Menu

Desistências

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 14/01/2010 14:40:32


Há uma diferença muito grande entre falhas e erros.
O mesmo acontece entre fracassos e desistências.
Porém, nada é tão torturante de se sentir quanto o remorso, o arrependimento e a dor do que não se fez. A oportunidade perdida... não encarada, não aproveitada e não desafiada.
Falhar por não fazer significa apenas insegurança.
Errar por não fazer significa pavor, medo e adestramento (o contrário de recebermos educação).

A DIFERENÇA ENTRE FALHA E ERRO É QUE A PRIMEIRA ACONTECE POR DESCONHECIMENTO, PORTANTO, FALHAMOS.
ERRO É A FALHA REPETIDA.
Somando, multiplicando e “exponencializando”, poderíamos chamar tudo isso de fracassos e desistências, antes mesmo de tentarmos.
Repetindo, para ficar muito claro, uma falha nada mais é do que um acidente de percurso. Desatenção mesmo.
Um erro se caracteriza pelo desleixo de falha repetida.
Poucas pessoas se dão conta de que a vida é uma constante superação de obstáculos e uma imensidão de desafios. Não podemos desistir de forma antecipada. Uma vida precisa ser bem aproveitada, afinal, o momento que vivemos não é por mero acaso que se chama PRESENTE.
Sim, um presente, para que possamos aproveitar as adversidades e com elas aprender e evoluir. Assim nos tornarmos mais sábios e fortes. Os problemas existem para que possamos aprender com eles, em vez de nos posicionarmos como vítimas.

Dias atrás, meu neto ficou “emburrado”... demorou para tomar uma decisão, fez “manha” e assim se autoprejudicou em uma decisão que sua mãe havia tomado. Foi para um canto, sentou-se no chão e “soltou o beiço”, como se diz na gíria, e ficou choramingando...
Esperei alguns minutos e fui até ele. Pacientemente trouxe-o para a sala.
Coloquei-o sentado à minha frente, procurei ficar na sua altura, de tal forma que os meus olhos ficassem exatamente um pouco abaixo dos dele enquanto me olhava e falei:
Sabe Samuel, a vida é uma constante superação e tudo é uma dificuldade a ser vencida. Se cada vez que você ficar contrariado, em sua existência, você for para um canto e tiver postura de emburrado, sabe o que vai acontecer?
Sabiamente ele respondeu: NADA.
Pois é, continuei, você precisa estar preparado para cada obstáculo que vier e não se entregar aos lamentos, emburramentos e choros. Cada problema é um desafio para ver se você já consegue ser mais forte. Quando você ficar mais velho, seus problemas serão maiores e se você não estiver preparado, sua companheira de lamentos vai ser alguma droga. Com ela a sensação de se tornar herói existe, mas é pura ilusão. Quando a realidade chega... aí a vida é que fica uma droga.
- Credo Vovô, isso eu não quero para mim...
Então comece por não ficar emburrado e enfrente a vida de maneira heróica... Desistir de lutar, ir para um canto, chorar e lamentar é um ato de covardia. Ninguém fica forte pela desistência. Muito pelo contrário. Desistir é próprio de quem é um derrotado por excelência”.


Encerrei o diálogo com meu neto porque a mensagem havia sido passada.
A desistência é prima irmã do lamento. Tudo o que atrai energia negativa deve ser combatido em nossos pensamentos e atitudes.
Pergunto: e a chance de recomeçar para quem desistiu antes de começar? ... Onde fica?
Não fica. Desistir de começar por imaginar problemas é tão ruim quanto o beijo ou abraço não dado, perdido por falta de atitude.
Devemos e poderemos nos arrepender do que já fizemos, mas nunca do que não realizamos. Este é o pior arrependimento, você não acha?
A vida é um presente... desfrutemo-a, portanto, com sabedoria.

Sei que nos veremos
Beijo na alma



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa