Menu

Desculpa

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:34:53


No texto anterior, abordamos o tema "Explicação" e afirmamos, com todas as letras, que ela é a maior ferramenta da incompetência.
Se de um lado o ato de explicar alavanca a incompetência, no outro extremo da mesma situação, temos a desculpa...
Pior ainda é quando a usamos desta forma em um diálogo:
"Desculpe, mas preciso falar"...
Esta postura é de uma insignificância terrível. Há quem ache isso educado. Na realidade, ela se posiciona como sendo submissão, ou até falta de visão espacial e de conteúdo em uma existência.
Se for a sua opinião, dê-a. Posicione-se frente à sua vida para que ela seja cada vez mais favorável a você. Nada de pedir desculpas quando se defende uma idéia e uma posição. Você é quem faz a sua vida. Os vencedores simplesmente chegam.
O pedido de desculpa já nos coloca em situação de desvantagem, de submissão e nunca de educação devida. Nosso interlocutor é quem acaba ganhando com isso. Agindo desta maneira nos posicionamos em desvantagem.
Educado é aquele indivíduo que defende sua posição sem ofender. Que sabe reconhecer os limites de uma simples conversa, ou mesmo de um tema profundo que está sendo abordado ou discutido; escuta quando o outro fala e se posiciona de forma correta quando precisa expor o seu ponto de vista.

Jamais devemos ter uma postura dependente. Contudo, posso me tornar um submisso grosso e até mal-educado. Para tanto, basta apenas alterar o tom de voz. O grito só acontece quando a mente deixa de escutar e o coração exige que sejamos ouvidos.
Desta forma, a Desculpa passa a ser parceira da Explicação, numa intensidade enorme, quando se procura justificar uma incompetência.
Quantas vezes, no passado eu disse:
"Desculpe, mas preciso explicar"...
Vergonhoso, não é verdade? Explicar o inexplicável.
Por outro lado, várias pessoas dizem assim: Estou em cima do assunto, mas nada acontece...
Ora, estar em cima e nada acontecer é ser cúmplice da incompetência, sem se dar conta da gravidade desta. A solução de qualquer problema é quando o tempo gasto para concluí-lo é exatamente o mesmo que ele precisou para acabar...
Quando você for se desculpar ou se explicar, procure pensar antes nesta frase:
"Os nossos amigos não exigirão. Os inimigos não escutarão. Portanto, jamais desculpe-se ou explique-se!".
Na realidade, pensemos e façamos mais a nosso favor, e ponto final.
O ato de desculpar-se é deixar, apenas, a incompetência mais abrandada.

Em textos anteriores, procuramos mostrar que ENERGIA É VIDA, ao contrário de algumas pessoas que ainda crêem que VIDA É ENERGIA.
Ora, você pode perguntar, mas o que isso tem a ver com Explicação e Desculpa?
Respondo: TUDO.
Se ENERGIA É VIDA, preciso ficar absolutamente atento a tudo o que penso e como me comporto. É assim que eu construo a energia que irá gerar a minha vida.
Não é por um acaso que existem seres humanos de sucesso. Verifique em seus currículos quantas vezes explicaram as suas desatenções e quantas desculpas procuraram dar em cada tropeço.
Desatenção faz parte de fazer e tropeço é ato de quem anda... Nenhum ser humano é cem por cento assertivo. Em meu dia-a-dia, algumas vezes fico desatento e tropeço? Claro, afinal, estou humano...
Conheço algumas pessoas que viajam e quando retornam só sabem relatar as desgraças que tiveram a oportunidade de presenciar.
Em contraste, outras relatam os grandes momentos que tiveram. A felicidade contida em cada nova paisagem e o quanto puderam agregar de NOVAS VERDADES EM SUAS VIDAS e em seu conhecimento.
Claro que você pode concluir quem será que acaba se tornando mais feliz...
Cabe a cada um de nós policiar seus pensamentos, ações e, principalmente, os relacionamentos.

Não se entregue em qualquer aventura... Quando você for embora irá levar 50% da energia da outra pessoa. Depois não reclame que sua vida é uma bagunça. Que sua tiróide não funciona, que seu equilíbrio emocional (primeiro chakra) está comprometido. Que sua auto-estima está baixa.
Antes de decidir pela aventura, pense nas consequências que terá quando ela acabar. O conserto e os reparos necessários para abrandarmos os resultados nefastos de um momento impensado podem custar horas e horas de muita amargura. Dias e meses, até. Nós somos os responsáveis por qualquer doença que nosso corpo físico tenha. A doença sempre começa na mente, nos pensamentos. Depois ela se aloja em nosso corpo físico.
Conviver com pessoas que só sabem explicar e se desculpar, e que nada agregam de positivo em nossas vidas, é o mesmo que responsabilizar quem nos obriga a ser o que não queremos ser, pelos nossos insucessos.
Eu sou o que decido ser. Sem explicações e sem desculpas... A vida se resume em PERCEBER e não simplesmente em APARECER ou aparentar.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa