marô fala para Márcia Fernandes: Recentemente, tive indicaçóes para tomar uma combinação de florais. Gostaria de saber quais os efeitos colaterais de uma dosagem esseciva dos mesmos??

(21:25:02) Márcia Fernandes: Rafael, sim. O curso da pós-graduação do IBEHE, na Vila Mariana, iniciar-se-á em agosto. Dou aula nas turmas em andamento do Rio e Porto Alegre.

(21:25:20) Agricola pergunta para Márcia Fernandes: Além das situações em que as pessoas passem. Existem forais que ajudam na mudança de carcterísticas de personalidade? Por exemplo => excesso de crítica aos outros e perfeccionismo?

(21:25:45) Márcia Fernandes: Marô, não se preocupe. Essências florais não apresentam efeitos colaterais, e a dosagem é relativa, pois atuam vibracionalmente.

(21:26:28) Márcia Fernandes: Agricola, sim. Oriento você a ler sobre o grupo da excessiva preocupação com os outros, do sistema Bach.

(21:27:06) regina fala para Márcia Fernandes: como se explica que um cheiro possa surtir algum efeito?gostaria de entender, obrigada.

(21:27:13) Victor fala para Márcia Fernandes: A aromaterapia não pode causar algum tipo de alergia ou dano ao paciente?

(21:27:18) Pâmella pergunta para Márcia Fernandes: em quais tipos de doenças os florais ajudam na sua recuperação?

(21:28:28) Márcia Fernandes: Regina, as plantas aromáticas desprendem fragâncias que são captadas pelo nosso sistema olfativo, que podemos considerar a porta de entrada do ambiente, ou do mundo externo, para dentro de nós. As células olfativas encarregam-se de levar a mensagem do aroma ao nosso sistema límbico, que está diretamente relacionado com as nossas emoções.

(21:29:11) Márcia Fernandes: Victor, sim. Por isso, é tão importante que seja sempre um tratamento orientado por profissional habilitado. Pois há várias restrições.

(21:29:50) Márcia Fernandes: Pâmella, vamos considerar que todas as doenças têm sua origem nos aspectos emocionais, e assim poderemos utilizar as essências considerando-os.

(21:30:05) Michel fala para Márcia Fernandes: Você da consultas pela Internet? Qual o site?

(21:31:07) Lei fala para Márcia Fernandes: Você falou ao Flex sobre os óleos que estimulam o sexo. Quais os mais indicados?

(21:31:34) Márcia Fernandes: Michel, sim. Podemos conversar através do www.somostodosum.com.br. Você me encontra nos temas 'aromaterapia' e 'terapia floral'.

(21:31:56) Ivanil fala para Márcia Fernandes: existem florais que ajudem a parar de fumar?

(21:32:04) Violeta fala para Márcia Fernandes: Como os florais ou a aromaterapia poderia ajudar na TPM?

(21:32:26) Márcia Fernandes: Lei, vocês adoram este tema :). Lembre-se de ilangue-ilangue, como uma fragância amorosa e confortante.

(21:32:56) Márcia Fernandes: Ivanil, existem florais que ajudam a baixar a ansiedade e a motivar dentro do propósito de parar de fumar.

(21:33:30) Vera pergunta para Márcia Fernandes: Tem algum consultorio ou fone que possa passar, para maiores informações?

(21:34:42) Márcia Fernandes: Violeta, como eu já disse, há várias essências que atuam na feminilidade e sexualidade. Assim, nas crises de TPM, lembre-se de essências que equilibram, por exemplo, a irritabilidade ou a falta de harmonia com o feminino. Consulte as essências da Califórnia, especialmente as liliáceas. Se precisar de ajuda, entre em contato comigo pelo site www.somostodosum.com.br

(21:34:43) RAFAEL fala para Márcia Fernandes: Marcia, como diferenciar os óleos essenciais puros dos "cheirinhos"? Eles podem ser aplicados diretamente na pele?

(21:34:50) Ceci fala para Márcia Fernandes: existe um período máximo para se tomar o Rescue?

(21:35:08) Binha fala para Márcia Fernandes: Boa noite! Existe a possibilidade de vício na utilização dessas plantas?

(21:35:23) Márcia Fernandes: Vera, você pode ligar para mim no telefone 5549-0428, São Paulo, capital.

(21:36:48) Márcia Fernandes: Rafael, os óleos essenciais puros normalmente custam bem mais caro que os 'cheirinhos'. Eles não devem ser aplicados diretamente sobre a pele. Você pode diluí-los em loções básicas, como estas (vídeo), ou o que chamamos de óleos carreadores, como por ex. germem de trigo, ou amêndoa doce, de acordo com a indicação.

(21:37:10) Andreza fala para Márcia Fernandes: existe alguma essencia floral para amenizar a sinuzite? me responda por favor.

(21:37:46) Márcia Fernandes: Ceci, sua pergunta é muito importante. Quando os florais passaram a ser conhecidos, as pessoas utilizavam frequentemente o Rescue. No entanto, como o próprio nome diz, ele é um remédio de emergência, e tem sua ação eficaz no momento propício (crise).

(21:38:16) Márcia Fernandes: Binha, estamos falando das essências florais, cujo efeito não causa qualquer tipo de dependência.

(21:39:14) mary fala para Márcia Fernandes: eu queria saber se essa terapia através de plantas realmente funciona e quanto tempo dura p fazer efeito. eu vou ser psicóloga e queria ver se devo passar florais p meus pacientes, pq eu tomo floral ha 3 anos e nunca deu certo, qual é o macete p dar certo, é preciso fé??

(21:39:58) valcel fala para Márcia Fernandes: Marcia,como voce usa os florais e aromaterapia para harmonizar empresas por exemplo?

(21:39:58) Márcia Fernandes: Andreza, você pode compreender os momentos em que tem essas crises? O que mais a leva a ter uma crise de sinusite? Pode ser uma congestão mental? De acordo com a causa, poderemos localizar a essência mais apropriada para o seu caso.

(21:40:52) Márcia Fernandes: Mary, você está sendo orientada por alguém, ou tem feito uma escolha pessoal?

(21:42:02) REGINA fala para Márcia Fernandes: com quantos tipos de florais vc trabalha, Marcia?

(21:42:29) Márcia Fernandes: Valcel, bem, utilizamos as essências e os óleos essenciais em um trabalho que julgo ser preciosíssimo... dou a este trabalho o nome de 'healing spaces', ou 'harmonização', e atuo em conjunto com outra terapeuta, que faz a limpeza de ambientes, ou 'cleaning spaces'. Os resultados são magníficos, especialmente em situações onde as equipes ou funcionários estão passando por momentos críticos.

(21:42:45) Agricola pergunta para Márcia Fernandes: Uma amiga tomou floral e teve fortes dores de cabeça. Chegou a fazer tomografia e não acusou nada! Parou com o floral e a dor foi embora? Já aconteceu na sua experiência um caso destes? Como proceder com o paciente?

(21:43:30) Márcia Fernandes: Regina, eu pessoalmente trabalho com os seguintes sistemas: Bach, Califórnia, Bush Australiano, Deserto, Living Light e Findhorn.

(21:44:22) marcia fala para Márcia Fernandes: meu bebe tem um ano e muita difilcudade p/dormir como os florais podem ajudá-lo?

(21:44:44) Márcia Fernandes: Agricola, é necessário entender se realmente o ocorrido está vinculado ao uso das essências. Às vezes, uma dor de cabeça passageira pode fazer parte da sinalização, fruto da consciência, para que se tome uma nova atitude mental.

(21:46:00) Leila fala para Márcia Fernandes: Gostaria de saber se usando o floral para um determinado problema (ansiedade, por exemplo), terei que tomá-lo sempre? Há algum problema em misturar vários florais? Qual a diferença entre os florais de Minas e os de Bach (espero que seja assim que se escreva :-))?

(21:46:06) Márcia Fernandes: Marcia, as crianças são muito beneficiadas pelos florais. Aconselho você a procurar entender se a causa desta dificuldade de dormir tem algo a ver com o ambiente, ou quarto. Pode ser fruto de um incômodo, tal como medo, ou percepção em excesso das energias do mesmo.

(21:46:11) Adriana de Barros-UOL: (Sérgio Scabia)

Aromas e florais preparados pela terapeuta Marcia Fernandes

(21:47:46) Márcia Fernandes: Leila, vamos por partes. Uma vez que você se conscientize e se disponha a trabalhar internamente um determinado problema, o floral terá cumprido sua função. Não há problema em misturar vários florais, sem exageros :). A diferença entre florais de Minas e Bach é que são sistemas diferentes, digamos que Minas é um dos sistemas 'discípulos' de Bach.

(21:48:01) Violeta fala para Márcia Fernandes: Como os Florais podem ajudar a quem tem Enxaqueca? Para o tipo de pessoas que têm enxaquecas com freqüência e só melhoram depois de dormir .

(21:48:09) Ana Carolina fala para Márcia Fernandes: Qual livro ou curso você indicaria para saber mais sobre Florais??

(21:48:13) César, Lu e Mari fala para Márcia Fernandes: Existe alguma contra-indicação para o tratamento floral? Existem casos de reações alérgicas?

(21:49:18) Márcia Fernandes: Violeta, sempre lembrando da causa da enxaqueca, poderemos escolher a essência mais adequada. Observe se está ligada à exaustão mental, stress, contrariedades. De qualquer forma, o óleo essencial de lavanda, ao dormir, pode ser borrifado no quarto.

(21:50:32) Márcia Fernandes: Ana Carolina, o curso de pós-graduação do IBEHE é a melhor indicação para formação em terapia floral. Quando aos livros, procure iniciar pela literatura de Bach, e então Califórnia, por exemplo, ou outro sistema com o qual você se identifique.

(21:50:37) Pâmella fala para Márcia Fernandes: podemos misturar essências florais com remedios alopáticos?

(21:51:19) Márcia Fernandes: César, Lu e Mari.. amigos queridos, bom tê-los por aqui... Não há contra-indicação para o tratamento floral, nem tampouco casos de reações alérgicas. Continuem utilizando os florais :)

(21:51:50) Márcia Fernandes: Pâmella, sim. Não há qualquer problema. No entanto, observe a dosagem do conservante.

(21:51:55) cristina fala para Márcia Fernandes: existe calmante nos florais?

(21:52:35) Michel fala para Márcia Fernandes: O que seus pacientes mais procuram: aromaterapia ou florais?

(21:52:56) Márcia Fernandes: Cristina, em casos de emergência, você pode lembrar do Rescue, mas de acordo com a situação, essências como chamomile, do sistema da Califórnia, pode ser uma ótima indicação.

(21:53:54) Márcia Fernandes: Michel, normalmente procuram mais as essências florais, e os óleos essenciais são uma alternativa no caso de massagem. Mas também utilizam sprays para cuidar dos ambientes.

(21:55:20) Márcia Fernandes: Gostaria de agradecer a todos que estiveram presentes em nosso bate-papo. Ser necessitarem de maiores informações ou esclarecimentos, entrem em contato pelo site www.somostodosum.com.br, ou e-mail, marciaflower@uol.com.br. Que as essências florais e os óleos essenciais continuem sendo bênçãos da natureza sobre todos nós.

(21:55:22) Adriana de Barros-UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Marcia Fernandes.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 03/07/2001 12:29:51

Márcia Cristina Fernandes é Terapeuta Floral e Aromaterapeuta,
docente e supervisora do curso de Pós Graduação
em Terapia Floral do IBEHE. Conheça o teste dos Florais e
Conheça os auto-testes de Aromaterapia
Email: marcia_flower@yahoo.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Como posso enfrentar a Grande Conjunção em Capricórnio?
Você é auto abusivo?
Toques conscienciais para uma amiga triste com a dor da perda
Consciência é vida e vida é consciência
Será que o Reiki pode me ajudar?
Obesidade: como tratar?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 21 de outubro de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa