Menu

BatePapo no UOL em Maio de 2001

por Wagner Borges em Espiritualidade
Atualizado em 30/05/2001 18:43:21


Bate-papo com Wagner Borges

Fundador do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bionergéticas e colaborador do site vidanova.com conversou sobre projeção astral, técnica que consiste em projetar a consciência para fora do corpo físico

Participaram do Bate-papo 643 pessoas

Este bate-papo aconteceu 06/05/2001, às 17h00

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas


(17:01:26) Adriana® fala para Wagner Borges: Boa tarde!

(17:01:35) João Moraes fala para Wagner Borges: Oi, como acontece uma projeção astral?

(17:01:50) Wagner Borges: Boa tarde, Adriana

(17:02:34) Wagner Borges: João, uma projeção acontece quando o metabolismo do corpo físico cai, como no sono, desmaio ou relaxamento, e o corpo espiritual se desprende temporariamente do corpo físico.

(17:03:41) Wagner Borges: Essa experiência fora do corpo é conhecida por vários nomes como: viagem astral, projeção da consciência, desdobramento espiritual, saída astral, viagem fora do corpo e tantos outros nomes que existem por aí.

(17:03:44) {_Anninha_} fala para Wagner Borges: Boa tarde... seguinte.,. qualquer pessoa pode fazer uma projeção astral?

(17:05:20) Wagner Borges: Anninha, sim, pois é um potencial parapsíquico inerente a todas as pessoas, independente de crença, sexo, raça ou qualquer outra condição. É igual a capacidade de pensar, sentir, agir e manifestar-se na própria vida. Porém, pode ser melhorada por certos estudos e práticasespecíficas.

(17:05:35) Marta fala para Wagner Borges: Boa tarde Wagner! Como fazer para manter constante as nossas viagens? Eu conseguia fazer de vez em quando mas, de repente, parei e nao consegui mais.

(17:07:34) Wagner Borges: Marta, pode ser que vc tenha causado um certo bloqueio energético ou psicológico em relação as projeções anteriores. A melhor maneira de retomar esse potencial é ativando energeticamente os chacras e lendo bastante sobre o assunto para criar uma saturação mental que mantenha sua mente na sintonia dessas experiências. Vc quer algumas dicas de livros sérios sobre o tema para pesquisar?

(17:07:36) Edu-23-Ipanema-RJ fala para Wagner Borges: Pelo Rio de Janeiro tem algum curso bom que você possa recomendar???

(17:08:46) Wagner Borges: Edu, não. Existe o IIPC do Waldo Vieira que aplica cursos nessa área mais voltado ao lado científico do tema. Algum curso com abordagem mais espiritualista eu não conheço.

(17:08:48) Cacau-RJ fala para Wagner Borges: Como fazer a proleção estando acordado, qual a técnica, o que é necessário

(17:10:18) Wagner Borges: Cacau, relaxamento e uma condição mental de absoluta quietude mantendo-se exatamente na fronteira entre a vigília e o sono, naquela condição de estado alterado da consciência chamada "Hipnagogia" (popularmente conhecida como cochilo).

(17:10:21) Paty fala para Wagner Borges: Wagner Boa Trade!! Gostaria de saber como podemos distinguir essas viajens de sonhos??

(17:12:53) Wagner Borges: Paty, nos sonhos nós não temos controle sobre as imagens oníricas que vemos. O sonho se passa na tela mental. Eles tem algumas características: as imagens são movediças, atemporais, inespaciais e dotadas de extrema plasticidade, tudo muda em frações de segundo. Já na vigília ou numa condição extra-física consciente, o nível de consciência é semelhante e até mesmo em certas ocasiões superior ao nível de lucidez normal. Porém, em muitos casos, na hora em que a pessoa volta ao corpo, o cérebro pode

(17:13:50) Wagner Borges: (cont) apagar a memória da experiência e mascará-la como sonhos. Nesse caso fica difícil separar uma coisa da outra. Mais numa experiência consciente com total lembrança não há como confundir.

(17:13:52) Marco Antonio pergunta para Wagner Borges: Estudo a projeção astral já há 7 anos, e o máximo que consegui foi instalar o Estado Vibracional uma única vez, mesmo assim sem a projeção. Existem outras maneiras para realizá-la, sem o EV? O que você sugere como leitura de orientação?

(17:16:08) Wagner Borges: Marco Antonio, entra no meu site www.ippb.org.br e olhe o meu livro "Viagem Espiritual - Vol 2" que contém 60 ilustrações coloridas sobre projeção e está disponibilizado gratuitamente para leitura integral. Entre no capítulo sobre técnicas de projeção. Há um monte delas nesse capítulo. Se possível entre na seção textos projetivos e procure várias técnicas que estão contidas lá tb.

(17:16:08) {_Anninha_} fala para Wagner Borges: E.. como ter certeza q eu estou mesmo "saindo do corpo" e não apenas imaginando?

(17:18:48) Wagner Borges: Anninha, a saída do corpo apresenta alguns sintomas característicos. Vou descrever alguns deles que são muito familiares a quase todo mundo: a sensação de acordar e não conseguir se mexer. A pessoa não consegue abrir os olhos e não consegue mexer nem um dedo. Ela tenta gritar para chamar alguém e não sai som nenhum e ela então fica muito apavorada achando que é algo muito estranho. Isso se chama catalepsia projetiva e é uma paralisia energética por causa da dilatação da aura. Se a pessoa ficar

(17:21:17) Wagner Borges: (cont) e procurar pensar em soltar-se e flutuar fora do corpo, ela poderá ter uma experiência e comprovar a realidade desse estado. Outra sensação é aquela da pessoa estar cochilando e repentinamente ter a sensação como se estivesse escorregando ou caindo da cama. Daí, ela tem um tranco e desperta meio sobressaltada. Isso ocorre porque o corpo espiritual está tentando desprender-se energeticamente, mais o corpo físico ainda retrai e oferece uma certa resistência. Outra : a sensação de sentir-se

(17:22:49) Wagner Borges: (cont) inflando como um balão, parece que a pessoa está engordando. Isso é chamado de estufamento da aura. É muito comum e é causado pela dilatação do campo energético quando a pessoa está relaxada. Essas sensações e muitas outras antecedem uma saída do corpo e são bem características desse estado.

(17:22:51) Curioso fala para Wagner Borges: : É possivel uma pessoa fazer uma viagem astral e não voltar mais a conciencia ??

(17:25:14) Wagner Borges: Curioso, não. Existe uma ligação energética entre o corpo espiritual e o corpo físico durante a projeção. Essa ligação é conhecida esotericamente com o nome de Cordão de Prata. Trata-se de uma extensão vibracional que interliga o corpo sutil e o corpo carnal. Ela sempre puxará o corpo sutil de volta. A não ser na hora da morte do corpo onde esse cordão está desvitalizado e é um momento final da vida física dessa pessoa. E também nos casos de coma

(17:25:18) Camilla pergunta para Wagner Borges: a projeção astral pode ser feita em casa ??? Sem um acompanhamento de um especialista no assunto ???

(17:28:09) Wagner Borges: Camilla, sim. Na verdade a maioria das projeções ocorrem em casa durante o sono comum. Eu comecei a ter projeções aos 15 anos e nada sabia sobre isso. Não havia nenhum especialista junto comigo, foi tudo absolutamente natural e espontâneo. O que eu aconsellho a vc é a leitura sobre o assunto para familiarizar-se mais com o tema. Vou colocar aqui uma pequena lista de livro selecionados sobre o tema: Aventuras Além do Corpo; de Willian Bullman - editora Ediouro; Viagens Fora do Corpo, de Robert

(17:31:12) Wagner Borges: (continua) Monrroe, da editora Record; Projeção do Corpo Astral, de Sylvan Muldoon e Carrington, editora pensamento; Projeções da Consicência, Waldo Vieira, editora IIPC; a Viagem de Uma Alma, Peter Richelieu, editora pensamento e Viagem Espiritual - Vol 2 , Wagner Borges, editora Universalista; Além do Corpo, de Marco Antônio Coutinho, editora Mauad. E por último Viagens Extrafísicas, de Geraldo Medeiros Jr, editora Forever.

(17:31:26) Flora fala para Wagner Borges: Wagner, algumas religiões, como o Santo Daime e União Do Vegetal fazem uso de um chá para facilitar as viagens astrais. Vc tem conhecimento disso?

(17:33:42) Wagner Borges: Flora, sim conheço. Alguns desses chás de vegetais acarretam estados alterados de consciência. No contexto xamânico de vários povos existe toda uma tradição de utilização de elementos da natureza para a realização de experiências espirituais. Porém, no contexto urbano não sou a favor do uso desse expediente, pois vivendo em cidades e expostos a tantas coisas, o efeito dessa abertura energética causada pode ser deletéreo.

(17:33:42) GIOVANA pergunta para Wagner Borges: Fale sobre amparadores

(17:35:44) Wagner Borges: Giovanna, os amparadores são as consciências extrafísicas que ajudam os projetores em suas experiências. Podem ser chamados tb de guias espirituais, mentores espirituais, protetores astrais, guardiões extrafísicos e tantos outros nomes que tem por aí. São os amigos e mentores dos bons projetores, que procuram projetar-se com finalidade de aprendizado espiritual e de ajuda invisível a humanidade.

(17:35:45) yuri s. fala para Wagner Borges: Wagner, dizem que nao é bom ter se alimentado/comido muito antes de se deitar, caso queira praticar uma projecao..gostaria de saber se isso é verdade e se realmente infui em uma projecao

(17:37:54) Wagner Borges: yuri, sim, pois alimentar-se antes de deitar acarreta alterações no metabolismo. O ideal é deitar com a barriga vazia, a mente limpa, tranquila e com o coração aberto a tudo aquilo que seja superior. E tb com as energias da aura limpa. Se possível, pense em que a experiência possa torna-lo um ser humano mais critativo, benigno, sereno, alegre e consciente da imortalidade que já mora dentro de vc.

(17:37:56) Sky fala para Wagner Borges: Para se evitar presenças indesejáveis, durante as projeções, é necessário ter uma energia menos densa. Por favor, cite alguns procedimentos para conseguirmos isso! Obrigado

(17:39:49) Wagner Borges: Sky, o ideal é encher o ambiente de luz amarela, branca ou violeta. Basta visualizar uma atmosfera energética interpenetrando o ambiente e erguer os pensamentos ao AMOR QUE GERA A VIDA e deixar o coração verter os melhores sentimentos na intenção de qualquer ser extra-físico pesado que estiver no ambiente.

(17:39:50) Chris pergunta para Wagner Borges: Wagner, gostaria de saber se duas pessoas que se conhecem podem se encontrar no plano astral e se isto pode ser feito conscientemente.

(17:41:18) Wagner Borges: Chris, sim. Pode ser feito e muitas pessoas encontram-se assim durante o sono. A questão é se elas lembrarão disso ou não. Na maioria das vezes elas acham que foi um sonho. Mais é possível sim. Apenas lembrando que o encontro tenha finalidades positivas.

(17:41:26) JRicardo fala para Wagner Borges: Apareça por Curitiba para alguns cursos e palestras !!

(17:43:32) Wagner Borges: JRicardo, ha três anos que não vou à Curitiba para palestras ou cursos, devido a agenda ser muito apertada aqui em Sampa (programa de rádio, internet, palestras e cursos com muitas pessoas aqui na cidade). Porém, se vc tiver uma turma e lugar para a realização de uma palestra (entrada franca) poderemos agendar algo. Em caso positivo, entre em contato pelo e-mail do meu site [email protected].

(17:43:34) jonas fala para Wagner Borges: Como é para um clarividente estar em meio a diversas pessoas? Em sua ultima palestra (sexta) como vc via o ambiente ?

(17:46:09) Wagner Borges: jonas, tem de tudo. Desde espíritos densos até seres muito iluminados que estão ali para ajudar invisivelmente. Já me acostumei a conviver com essas visões espirituais a muito tempo. Hj estou com 39 anos e desde os 15 que estou envolvido (diga-se de passagem com muita alegria) envolvido nisso. Não aconselho as pessoas a abrirem a clarividência sem que elas já tenham o nível de maturidade espiritual para conviverem com tudo aquilo que elas poderão ver. Não custa lembrar que os hospícios estão

(17:48:05) Wagner Borges: (cont) cheios de loucos que percebem um mundo espiritual e misturam-no na percepção comum e se complicam por isso. Desenvolvimento parapsíquico não é desenvolvimento espiritual. Mas para alguém que esteja estudando seriamente a parte espiritual equilibrada com a vivência humana sadia, o chacra frontal poderá ativar-se espontaneamente e acarretar flashs de clarividência.

(17:48:06) Renata fala para Wagner Borges: Wagner é verdade que a cor do corpo astral é azul, Qual o motivo???

(17:50:54) Wagner Borges: Renata, não é verdade. As cores refletem o estado íntimo da pessoa naquele momento. O corpo astral reflete os estadoes emocionais da pessoa. Cores densas (cinza, marrom) denotam emoções viscosas. Cores brilhantes denotam saúde espiritual e emocional (Azul, amarelo, violeta verde, prateado). Porém, em muitas vezes o corpo espiritual apresenta muito da cor azul e do amarelo. O azul é considerado a cor daquilo que é celeste e o amarelo é a cor do prana (energia, força vital, chi, ki).

(17:51:01) Flora fala para Wagner Borges: O que flutua nessas viagens, é a alma ou o espírito? Tem diferença entre alma e espírito?

(17:52:03) Wagner Borges: Flora, dependendo da doutrina ou religião que fala sobre isso pode haver diferenças ou não. Em algumas doutrinas espírito e alma são considerados a mesma coisa. Porém, em outras são consideradas diferentes.

(17:52:05) Pesquisador fala para Wagner Borges: Boa Tarde Wagner, gostaria de saber se há algum metodo pra eu mesmo descobrir o que me impede de me projetar?

(17:53:15) Wagner Borges: Pesquisador, só olhando suas energias pessoalmente para poder avaliar. Se vc estiver em Sampa, procure-me no final de uma das palestras de sexta-feira a noite no IPPB (entrada franca).

(17:53:17) Thor_CMP fala para Wagner Borges: Wagner, fale para nós, por favor, alguma(s) técnica(s) que você julga eficaz para iniciantes, que nunca se projetarao...?

(17:54:25) Wagner Borges: Thor, vou descrever um exercício bem simples para todos da sala. Mas repito: Procurem ler sobre o assunto para familiarizarem-se com o tema e suas repercussões. Vamos lá:

(17:56:55) Wagner Borges: Deitado, pensamento elevado, coração tranquilo e boa vontade em crescer visualize uma grande bola energética azul clara embaixo dos seus pés (deitado em decubito dorsal - barriga para cima). Visualize que ela emana energias azuis, que entram pelas plantas dos pés e suavemente vão subindo pelo interior das pernas até a região do baixo ventre. Faça isso por uns três minutos aproximadamente. A seguir, faça com que a energia azul flua do baixo ventre, por dentro do corpo até o centro da garganta

(17:59:27) Wagner Borges: (chacra laringeo) e permaneça ali por uns três minutos tb. A seguir, faça a energia azul subir da garganta por dentro da cabeça até ela emergir pelo centro do alto da cabeça(chacra coronário) e sair suavemente como um vapor azulado por essa área. Fique assim por alguns minutos e observe as sensações energeticas decorrentes. Essa tb é uma boa técnica de relaxamento para dormir melhor. Se possível, pratiquem por cerca de um mês na hora de deitar. e não se esqueçam de colocar as melhores intenções

(17:59:51) Wagner Borges: nisso. O objetivo não é uma experiência leviana, mas sim o crescimento espiritual da pessoa.

(17:59:53) leandro h pergunta para Wagner Borges: porque uma pessoa pode ter medo de sonhar ?

(18:00:45) Wagner Borges: leandro, há várias causas para isso, desde traumas de infância, fobias variadas e diversos outros fatores de cunho psicológico. Não tenho como generalizar a resposta para isso.

(18:02:22) Wagner Borges: Para aqueles que quiserem maiores informações sobre a projeção da consciência, palestras, livros, cursos, por favor acessem o meu site www.ippb.org.br telefones para informações (11) 6163-5381 - rua Gomes Nogueira, 168 - Bairro Ipiranga - SP .

(18:03:12) Wagner Borges: Amigos, foi muito legal teclar com vcs e espero em outras oportunidades estar aqui novamente. É só vcs pedirem ao pessoal do UOL para um novo bate-papo. Muito obrigado pela atenção de vcs. PAZ E LUZ.

(18:03:35) Selecionador UOL: O UOL agradece a presença de todos. Boa noite!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


wb
Wagner Borges é pesquisador, conferencista e instrutor de cursos de Projeciologia e autor dos livros Viagem Espiritual 1, 2 e 3 entre outros.
Visite seu Site e confira a entrevista.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa