Menu

Ciclo da Evolução - Viver a Vida

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 17/11/2006 11:37:29


Por muitos anos, nesta encarnação, e eventualmente em outras, responsabilizei terceiros por minhas conquistas. Obviamente que eram as desgraças, as dores, as decepções, as falhas e mesmo os erros. Nunca era eu o responsável. É mais confortável buscar o culpado em qualquer outro lugar onde a defesa é nula. Fica mais tranqüilo caçar a bruxa em outro canto.

Só mais tarde, bem mais adiante no tempo, pude entender que tudo na Vida é uma roda cujo combustível chama-se Causa e Efeito. Se eu quero entender o presente tenho que buscar as verdadeiras explicações no meu passado. O que sou hoje é fruto de minhas decisões ao longo dos dias, até o momento presente.

Muitas vezes ouvi que era preciso saber plantar. Pouco entendia e assimilava desta verdade. Pois sempre associava isso de maneira equivocada. Na realidade é muito mais sério do que se pensa. Todo plantio exige técnica. Numa encosta de morro a técnica correta exige curvas de nível. É diferente de um terreno plano.
Assim é na vida.

Não podemos, igualmente, deixar de analisar as características e a composição do solo. Cada um tem as suas particularidades, virtudes e deficiências na sua composição. Assim é na vida.

Finalmente há que equilibrar as necessidades do solo conforme as deficiências de adubo. Nem mais nem menos do que o necessário. Assim é na vida.

É muito importante a seleção e o tipo da semente. Aqui é o começo. Não se colhe bom fruto com semente ruim. Como podemos ver, para uma boa colheita há uma composição e uma necessidade de que semente, solo e adubo estejam em perfeita harmonia. Assim é na vida.

Mas como, você poderia perguntar?
As sementes são nossos pensamentos. É aqui que começa efetivamente a formação absoluta do ser humano. O começo da jornada está no pensamento. Eles são as nossas sementes. Podemos contaminá-las com coisas negativas ou fortalecê-las com pensamentos positivos.

O solo representa as nossas atitudes. Direcionadas, criadas em nossos pensamentos, darão forma e consistência às nossas vidas. Não é verdadeiro, portanto, responsabilizar terceiros pelo que não conseguimos. Nós decidimos o que efetivamente somos.
E o adubo?
Obviamente que o adubo é o amor que aplicamos em nossas atitudes. Não existe conflito quando um não quer... O importante e fundamental é entendermos a composição deste amor. Exatamente como um adubo, ele precisa ser adequado a cada situação.

Com um filho, diferente do outro. Com um amigo à sua maneira. Com um colega de trabalho é ainda mais complicado. Nada que se aplique em um bar pode ser levado para dentro da empresa. Nenhum ser humano é igual ao outro. Desta forma o amor tem que ser dosado e caracterizado a cada situação, a cada ser humano.
É fundamental estudarmos as características de cada ser humano, exatamente como em cada solo. O que se aplica para um não serve para o outro. Cada um interpreta a sua maneira, conforme o seu grau de evolução. Não existe verdade absoluta. Ela é a sua, esta é a minha. Até podem ser parecidas, mas jamais idênticas.

Saber plantar para saber colher; saber pensar para ter a atitude correta, é o caminho.
Hoje, sou o fruto de minhas decisões passadas.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa