Menu

Diferenças

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 09/10/2008 18:27:50


Se refletirmos por um minuto, vamos certamente descobrir que nesta palavra - DIFERENÇAS - reside a maioria de nossos problemas. Mas, para podermos efetivamente entender o que ela realmente significa precisamos aceitar algumas verdades.

Estamos neste planeta ESTUDANDO.
Teremos que cumprir, vida após vida, todo o Zodíaco.
A vida é Causa e Efeito.
O Livre-arbítrio é o leme que norteia a lei de Causa e Efeito.
A ENERGIA É VIDA e jamais a vida é energia.
Isso posto, é evidente que as diferenças sempre acontecerão e É COM ELAS QUE APRENDEREMOS A EVOLUIR.

Novamente chamo meu professor Paul Evans, do INSEAD na França, para dar um exemplo. Paul disse: “Uma tonelada de diplomas não vale tanto quando dez quilos de experiência”.

Obviamente ele quis dizer que só conhecimento não resolve. Principalmente agora, no século XXI, com o advento da Internet, quando é possível ter noção de tudo, absolutamente tudo - e até mesmo obter conhecimento -, em menos de uma hora de pesquisa. O que muda, então?
Muda a velocidade com que eu aplico este conhecimento. O conhecimento efetivamente aplicado transforma. O resto não serve para nada.

Não resolve andar com a Bíblia embaixo do braço, assistir missa, culto ou sessão todos os domingos se minha postura é contrária ao que a filosofia da minha Igreja ou seita prega. Não resolve desejar o mal para os outros e querer o bem para si. Isso é utopia. Repito: a energia é Vida. Eu vou viver com a energia que eu produzo e projeto.
Portanto, não há como querermos igualdade nesta escola chamada Terra. É com as desigualdades, com as diferenças, que irei aprender. Elas funcionam como material escolar...

Eu tinha sérios problemas com a Lupa, uma gata que vive em nossa casa. Um dia resolvi: ou ela ou eu. Nós dois não conseguimos habitar no mesmo teto... Parecia que ela tinha prazer em me irritar. Quando eu estava por perto ela fazia questão de afiar as unhas no sofá da sala. Qual sofá? O que eu mais gosto...
Um dia, falando com meu Mestre, ele abordou o assunto sem que eu pedisse: “Saul, teremos que resolver um problema, ‘o’ Marcia (minha esposa) ama ‘o’ gata. Você odeia ‘o’ gata... Como vamos solucionar isso”? - - Respondi: Vou mandar a gata embora.
Meu Mestre fez um profundo silêncio... e disse: “Você acha esta atitude certa”?
- Pela sua pergunta eu deduzo que estou equivocado, respondi.
Ele me disse: “Experimente mudar suas atitudes com ela. Não é assim que estudamos... que a Energia é Vida, que tudo é CAUSA E EFEITO e que nada é por um acaso?”.

Confesso a vocês que fiquei com vergonha de minhas atitudes.
Caramba, eu já havia estudado tudo isso, pensei. Como fui deixar de aplicar? O tempo foi passando. Comecei a aceitar a Lupa como um ser da família. Em alguns momentos pegava ela no colo... Comecei a lhe dar comida. Percebi, assim, que ela não era o que eu pensava que fosse... Tratei-a diferente e com dignidade. Hoje a Lupa vem deitar comigo em minha cama... ELA TAMBÉM ME ACEITOU. Não afia mais suas unhas no meu sofá, afinal o sofá passou também a ser dela.

Quando assimilamos um fato, ele passa a fazer parte de nossas verdades. Mudei minha vida em muitos relacionamentos. Tudo mudou para melhor.

Portanto, afirmo a vocês com todas as letras que é com as DIFERENÇAS que aprendemos. As DESIGUALDADES existem para que saibamos lidar com elas. Quando forem aceitas elas deixam de incomodar. Param de atrapalhar. Não provocam mais raiva, angústia, amargura.

Nesta semana que passou completei 59 anos. Foi o primeiro aniversário em que entendi perfeitamente o significado dos parabéns. O cumprimento quer dizer e desejar: Fique feliz que está vivo e em condições de continuar aprendendo. Este seu dia é um marco junto ao Universo.
Que tal analisar seus velhos hábitos e criar NOVAS E VENCEDORAS ATITUDES?

É com as DIFERENÇAS que aprendemos que a ENERGIA É VIDA.
Sei que nos veremos. Cuide-se.
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa