Menu

Conversando sobre a noite escura da alma

por Wagner Borges em Espiritualidade
Atualizado em 30/10/2008 16:03:38


(Resposta a um e-mail com a seguinte pergunta: “Por que algumas pessoas abandonam os estudos espirituais e até mesmos se voltam contra a Luz?”)

Ah, meu amigo, é difícil explicar porque o ser humano se complica tanto.
Às vezes, são as pessoas mais próximas que complicam as coisas.
Ninguém espera ser agredido por alguém querido.
E, quem espera que alguém da Luz beije as trevas e se degrade espiritualmente?
O coração espiritual é um oásis interno. É a morada do Ser.
No entanto, seja por orgulho ou teimosia, muitos transformam o oásis em deserto.
Em lugar de flores, surgem escorpiões e serpentes, típicos de ambientes áridos.
E, com eles, o risco de picadas e acidentes diversos. Fora a sede e a insolação...
O mais incrível é que as pessoas fazem isso e nem se tocam dos danos.
Parece que o orgulho tolda o raciocínio claro e distorce as percepções.
E as emoções ficam estranhas, pois, no calor do deserto, o melhor do Ser resseca.
A isso os antigos iniciados chamavam de “noite escura da alma”.
É um dos momentos mais perigosos da encarnação - com provas, físicas e psíquicas.
Sem um farol espiritual aceso pelo discernimento, muitos sucumbem na jornada.
E, os que mais se enrolam nisso são os próprios estudantes espirituais.
Conhecem os perigos, mas se deixam levar pela inércia e pelo ego.
Quando vêem, estão enredados nas malhas escuras de (Sicários extrafísicos – obsessores espirituais; assediadores extrafísicos; verdugos astrais; seres trevosos do astral inferior.) sicários extrafísicos(*).
A queda espiritual é maior, quanto mais profundas forem a arrogância e a cegueira consciencial.
Por isso, o sábio Jesus ensinou: “Orai e vigiai, para não cairdes em tentação!”
Ou, melhor dizendo, para não transformar o próprio jardim em deserto.
Para não trocar as flores pelas criaturas peçonhentas das trevas.
Para não ser vencido pelo ego e nem perder a luz na jornada.
Para ter a sabedoria de recuperar a si mesmo das garras do orgulho.
Para erguer os pensamentos ao Alto, com humildade, e saber se abrir ao Céu.
Para não trocar a espiritualidade pelas picadas de seres asquerosos.
Portanto, não se espante! Mesmo os melhores erram e podem se complicar.
Muitos chutam a Luz e acasalam com as trevas, pagando preço caríssimo.
Nos meios espiritualistas, imagine quantas vezes eu já vi esse filme em minha vida...
E, na maioria das vezes, a queda não é por falta de aviso ou de estudo.
Então, cuide-se, para que tal perda de luz não ocorra também com você.
Não julgue nada, mas fique esperto. Não se diminua por bobeira e siga em frente...
Não falte às reuniões espirituais e nem se esqueça de baixar a bola do seu ego.
Jamais se esqueça do Alto! Não dê mole. Conserve seu oásis. Ligue-se ao Céu.
Leia mais sobre temas espirituais. Ore. Medite. Seja responsável com o que sabe.
Não se acovarde diante do materialismo e do modismo alienante. Fique firme.
Encha sua (Aura – do latim, aura - sopro de ar – halo luminoso de distintas cores que envolve o corpo físico e que reflete, energeticamente, o que o indivíduo pensa, sente e vivencia no seu mundo íntimo; psicosfera; campo energético.) aura(*) de paz. Sinta-se bem dentro da Luz. E agradeça ao Alto, por tudo.
É isso. Transforme o seu rosto em sol e os seus olhos em estrelas. Luz em tudo!
E, da próxima vez, envie suas perguntas para o e-mail de Jesus.
Ele é quem conhece bem os corações e o que está neles, em espírito e verdade.

Paz e Luz.
Wagner Borges – seu colega de evolução; mestre de nada e discípulo de coisa alguma.

- Nota: Para enriquecer esses escritos, deixo na seqüência uma pequena seleção dos ensinamentos do mestre Aivanhov.

"Certo, a prática espiritual é difícil, mas se torna ainda mais difícil pelo fato de que aqueles que decidem se dedicar a isso não sabem se colocar na atitude interior mais conveniente. Estão ali, impacientes, tensos com o pensamento ligado na quantidade de outras coisas a serem feitas, e não as conseguem deixar de lado. No inconsciente, no subconsciente, existe algo que os bloqueia e os impede de obterem resultados.
Obviamente, a vida de hoje, com o seu ritmo acelerado e as várias obrigações que ela impõe, não favorece as atividades espirituais, as quais requerem que se saiba livrar das preocupações cotidianas e encontrar outro ritmo mais harmonioso. Mas aquele que, por meia-hora ou por uma hora, habitua-se a atender certas condições de paz interior, não só conseguirá se ligar ao mundo da luz, mas depois poderá assumir todas as suas obrigações profissionais e familiares com maior facilidade. Cada coisa deve ser feita no lugar apropriado e no tempo devido".

* * *

"Como não sabem como se proteger, os seres humanos permitem que, dentro de si,
instalem-se desordens físicas e psíquicas de todo tipo. Os médicos que os curam, e que não sabem mais do que os doentes nesse campo, limitam-se a prescrever remédios. Nunca dizem aos doentes: ‘Fechem a porta para as entidades trevosas, e vivam uma vida mais pura para que atraiam apenas entidades celestes’.
Vocês dirão: ‘Entidades? Mas o que isso tem a ver com a doença?’
Vocês leram os Evangelhos? Logo depois de ter curado um doente, Jesus lhe dizia: ‘Vá e não peque mais’.
Os erros e as transgressões atraem os maus espíritos, e são um atrativo, um alimento para eles. Uma vez que esses espíritos se introduzem no homem, causam danos que produzem desordens físicas e psíquicas. Eis a realidade que os médicos deveriam considerar".

* * *

"A vigilância é uma qualidade sobre a qual nunca se coloca muita atenção. Sim, estar vigilante, manter o pensamento desperto para poder discernir os perigos e evitá-los. Se alguém não é vígil, não olha, ou melhor, olha sem ver: é evidente que qualquer um ou qualquer coisa pode pegá-lo de surpresa!
É preciso manter os olhos abertos para sempre poder perceber o que acontece. Mas, compreendam-me bem, não é exatamente dos seus olhos físicos que estou falando, e nem do que ocorre externamente a vocês. Vocês não estão tão expostos aos perigos externos. É dentro de vocês que devem observar para sentirem as correntes, os estados de consciência, os sentimentos e os pensamentos que os atravessam.
Vocês só poderão adquirir a inteligência da sua vida interior e trabalhar para a sua libertação se tiverem os olhos abertos".

* * *"Nem a verdadeira vida, nem a verdadeira morte são as do corpo físico. Por isso, os Iniciados dizem que só o amor nos traz a vida e triunfa sobre a morte. Se querem estar vivos, amem! Mas quando os seres humanos compreenderão o que é realmente o amor?
Esperam-no, falam dele, dizem que é a coisa mais preciosa, que o colocam acima de tudo, mas os resultados desse amor não são grande coisa. Em vez de trazer a vida, traz a morte, pois eles o concebem de maneira muito limitada.
Fala-se de um remédio 'radical', para dizer que ele ataca as causas profundas da doença. Pois bem, pode-se dizer que o amor também é uma força radical, pois toca a natureza profunda do ser para transformar tudo nele. É o amor que lhes abre todas as portas, e lhes revela o sentido e a beleza do Universo, mas, sobretudo, é ele que lhes dá a certeza de serem imortais".

* * *

"O céu estrelado é uma das maiores maravilhas da Natureza. Mas existem vários modos de olhar as estrelas. Vocês podem pegar um mapa do céu e um livro de astronomia que mostre, em detalhes, tudo o que se conhece sobre os astros e planetas; isso será útil para a sua compreensão do Universo, mas o que trará para a sua alma e para o seu espírito? E, sobretudo, que diferença em relação às experiências que podem fazer contemplando o céu estrelado, sem outra preocupação a não ser fundir-se nessa imensidão!
A paz que, pouco a pouco, sentem invadi-los, os eleva, e não se têm outro desejo a não ser o de sair da terra, deixando-se transportar muito longe no espaço para entrar em relação com as entidades espirituais das quais os astros são a manifestação física.
Nessas regiões, onde se encontram projetados, sentem que nada é mais importante do que unirem-se ao Espírito Cósmico, e deixar que Ele penetre em vocês para poderem alcançar a verdadeira compreensão das coisas, uma compreensão que impregna todas as suas células".

- Omraam Mikhaël Aïvanhov –

- Nota de Wagner Borges: Omraam Mikhaël Aïvanhov (1900-1986): mestre espiritualista búlgaro, que morou a maior parte de sua vida na França, onde fundou a Fraternidade Branca Universal - link (não confundir com a Fraternidade Branca do Himalaia, dos mestres, que se situa em planos sutis). É um dos mentores espirituais dos trabalhos do IPPB.
Mais informações sobre o seu trabalho podem ser conseguidas em nosso site -
link - Basta entrar na seção de busca por palavras do site e clicar o seu nome. Surgirão, então, diversos textos dele postados em várias seções do site, e aí é só mergulhar em seus escritos e se fartar de ler textos excelentes e cheios de sabedoria espiritual e humana.




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


wb
Wagner Borges é pesquisador, conferencista e instrutor de cursos de Projeciologia e autor dos livros Viagem Espiritual 1, 2 e 3 entre outros.
Visite seu Site e confira a entrevista.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa