Menu

Celtas e Druidas

por Valeria Wagner em Espiritualidade
Atualizado em 28/05/2001 17:39:23


Qualquer leitor das histórias em quadrinhos sabe que os gauleses Asterix e Obelix não seriam capazes de sozinhos e desarmados, destroçar legiões armadas de romanos sem a poção mágica de um druida.
Quem seriam estes druidas? Quem são eles na atualidade?
A força dos gauleses é obra de ficção, mas o real é o auto-aperfeiçoamento espiritual obtido através do Druidismo, e pode ser experimentado por qualquer um de nós.

Celtas e Druidas estão definitivamente entrelaçados, porque um Druida era o sábio, o curador, o vidente, o filósofo, o juiz, o herbalista, o poeta, o guardador das crenças dos antepassados, o astrólogo, o contador de histórias, entre outros tantos atributos, de toda sociedade celta.

Nem todos os estudiosos estão de acordo com a etimologia do termo Druida, mas quase a maioria concorda que a palavra deve derivar da palavra OAK, que significa carvalho, combinada com a raiz indo-européia WID, que quer dizer saber. Traduzida assim, a palavra Druida significa “aquele que tem conhecimento do carvalho” ou o “homem sábio do carvalho”.
O Carvalho está representado como símbolo de todas as árvores, pois é um dos mais antigos e veneráveis membros da floresta.

Ele é aquele que respeita a Natureza em todas as suas formas, sentindo-se interligado com ela. Vivendo seus ciclos sazonais, os movimentos da Lua e do Sol, aceitando tudo como Vida igual à nossa: a dos animais, pedras, árvores, águas, fogo, terra e ar. Ouvindo e sentindo os símbolos que esta Natureza nos manda. Um observador e estudioso da natureza humana e suas potencialidades espirituais. O que se torna cada vez mais sutil e sensível às dores da Humanidade.

Aquele que lidera algumas vezes em que há necessidade, tendo o cuidado de ser o juiz imparcial e íntegro nos conflitos pessoais e comunitários. O que desenvolve habilidades manuais artísticas. O que desenvolve a capacidade de ser, o que “prevê” pela sua sensibilidade intuitiva, as melhores atitudes e estratégias para uma pessoa em determinado momento.

Um Druida é principalmente o que honra os Ciclos Naturais da Vida, respeitando todas tradições espirituais.

Em breve mais informações


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube Valeria Wagner é colaboradora do Site.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa