Home > Espiritualidade
Cura-te a ti mesmo

Cura-te a ti mesmo

por Thais Accioly

“A cura final e completa vem de dentro, da própria Alma, que, através de sua bondade, irradia harmonia por toda a personalidade, quando se permite que assim seja.” Dr. Edward Bach *

Todo ser humano tem a capacidade inata de se autocurar e esta habilidade é inerente às elevadas vibrações de amor de sua Alma Divina, já ensinava Dr. Edward Bach, médico inglês e criador dos Florais de Bach, entre os anos de 1930 e 1936.

Como as falhas e defeitos de nossas personalidades mantêm-nos distantes do contato com nossa Divindade Interior, onde residem os potenciais de autocura, precisamos aprender a conectar nossas personalidades à bondade e aos valores inerentes à nossa Alma Divina, e isto se faz desenvolvendo as virtudes e qualidades da Alma na personalidade humana.

Elevar as vibrações de nosso ser (personalidade, mente e emoções) alinhando-as com o Divino Interior, estimulando ou catalisando o curador interno é o princípio de cura das essências florais.
E o Dr. Bach ensinava que ao tomarmos a(s) essência(s) floral(is) que mais precisamos, ou seja, aquela(s) que irá(ão) cuidar do nosso conflito mental mais evidente, teríamos força para superar um defeito, uma falha íntima, deixando assim que a virtude curativa existente no nosso interior fizesse o resto *, ou seja, promovesse a saúde, prevenindo a aparição de doenças inclusive.

Como cada pessoa é única, a fórmula de essências florais, preferencialmente, deve ser preparada para a pessoa que vai tomá-la, e nós mesmos podemos escolher os florais para restaurar nosso bem estar, ou então recorrer a um terapeuta floral, no caso de não nos sentirmos confiantes para preparar para nós mesmos a fórmula com as essências florais.

Caso você queira escolher para si mesmo as essências florais, há diferentes formas de fazê-lo, e aqui vão algumas dicas sobre um dos métodos de escolha de essências florais:

1. Informe-se primeiro sobre o que são as essências florais, como atuam, como usá-las e o que se pode esperar de um tratamento com os florais. Isto pode ser feito através da Internet, em bons livros, ou através de cursos.

2. Escolha um sistema de essências florais, a princípio, entre os muitos existentes e conheça-o para preparar para si mesmo suas primeiras fórmulas de florais, e você poderá escolher entre os Florais de Bach (da Inglaterra), os da Flower Essence Society – FES (da Califórnia), os do Alaskan Flower Essence Project (do Alaska), das Bush Flower Essences (da Austrália), Filhas de Gaia (Brasil), do Pacífico (Canadá), da Living Essence (Austrália), florais de Minas (Minas Gerais – Brasil), do Deserto Alquemy (do Deserto de Sonora - EUA), do Havaí, entre tantos outros que existem, e todos esses que citei têm bons livros em português sobre o sistema de cura de essências florais.

3. Busque se autoconhecer, e descobrir em si aquilo que se apresenta disfuncional, ou seja, seus defeitos de personalidade ou seus conflitos, para então escolher uma ou mais essências florais que estimulem o aparecimento da qualidade oposta àquela falha. Observe-se. Anote suas emoções. Anote pensamentos recorrentes. Converse consigo mesmo, repare em sua mente, em sua rotina diária, ouça o que as pessoas falam sobre você, inclusive as críticas mais recorrentes. Pergunte-se sempre com muita consideração, respeito e compaixão sobre como está se sentindo, o que não está bem em sua vida, e o que você poderia mudar ou melhorar em si mesmo para se sentir melhor. Anote tudo, e crie prioridades, veja o que é mais importante cuidar neste momento. Normalmente queremos tratar tudo de uma vez e podemos achar que deveríamos tomar todas as essências florais do sistema escolhido, mas é preferível eleger e restringir as prioridades às mais importantes; você vai descobrir que há poucas coisas, de uma a três no máximo a serem cuidadas prioritariamente, é fato que mudando algumas poucas coisas relevantes em nós mesmos, em nossa forma de ver, entender e sentir a vida, muitos sintomas de mal-estar físico, emocional, mental ou espiritual desaparecem.

4. E aqui é importante ressaltar que não escolhemos essências florais para cuidar das doenças e disfunções físicas ou de seus sintomas, porque os florais não se destinam a curar um sintoma, uma doença específica ou uma disfunção orgânica. As essências florais tratam as pessoas e não as doenças, elas estimulam o bem estar geral, fortalecendo e ajudando a resgatar a harmonia interior, o que pode representar uma melhora real da saúde como um todo, incluindo um maior bem estar físico. Assim na escolha da essência floral mais indicada, não se leva em consideração o tipo de doença que se traz no corpo físico. Deve-se buscar somente o estado mental, ou seja, como a pessoa sente e vê a vida, e o que lhe cause conflitos ou gere desarmonias ou sofrimento. Lembrando sempre que ao corrigirmos estes padrões negativos de personalidade nosso corpo encontra um melhor ponto de equilíbrio, pois nossa mente interage o tempo todo com nosso corpo criando saúde ou doença, sistematicamente.

5. Escolha uma ou algumas essências florais que cuidem de cada uma das prioridades elencadas, ou seja, que estimulem a virtude, a qualidade, o potencial oposto daquilo que é disfuncional em si mesmo. Para escolher essas essências florais tenha um bom livro com a descrição das essências florais do Sistema com o qual você vai preparar a fórmula, assim se vai escolher entre os Florais de Bach, por exemplo, tenha um livro das Essências florais de Bach à mão. Há métodos intuitivos e racionais de escolha das essências florais, mas você pode começar dessa forma pela descrição das essências florais e ir aprendendo e desenvolvendo com o tempo outras metodologias de escolha das essências florais.
6. Mande manipular as essências florais escolhidas em um mesmo vidro e tome 4 gotas, 4 vezes ao dia, pelo período de mais ou menos um mês. Ao final deste tempo reavalie-se (vide item 3), veja como está se sentindo agora em relação aos temas tratados por essa fórmula de florais. Caso esteja ótimo, e sinta-se 100% modificado naquela(s) prioridade(s), pode parar de usar a fórmula de florais; mas, caso perceba que ainda há algo a ser trabalhado com relação aos temas prioritários da fórmula que estava usando, escolha de novo as essências florais e se perceber que são as mesmas que já estava tomando use-as por mais um mês. Pode ser que aqui você queira mudar toda a fórmula ou não, que queira manter algumas essências florais e inserir novas, fique à vontade. Pode ser também que perceba que uma das prioridades foi amplamente trabalhada e que agora você quer cuidar de uma outra, coloque então florais para esta nova prioridade em sua fórmula. E siga assim, mês após mês até estar num estado de maior equilíbrio e harmonia.

As essências florais podem fazer parte de um plano abrangente de promoção de saúde, onde se empregam, quando necessário, meios físicos para promover a melhora do estado do corpo físico, enquanto se busca cuidar com as essências florais das distorções da personalidade, dos vícios e defeitos, que são as grandes doenças reais do ser humano. E lembre-se que o amor e a compaixão, por nós e pelos outros, estimulam sempre o nosso curador interno:

“Cada um de nós tem o poder da cura, porque todos nós temos no coração amor por alguma coisa – pelo nosso próximo, por animais, pela natureza, pela beleza, e cada um de nós deseja proteger e ajudar a melhorar o que amamos. Cada um de nós também sente simpatia por aqueles que estão em desgraça e isso é natural, pois, todos nós já estivemos em desgraça vez ou outra em nossas vidas. Desse modo, não apenas podemos nos curar, mas também temos o grande privilégio de sermos capazes de ajudar os outros a se curarem e as únicas qualificações necessárias são o amor e a compaixão.

Como filhos do Criador, temos dentro de nós toda a perfeição e viemos a este mundo simplesmente para podermos perceber nossa Divindade. Deste modo, todas as provas e experiências por que passamos não nos derrubam, pois, através desse Poder Divino, tudo nos é possível”. *


- Sugestão de alguns livros:
- Os remédios florais do Dr. Bach, Dr. Edward Bach, ed. Pensamento;
- A Terapia Floral – escritos selecionados de Edward Bach, Dr. Edward Bach, ed. Ground;
- Repertório das Essências Florais, Patrícia Kaminski e Richard Katz, ed. TRIOM;
- Flores que curam – como usar as essências florais, Patrícia Kaminski, ed. TRIOM.

* Dr. Edward Bach, trecho do livro A Terapia Floral escritos selecionados de Edward Bach – ed. Ground.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 21/01/2004 16:29:12

Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: thaisqaccioly@hotmail.com
Visite o Site do Autor

Veja também
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!
Não espere condições melhores, comece ago
Isto também passará!
Quero ser uma pessoa melhor
Onde existe humildade não há fragilidade


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 22 – PI – BELEZA
Dia favorável para relaxar e contemplar o belo. A beleza estética do mundo proporciona harmonia e alegra a vida.


energia
Runas: Hagalaz
Tranqüilize-se seus obstáculos são temporários.


12
Numerologia: Descontração
Dia propicio ao bom humor, ao lazer e a sociabilidade. Se tem que trabalhar, então ache um modo de fazê-lo de forma prazeirosa. Espalhe alegria à sua volta, a felicidade é contagiante e o sorriso abre portas.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa