Menu

Boicotem os jogos olímpicos - Parte 2

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 20/03/2008 15:17:31


A polícia indiana prendeu na quinta-feira passada cem tibetanos exilados no norte da Índia que caminhavam desde segunda-feira em direção ao Tibet para protestar contra as violações dos direitos humanos cometidas pela China no território. "Prendemos cem pessoas", afirmou Atul Fulzele, oficial da polícia do Estado setentrional de Himachal Pradesh. Entre os detidos estão cinco mulheres.

Um dos organizadores da marcha pediu ao governo indiano que não tente acalmar a China com bloqueios à marcha. "Independente da ação das autoridades, esta marcha vai prosseguir", afirmou Sonam Dorje, porta-voz do Congresso da Juventude Tibetana. A caminhada simbólica de refugiados tibetanos na Índia, a cinco meses dos Jogos Olímpicos de Pequim, foi retomada na última terça-feira (11) depois de ter sido interrompida no dia anterior pela polícia indiana. Os exilados saíram de Dharamsala, norte da Índia, onde o líder espiritual dos budistas tibetanos, o Dalai-lama, 72, vive desde 1959.

Na última segunda-feira (10), o Dalai-lama denunciou a repressão chinesa no Tibet, em uma declaração pouco comum por ocasião do aniversário de 49 anos de sua fuga de Lhasa para a Índia.

O Prêmio Nobel da Paz de 1989, que há seis meses recebe um respaldo cada vez maior no Ocidente, protestou contra as "violações enormes e inimagináveis dos direitos humanos" cometidas pela China no Tibet, que vão "até a negação da liberdade religiosa".

---------

Vergonha, Índia... vergonha... a terra que acolheu Gandhi ser contra uma caminhada pacífica...

Enquanto isso, no Tibet...
Na terça-feira (11), a polícia chinesa dispersou, com bombas de gás lacrimogêneo, uma manifestação de centenas de monges budistas ocorrida pelo segundo dia consecutivo em Lhasa (capital tibetana).

Aproximadamente 600 monges marcharam de seu monastério em direção à sede da polícia para pedir a libertação dos companheiros presos na última segunda-feira (10) durante uma manifestação organizada por ocasião do 49º aniversário de exílio do Dalai-lama. Ao chegar à sede da polícia, aproximadamente 2.000 policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra os monges. Não se sabe se o protesto terminou com prisões.

Dalai Lama reitera apoio aos Jogos Olímpicos de Pequim

O secretário no Tibet do Partido Comunista da China, Zhang Qingli, afirmou que o Dalai-lama quer sabotar os Jogos, mas essa acusação, segundo o Departamento de Informação do governo tibetano, é baseada em uma entrevista que o Dalai-lama concedeu em janeiro a um canal britânico e que teria sido "distorcida".

"O secretário do partido baseou sua informação em uma entrevista que Sua Santidade concedeu à emissora britânica ITV, que atribuiu erroneamente ao líder tibetano o apoio a protestos pacíficos durante os preparativos dos Jogos", afirmou o departamento.

A ITV tinha assegurado que o Dalai-lama defendia protestos pacíficos dos tibetanos contra o governo de Pequim durante os Jogos Olímpicos. Segundo o governo tibetano, "o Dalai-lama disse que isso era 'radical demais', em resposta a um possível apoio a pedido de várias ONG a um boicote dos Jogos Olímpicos".


Pena que o Dalai Lama não possa assistir aos jogos lá na China, afinal ele não pode sequer voltar ao seu país, o Tibet, de onde fugiu pra não morrer pelas mãos do partido comunista chinês. Continuo acreditando que o boicote é a melhor forma de protesto contra as violações de direitos humanos que acontecem sistematicamente e que, se não repudiadas, inspirarão OUTROS países a adotarem a mesma postura demagógica com respaldo dos outros países... afinal, o que fala alto na ONU mesmo é o dinheiro. Tomara mesmo que o Brasil não consiga uma cadeira na ONU, ou vai acabar se tornando outra China pelas mãos do PT e seus deputados com idéias totalitárias. Ao levantarem sua voz contra tais atitudes, vocês não estarão lutando contra chineses ou partidos, e sim pela LIBERDADE, não só a dos outros, como a SUA e dos seus filhos, porque o silêncio e a indiferença são o melhor fermento para a opressão.

Polícia indiana prende cem exilados que marchavam em direção ao Tibet



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa